Visita da Escola Tec. Est. Dr Rubens da Rosa Guedes (ETERRG)

No dia 08 de setembro de 2019 o MVGP recebeu a visita  de alunos do 1° ano (40 alunos e 3 professoras) da ETERRG  de Caçapava do Sul no laboratório de Mineralogia e petrografia da Unipampa Campus Caçapava do Sul.

O motivo da visita foi para a realização de uma aula pratico-teórica sobre química de rochas, exposição de minerais e exposição da maquete construída pelo MVGP.  A aula teve início com a explicação sobre os três principais tipos de rochas, ígneas, sedimentares e metamórficas. Suas formações e relações com os processos que envolvem a Terra e seus sistemas. Logo foram apresentados amostras dos três tipos de rochas para os alunos com o auxílio de lupas de mesa e a exposição da maquete.

A outra parte da aula foi  focada para a química das rochas, ou seja, os elementos químicos que os principais grupos de rochas compõem. Esses são os silicatos ricos em SiO4, carbonatos CO3, Sulfetos S2-, óxidos O2- e Sulfatos SO4. Foram apresentados os principais minerais de cada grupo e suas fórmulas químicas. Por fim foi realizado um experimento prático da reação do  ácido clorídrico (HCl) com o carbonato e Cálcio (CaO3), prática muito utilizada pelos geólogos em campo para descobrir se o mineral é calcita.