Curso de Português Básico – Aspectos da Cultura Brasileira, ofertado a alunos palestinos tem suas atividades finalizadas – Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA)

Curso de Português Básico – Aspectos da Cultura Brasileira, ofertado a alunos palestinos tem suas atividades finalizadas

Fonte: Site da Daiinter – Data 31/07/2025

O Curso de Português Básico – Aspectos da Cultura Brasileira, ofertado a alunos palestinos através de uma iniciativa compartilhada entre Rede Andifes ISF, GCUB-Palestina, UFPB, Unipampa e UFPR tem suas atividades finalizadas.

No último dia 22, as atividades do curso Português Básico – Aspectos da Cultura Brasileira foram finalizadas.  O curso, que iniciou em 27 de maio e teve duração de 32h, contou com a presença de alunos palestinos em 2 encontros semanais na plataforma Google Meet, conduzidos por bolsistas do programa IsF da Unipampa e da Universidade Federal da Paraíba, supervisionadas por docentes de ambas as instituições.

Durante quase 2 meses, o grupo teve contato com as estruturas de comunicação básicas da Língua Portuguesa, além de explorar questões da cultura, da diversidade e da organização social do Brasil. Apesar das dificuldades de acesso relatadas por alunos que enfrentam diariamente os obstáculos causados pela crise em seu país de origem, a experiência foi positiva para os envolvidos no projeto. De acordo com a professora Clara Dornelles, chefe do Núcleo de Gestão de Idiomas da Unipampa, “A ação realizada marca um importante gesto de política linguística interinstitucional e internacional, mas o aspecto mais relevante, sem dúvida, foi o encontro intercultural e de acolhimento”. Da mesma forma, o professor José Wellisten Abreu, da UFPB, também destaca o caráter humano da ação desenvolvida. “Vimos a união com que aquele grupo se ajudou no espaço da aula online e por meio do WhatsApp para aprender mais do idioma e da cultura brasileira. Choramos juntos enquanto desenvolvíamos laços de afeto e compreensão mútua. Atrevo-me a dizer que fomos todos os envolvidos transformados”.

Através de iniciativas como essa, a Unipampa reforça seu compromisso com ações de cooperação internacional e humanitárias, pilares dos processos de internacionalização e de intercâmbio acadêmico. A cooperação interinstitucional também sai fortalecida depois de uma ação que contou com a atuação conjunta das duas universidades. Tanto o planejamento como a execução das atividades foram realizados em parceria, contando com apoio das equipes do Rio Grande do Sul e da Paraíba. Ainda segundo a chefe do Núcleo de Gestão de Idiomas, “Foi necessário um empenho grande das professoras, de uma equipe de apoio para tradução e em EaD, para a construção de um curso de português adequado à aprendizagem de migrantes acadêmicos em contexto de guerra e refúgio.”

A formação acadêmica das bolsistas do IsF que ministraram as aulas foi igualmente impactada pela experiência. Segundo Jullya Bezerra, aluna do curso de Letras na UFPB, “Seguir com essa turma no ISF foi incrível para nós, muito além de ensinar nossa Língua. O respeito, a empatia e a troca cultural foram fundamentais para que pudéssemos não só compartilhar o nosso idioma, mas também levar um pouco da nossa cultura e, ao mesmo tempo, aprender com a deles, algo que nos tocou e alegrou profundamente.” Além de Jullya,  Marina Ioriatti, aluna e bolsista IsF da Unipampa, esteve à frente das aulas ministradas.

Ainda não há previsão de continuidade do curso ou de oferta de novas turmas.

Mais informações podem ser consultadas através do e-mail: ngi@unipampa.edu.br.