DIAGRAMA TÁTIL DE LINUS PAULING

Invenção da qual tem o objetivo, no setor educacional, na área de acessibilidade, de possibilitar o ensino de conceitos químicos para alunos cegos. O ‘Diagrama Tátil de Linus Pauling’ é um recurso de mediação dos conceitos químicos que envolvem a temática da distribuição eletrônica.

O modelo proposto é uma alternativa acessível ao modelo gráfico-visual, comumente utilizado para o ensino desse conceito. O diagrama, para além da mediação do conceito químico, se constitui como tecnologia assistiva, por permitir o manuseio independente e com autonomia do usuário com deficiência visual. Esta dupla função, garante ao estudante cego e/ou baixa visão, a participação com igualdade de oportunidades no processo de escolarização.

Projetado com características de acessibilidade: braile; discriminação tátil; uso simples e intuitivo (da montagem a realização do procedimento de distribuição); portabilidade (tamanho e peso) – o recurso é armazenado em uma maleta que permite que usuários de bengala possam carrega-lo sem prejuízo a mobilidade; resistência ao manuseio; possibilidade de ser reproduzido em larga escala em função da padronização dos seus elementos: suportes, fixação e modelagem, dentre outros. Outros detalhes importantes levaram em consideração o custo de fabricação reduzido, ser de fácil montagem, permitindo a manipulação independente pelo estudante com deficiência visual.

Amélia Rota Borges de Bastos, Cristiano Corrêa Ferreira, Silvano Dias Ferreira e Lucas Maia Dantas desenvolveram um material que atendesse as possibilidades diversas de uma sala de aula.

A figura retrata a perspectiva da parte superior do diagrama tátil. A figura apresenta uma vista de todo o diagrama onde nos itens 1 e 8 aparecem os painéis, os itens 2 e 3 mostram as imagens das cantoneiras de canto, no item 4 encontra-se a cantoneira de canto reto, no item 9 verifica-se a única cantoneira de canto chanfrado, nos itens 10, 11, aparecem todos os caminhos em formato curvilíneo e retilíneo do diagrama.

Mobilidade, confortabilidade tátil, menor custo possível e autonomia para os alunos foram os tópicos investidos aqui. Abaixo, o resumo oficial:

O produto desenvolvido é um Diagrama Tátil de Linus Pauling, material adaptado para o ensino de conceitos químicos para alunos com deficiência visual, confeccionado em diferentes materiais, ou seja, a estrutura principal base e face superior em madeira como (acácia, pinus ou similar) e as demais conexões, conectores e recipientes em diferentes polímeros como (ABS, ABSplus, PETG e/ou PLA) de uma impressora de prototipagem 3D. Esses materiais permitem a reprodução em grande escala e de forma padronizada.

Imagem: Arquivo DIT. Protótipo final.