EQUIPAMENTO ELÉTRICO PARA ESTÍMULOS LOCOMOTORES EM INVERTEBRADOS

Invenção da qual tem o objetivo, no setor da pesquisa, na área de Ciências biológicas (Bioquímica), de possibilitar o estímulo locomotor em animais invertebrados. Tendo por fim, simular situações experimentais onde é possível avaliar reações comportamentais em modelos invertebrados, possibilitando a diminuição do uso de mamíferos na experimentação animal.

Os animais invertebrados podem ser alternativas aos tradicionais roedores e mamíferos utilizados nas pesquisas laboratoriais. Todavia, sua utilização requer maiores cuidados, o que torna os diferentes estímulos um desafio na experimentação animal, e é de grande importância o desenvolvimento de equipamentos específicos para serem usados nestes modelos experimentais. Com hastes metálicas e pulso elétrico, o equipamento desenvolvido por Marina Prigol, Mustafa Munir Mustafa Dahleh, Stífani Machado Araujo, Vandreza Cardoso Bortolotto, Márcia Rósula Poetini, Alexander Souza Block e Evandro Janner Borstmann tem a capacidade de experimentar em insetos, artrópodes e invertebrados no geral (sobretudo os alados) situações físicas, como a fadiga e estresse induzido.

Abaixo você confere o resumo da patente:

Esta invenção refere-se a um equipamento elétrico que estimula a locomoção e exercícios de animais invertebrados. Constituído por duas hastes metálicas, a primeira é fixa e esta presa à base do equipamento ficando sempre na posição vertical, a segunda haste está presa à primeira sendo possível sua articulação para que possibilite de 0 a 9 rotações por minutos (RPM), fazendo uso de corrente alternada de velocidade designada ao motor possibilitando modificações das especificações do equipamento, onde poderá ser programada por botões presentes no próprio equipamento. A especificação deste equipamento pode variar, modificando os protocolos experimentais, podendo mimetizar alterações biológicas nos organismos invertebrados, sendo um adjuvante em diversos tipos de estudos, possibilitando a utilização de novos fármacos (naturais ou sintéticos) para o tratamento ou indução de diferentes de patologias. O setor técnico referente a esta invenção é o setor de eletromecânica para uso laboratorial ou industrial.

Figura 1: O equipamento é constituído por uma (1) base horizontal e duas hastes metálicas. A (2) haste metálica vertical é fixa e presa à base do equipamento, a (3) haste metálica horizontal está presa a (2) sendo possível sua articulação no (5) ajuste angular que atende de 45 a 90°, além disso, esta haste é responsável pelos movimentos giratórios/rotatórios do equipamento. As rotações são mediadas por um (4) motor de corrente contínua e as rotações são reguladas nos (6) botões de velocidade e sentido das rotações. Em sua (3) haste metálica horizontal estão fixados (7) ganchos para que possibilite a fixação dos (8) recipientes a que o invertebrado será inserido para indução do exercício.