MODELO MOLECULAR PADRONIZADO POR GABARITO

Invenção da qual tem o objetivo, no setor de ensino das áreas químicas, de possibilitar uma visão tridimensional de moléculas. Reforçando a partir de estímulos visuais o aprendizado nas disciplinas envolvidas.

Diferente de outros, o modelo proposto é mais versátil, econômico e ilimitado. Os kits de montagem para modelos moleculares disponíveis em mercado possuem peças contadas, logo suas possibilidades de ilustração são reduzidas a quantia disponível. O proposto possui furos que podem receber materiais variados, inclusive oriundos de reciclagem. Isto promove uma redução dos custos de construção de moléculas pelos usuários.

Composto por dois moldes onde se posiciona uma primeira esfera de material moldável (à preferência do usuário) e a partir de furos matematicamente posicionados para a representação das ligações, formam-se ângulos que possibilitam a ligação desejada, formando, por fim, o modelo molecular que se espera alcançar.

Abaixo você confere o resumo oficial da patente desenvolvida por Márcio Marques Martins e Cristiano Correa Ferreira.

A presente invenção tem o propósito de modelar a disposição dos átomos em torno de um átomo central, bem como, os respectivos ângulos de ligação química de forma precisa. O desenvolvimento desse produto surgiu da necessidade de oferecer aos educadores e educandos brasileiros um material didático de fácil acesso e de baixo custo, que possa ser produzido em larga escala e que supra a carência de outros modelos moleculares com o intuito de melhor relacionar propriedades físico-químicas com a estrutura molecular.