PampaTec já tem sua primeira empresa incubada

O Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec) já abriga em sua incubadora uma primeira empresa, a Ideiah Soluções em Software, empresa júnior formada por estudantes de dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação, com o foco em desenvolvimento de software e consultoria na área de tecnologia da informação.

Conforme o coordenador do PampaTec, Émerson Rizzatti, o modelo adotado pelos alunos é sem fins lucrativos e tem como principal objetivo permitiram que os acadêmicos tenham a experiência de colocar em prática os conhecimentos obtidos durante a graduação. “Sendo sem fins lucrativos, eles podem cobrar pelos serviços, mas não podem dividir os lucros entre os associados, mas podem comprar livros, pagar viagens, cursos, materiais”, explica.

Conforme um dos fundadores da Empresa Jr. e diretor administrativo, Thiago Krug, o objetivo da Ideiah é promover o desenvolvimento da região da Campanha e ser uma empresa referência para região no desenvolvimento de soluções em software, de alta qualidade técnica, focando na geração de valor para nossos clientes, através da produção de sistemas de software dinâmicos e bem construídos, permitindo a estudantes da área da computação aplicar conhecimentos e técnicas adquiridas durante a graduação.

Atualmente a empresa tem em andamento dois projetos de desenvolvimento de software e um projeto de ensino que visa estabelecer um programa de treinamento a todos os novos membros que vierem a fazer parte do time.

Conforme Thiago, um dos projetos de desenvolvimento visa à construção de um sistema para gerenciamento e divulgação de imóveis na web e o cadastro e controle de imóveis de uma imobiliária. Outro projeto visa à construção de um sistema para gerenciamento de horários em um ginásio de esporte, o que inclui cadastro de clientes, solicitação de horários de jogos via web, programa de fidelidade em forma de pontos que permite os clientes ganharem descontos. Nesses projetos estão envolvidos cinco alunos.
“Em atividades de ensino, estamos realizando um treinamento aberto para todos os alunos da computação. O programa de treinamento tem como objetivo capacitar os alunos para ocuparem cargos na Empresa Jr., tendo uma metodologia de aprendizagem baseada em resolução de exercícios. O programa será divido em vários módulos e possui os níveis trainee, júnior, sênior e pleno”, explica Thiago. Nesse programa estão envolvidos nove alunos.

Como Empresa Jr. em parceria com a Unipampa e PampaTec, a Ideiah Soluções em Software está instalada na sala 220 do Campus Alegrete. Contatos podem realizados pelo e-mail institucional (contato@ideiah.com), e do site (www.ideiah.com), ou através do ramal 2023 da Unipampa, no telefone(55) 3421-8400, ou mesmo pelo telefone comercial (55) 8148-4013.equipe diretiva da ideiah soluções em software