Incubadora do Pampatec começa a selecionar planos de negócio de base tecnológica

Vantagens como instalações físicas, serviços agregados e proximidade com a comunidade acadêmica são explicadas pelo coordenador Émerson Rizzatti

O intuito de incentivar o empreendedorismo de base tecnológica começa a consolidar-se com o edital 186/2015, lançado pela Universidade Federal do Pampa para selecionar planos de negócio a serem contemplados com vagas na Incubadora do Parque Científico e Tecnológico do Pampa, em Alegrete. Com funcionamento em fluxo contínuo, o edital organiza os requisitos e as etapas para a escolha das iniciativas que serão incubadas e que receberão apoio do Pampatec.

A diferença que a Incubadora vai representar para as novas ideias é significativa. Como explica o coordenador do Pampatec, o administrador Émerson Oliveira Rizzatti, o próprio espaço físico para as instalações das empresas já representa um aporte inicial valioso. Etapas importantes como o habite-se, o plano de prevenção e combate a incêndios e outros requisitos são eliminados para a empresa que está incubada, simplificando o grau de procedimentos burocráticos para o início das atividades. Rizzatti explica que além do espaço regularizado de acordo com as normas vigentes, como indicado no site do Pampatec, os espaços têm dimensões de 15, 22, 31 e 43m², todos contando com equipamentos de ar condicionado, acesso a Internet e telefonia e serviços de portaria, vigilância e limpeza.

Resolvida a questão da instalação física, a empresa incubada conta com outros apoios relevantes. Rizzatti aponta a proximidade com o ambiente acadêmico de pesquisa e desenvolvimento, o suporte jurídico e mesmo a experiência no contato com outras empresas e órgãos públicos como vantagens à disposição dos empreendedores que forem selecionados.

Como o edital vai funcionar

A participação no edital é aberta tanto para alunos da Unipampa quanto para empreendedores sem vínculo com a instituição. Dentre os requisitos, está a necessidade de que a iniciativa seja nova ou que tenha menos de quatro anos de criação, e de que se oriente para a pesquisa e desenvolvimento de base tecnológica. Longe de ser uma restrição severa, o direcionamento para a tecnologia representa a oportunidade de qualificar e diversificar a economia regional pelo surgimento de novas aplicações para os diferentes setores.

Rizzatti diz que o processo seletivo será de fluxo contínuo, como determina o edital. Isso significa que não há prazo para inscrição, que desde já está aberta para os planos de negócios e empreendedores que atendam aos requisitos previstos para a seleção. Há dez vagas disponíveis, de acordo com o espaço destinado para esse fim no Pampatec, e o intuito é manter esses espaços sempre ocupados por iniciativas. Espera-se compor uma fila de iniciativas que serão avaliadas e classificadas para a ocupação das vagas livres na Incubadora.

“Toda a ideia de negócio, em princípio, é viável”, diz Rizzatti, sobre o cuidado para incentivar a inovação. Qualquer proposta, por mais que não seja possível identificar de forma óbvia sua viabilidade comercial, e desde que dentro dos parâmetros traçados pelo Pampatec, é tratada como uma concepção com potencial para dar certo. O empreendedor é que vai ter de colocar essa proposta em prática e mostrar que seu planejamento dá conta dos desafios que vai enfrentar.

O Pampatec oferece uma facilidade que pode ser uma etapa prévia para a montagem do plano de negócio. Com o serviço de pré-incubação, ou de atendimento para futuros empreendedores, é possível agendar uma visita à equipe do Pampatec via formulário online e assim qualificar as ideias de forma segura e dedicada.

Clique aqui para mais informações e inscriçõesfachada PampaTec