Empresas sediadas no PampaTec já geraram mais de 70 empregos e R$ 3 milhões em impostos

O PampaTec é o órgão da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) responsável por incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, que iniciou suas atividades em abril de 2015.

Desde então, já apoiou o surgimento de 7 empresas iniciantes, que juntas já somam mais de 50 profissionais contratados diretamente e mais de R$ 10 milhões em faturamento, resultando em mais de R$ 3 milhões em impostos arrecadados.

As 7 empresas atuam em áreas intensivas em tecnologias de ponta, tanto na geração de energia a partir de fontes limpas como eólica, solar e hidráulica, quanto no desenvolvimento de software para smartphones, o que exige a contratação de pessoas altamente qualificadas, especialmente os egressos das Instituições de Ensino sediadas na cidade.

Conforme Vitor Rodrigues Almada, Diretor Executivo do PampaTec, “o investimento  feito pelos governos Estadual e Federal na implantação do Parque retorna para a sociedade não só em impostos arrecadados pelas empresas aqui sediadas, mas também nos empregos por elas gerados, nas tecnologias inovadoras que são trazidas para a região, mas principalmente nas tecnologias que são vendidas daqui para o resto do mundo”.

Para Émerson Oliveira Rizzatti, Coordenador da Incubadora de Empresas do PampaTec, proporcionar um ambiente altamente favorável à criação de novas empresas baseadas em tecnologias inovadoras é um dos papéis mais importantes de uma Universidade, pois é uma das maneiras de colocar em práticas as teorias que são trabalhadas na Pesquisa e no Ensino acadêmico.

Na visão do diretor do Campus Alegrete da UNIPAMPA Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge, “essa integração entre ensino, pesquisa, extensão e atividades práticas com projetos que visam colocar o aluno no mercado de trabalho, transformam o conhecimento acadêmico em soluções para comunidade, empreendendo, gerando emprego, renda, novas tecnologias e desenvolvimento regional. Estas ações são algumas das consequências da chegada da Universidade Federal do Pampa na nossa região”.

Além disso, conforme Almada, o apoio das administrações que se sucederam na Prefeitura de Alegrete, desde 2008, foram fundamentais para criação deste ecossistema, desde a doação da área para instalação da UNIPAMPA e do PampaTec até a criação de processos simplificados para abertura e regularização do alvará das empresas, junto ao Executivo Municipal.

Como visão de futuro, a Direção do PampaTec acredita que as áreas estratégicas para novos negócios e inovação tecnológica a partir da Fronteira Oeste serão em soluções tecnológicas que envolvam Água, Energia e Alimentos, por serem itens com previsão de escassez no mundo nos próximos anos.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o PampaTec pode agendar uma visita pelo telefone 55-34218417 ou clicando AQUI.
Ou siga as postagens na página do Facebook https://www.facebook.com/pampatec.parque.tecnologico/  .