Lançado o Programa INOVA RS

Na tarde do dia 27/11 foi realizado no Auditório Professora Márcia Cera, no Campus Alegrete da UNIPAMPA, o ato oficial de Lançamento do Programa INOVA RS. O ato contou com a presença de representantes dos municípios das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, dos setores Público, Empresarial, Universitário e Sociedade.mapa das regiões do INOVA RS

O Programa INOVA RS propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação de todas as regiões do estado. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado. O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação (sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental) de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos.

Primeiro plano: Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb. ao fundo, membros do INOVA RS da Fronteira Oeste e Campanha

Durante o ato de lançamento em Alegrete, o Secretário Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, fez a apresentação do plano do Governo para a inovação como ferramenta para o desenvolvimento e declarou que a primeira fase de implementação do programa foi realiza ao percorrer todo o Estado com um movimento pró-inovação (veja o video). A equipe da SICT apresentou a metodologia de trabalho do Programa e como os atores locais poderão contribuir de maneira articulada para promover a inovação na região.

Segundo Vitor Almada, Diretor do PampaTec, a principal proposta de valor do INOVA RS é a descentralização das ações do Governo do RS para promoção da inovação, sem impor um modelo pronto, mas potencializando as ações já existentes nas regiões envolvidas. Além disso, haverá investimento de recursos do Estado na contratação de 3 pessoas para executar as ações de forma intensa e dedicada nos municípios da região.

Seguindo a metodologia do Programa, ocorreu a criação dos comitês estratégico (formado por lideranças representativas de suas áreas de atuação na quádrupla hélice) e técnico (formado por pessoas reconhecidas por sua capacidade técnica na área de gestão, inovação, planejamento e projeto), os quais serão formalizados por meio de Portaria do Governador do Estado e terão como missão a definição da visão de futuro para a inovação na região, assim como deverão criar uma identidade do programa local e trabalhar em um modelo de financiamento e uma estratégia de comunicação.

Acompanhe o andamento do projeto no site https://www.inova.rs.gov.br/programa-inovars ou na página da Secretaria no Facebook https://www.facebook.com/secretariadeinovacaors/

Professora Nádia Bucco, representando a Reitoria da UNIPAMPA.
Prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, falou em nome dos prefeitos das regiões envolvidas.
Roberlaine Jorge, Diretor do Campus Alegrete da UNIPAMPA
Luis Lamb, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS