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E-Book do PDI

A equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROPLAN com o apoio da ACS acaba de publicar e divulgar a comunidade universitária a versão e-book do PDI que pode ser consultada na integra. Esta versão em formato de livro é a mesma aprovada pelo Conselho Universitário em 2014, no entanto, é apresentada em um formato de leitura mais agradável incluindo fotos realizadas durante as reuniões e uma distribuição textual mais harmoniosa.

O e-book também está no ISSUU uma das maiores ferramentas de leitura online conhecidos

Aprovação do PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 da UNIPAMPA foi aprovado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário, ocorrido no último dia 27 de fevereiro no campus São Gabriel, após ampla discussão.

A versão final do documento foi elaborada e apresentada pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e discutida no Conselho Universitário nas reuniões ordinárias de Janeiro (Campus Bagé) e Fevereiro (Campus São Gabriel) de 2014, tendo por base os documentos preliminares, discussões virtuais e presenciais e o trabalho da equipe revisora. Aproximadamente 769 pessoas se mobilizaram em torno de sua construção.

 

eu quero AVALIARMissão

 

Durante a discussão do documento na reunião do Conselho Universitário, muitas contribuições/correções pontuais foram recebidas dos conselheiros das Unidades Universitárias. Cada contribuição foi enviada previamente e amplamente discutida modificando parcialmente a ultima versão disponibilizada para o Conselho e para a Comunidade Universitária.

O PDI 2014-2018 aprovado versa, dentre outras coisas, sobre os valores, princípios, projeto pedagógico institucional e bases estratégicas elencadas pela Comunidade Acadêmica para o período e servirá de base Institucional para outros documentos como o Planejamento Estratégico dos Campi e da Reitoria, Avaliação Institucional, Plano de Desenvolvimento de Pessoal e o Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Todas as etapas anteriores, fotos, documentos preliminares construídos, legislação e a versão final podem ser consultados diretamente no site criado para acompanhar o andamento da construção do documento do PDI.

pdi.unipampa.edu.br

 

 

 

PDI – Encaminhamentos

A Divisão de Planejamento, órgão incumbido pela coordenação do PDI, informa que o documento final com as ultimas alterações propostas pela Comissão Revisora foi finalizado e disponibilizado para a secretaria do Conselho Universitário. Sua revisão se deu em um processo colaborativo envolvendo todas as Unidades em seminário realizado no inicio de Dezembro/2013 e de algumas contribuições conflitantes que foram colocadas em votação à própria comissão.

O próximo passo do documento é sua análise e votação pelo Conselho Universitário que realizará a avaliação do documento para que o mesmo possa ter validade durante o período de vigência para o qual foi estabelecido (2014-2018).

A integra do documento pode ser consultada aqui

Seminario de Revisão

O Seminário de Revisão do Documento Preliminar III do PDI 2014-2018 ocorrerá no dia 05/12/2013. O evento será realizado em Bagé, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no prédio da Prefeitura (próximo à Reitoria), no salão Camilo Moreira,  Av.General  Osório, 998.
Este seminário visa ser o momento no qual as Unidades poderão ter um último olhar sobre o texto e visualizar os objetivos e metas da Instituição propostos através da sistematização dos dados dos módulos virtual e presencial. Neste encontro poderão ser sugeridas modificações no documento através dos representantes de cada unidade que trarão as opiniões do coletivo para melhorias no documento que irá a apreciação do Conselho Universitário.
Confira os documentos relacionados:

Documento Preliminar III

Modelo de documento para sugestões

Lista de participantes da Comissão Revisora

Inicio do Módulo Presencial

No próximo dia 07/08/2013 começa, nas Unidades Acadêmicas da Universidade, as discussões do módulo presencial de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa 2014-2018. O evento que acontecerá em todas as Unidades Acadêmicas e Reitoria conforme o calendário estabelecido exigirá a leitura previa do documento base para permitir que o debate possa ser ainda mais qualificado tendo em vista a quantidade de assuntos que serão debatidos.

Os primeiros campi a realizar o debate serão São Borja (07/08) e Itaqui (08/08) durante o dia inteiro. A discussão de construção do documento contará com a presença dos dirigentes da Reitoria (Reitora, Vice-Reitor e Pró-Reitores), da equipe que está conduzindo o processo e dos membros da Comunidade Acadêmica local (professores, técnicos-administrativos, discentes) para os debates existentes seguindo a metodologia utilizada “em eixos temáticos” que foi estabelecida no ambiente virtual de construção.

 

Nas Unidades Acadêmicas o evento de debate seguirá os seguintes eixos/horários:

ABERTURA – 9h

Perfil Institucional – 9h50min

Projeto Pedagógico Institucional – 10h15min

Acessibilidade – 10h40min

Corpo docente – 11h05min

Corpo Discente – 11h30min

 

Organização Acadêmica – 14h

Organização Administrativa – 14h30min

Corpo Técnico Administrativo – 15h

Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas  15h30min

Aspectos Orçamentários – 16h

Autoavaliação – 16h30min

ENCERRAMENTO – 17h

 

Fiquem atentos, agendem-se e venham construir o futuro da Universidade.

Esperamos contar com a presença de todos.

Eixo Temático 11 -Implementação da Instituição e a Organização Acadêmica

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Implementação da Instituição e a organização Acadêmica.
Este Eixo temático 11 –  Implementação da Instituição e a organização Acadêmica está em discussão com os seguintes assuntos: cronograma de implantação e o desenvolvimento da instituição para o período 2014-2018; as programações de ensino, pesquisa e extensão (incluindo as áreas estratégicas); Plano de atendimento as diretrizes pedagógicas estabelecendo critérios gerais para a definição: dos egressos, seleção de conteúdo, princípios metodológicos, processo de avaliação, atividade prática profissional e complementar (incluindo estágios); oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos; E avanços tecnológicos.

O documento base  já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem a Implementação da Instituição e a organização Acadêmica da Universidade para o período 2014-2018 e aproveite a oportunidade para conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos. Contribua para o futuro da Universidade. Leia o texto base e colabore conosco com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 10 – Autoavaliação Institucional

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Autoavaliação da Universidade: Metodologia, dimensões e instrumentos a serem utilizados no processo de autoavaliação; as formas de participação da comunidade acadêmica, técnica e administrativa (incluindo a Comissão Própria de Avaliação) em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; E, as formas de utilização dos resultados das avaliações.
Este Eixo temático  já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).
Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem o corpo discente da Universidade para o período 2014-2018 e contribua para o futuro da Universidade acessando o documento base e participe da enquete

Eixo Temático 9 – Organização Administrativa

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Organização Administrativa  na Unipampa: A estrutura Organizacional com as instâncias de decisão; O organograma Institucional e Acadêmico; Os órgãos colegiados na Universidade: suas competências e suas composições; Os órgãos de apoio a atividade acadêmica; e as relações e parcerias com a comunidade, instituições e empresas.

Este Eixo temático 9 – Organização Administrativa já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem a organização administrativa da Universidade para o período 2014-2018 e aproveite a oportunidade para conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos. Contribua para o futuro da Universidade. Leia o texto base e colabore conosco com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 8 – Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que um novo eixo da etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 8 – Infraestrutura física e instalações Acadêmicas encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações para a construção do documento são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se as questões de infraestrutura necessárias das Unidades ( Espaços de convivência, auditórios, banheiros, bibliotecas, instalações administrativas, salas de aula, laboratórios, salas de coordenação, sala de docente e outros), questões que envolvem os recursos de tecnologia da informação e comunicação (quantidade de computadores, equipamentos de projeção, televisores, impressoras e outros), Laboratórios Específicos (quando houverem a necessidade), Inovações tecnológicas significativas e, por fim, as questões que envolvem as Bibliotecas (livros, Periódicos, Revistas, jornais, obras de referência, vídeos, DVD’s, Assinaturas eletrônicas, formas de atualização e expansão do acervo, horários de funcionamento e serviços oferecidos, dentre outros) no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos infraestrutura das instalações das Unidades na Universidade e é uma oportunidade para se conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 7 – Corpo Técnico-Administrativo em Educação

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que um novo eixo da etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 7 – Corpo Técnico-Administrativo encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o Corpo Técnico Administrativo da UNIPAMPA, analisando-se os critérios de seleção e contratação, as políticas de qualificação, o plano de carreira, o regime de trabalho e a expansão do quadro no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos aos Técnico-Administrativos da Universidade, é uma oportunidade para se debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.