Plano de Desenvolvimento Institucional | Página: 4

Eixo Temático 4 – Corpo Docente

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a quarta etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 4 – Corpo Docente encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o Corpo Docente da UNIPAMPA, analisando-se os requisitos de titulação, experiência no magistério superior e experiência profissional não acadêmica, os critérios de seleção e contratação, as políticas de qualificação, o plano de carreira, o regime de trabalho, os procedimentos para substituição eventual de professores do quadro e a expansão do corpo docente no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos aos Docentes da Universidade, é uma oportunidade para se debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

 

 

 

 

 

Eixo Temático 3 – Acessibilidade

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a terceira etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 3 – Acessibilidade encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente Moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo da nossa Universidade pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o atendimento dado pela Universidade as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida. Através deste desafio mostrar-se-á como diminuir as barreiras existentes e os meios que serão colocados em prática para fazê-lo (não restringindo a atuação da Instituição apenas ao aluno).

A expressão “Necessidades Educacionais Especiais” pode ser utilizada para referir-se a pessoas cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldade de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiência(s) (de acordo com o texto da Politica Nacional de Inclusão do Governo Federal). É também uma forma de reconhecer que os membros da comunidade acadêmica, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas.

De acordo com o Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555 do Ministério da Educação sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas”.

Além disso na perspectiva da educação inclusiva, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, define que “as instituições de ensino superior devem prever, em sua organização curricular, formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais”.

 

Acesse o documento de referência aqui

Acesse o documento da atual situação da Acessibilidade  na Unipampa aqui

Acesse também nossa enquete colaborando com o envio de sua opinião aqui

Eixo Temático 2 – Projeto Pedagógico Institucional

 

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a segunda etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 2 – Projeto Pedagógico Institucional encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa no menu Módulo Virtual deste site onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se a inserção regional da Unipampa, os princípios filosóficos e teórico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição, as politicas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição para o período 2014-2018 e como a Universidade entende sua responsabilidade social perante a inclusão social e o desenvolvimento econômico e social da região.

Acesse o documento e contribua aqui

 

Eixo Temático 1 – Perfil Institucional

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a primeira etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 1 – Perfil institucional já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista.

Neste primeiro eixo temático está em discussão o texto base referente ao perfil institucional, onde estão elencados a missão, a visão, valores institucionais e as áreas de atuação acadêmica.

Para a equipe encarregada, esta etapa é a primeira e a mais relevante, visto que dá o rumo que a Universidade vai estabelecer nos próximos 5 anos. Ela também orienta a condução dos Processos de Gestão, Projeto Politico Pedagógico dos Cursos e os Planos de Gestão das Unidades Acadêmicas.

Acesse o documento e contribua aqui

É preciso diferenciar “demanda” de “estratégia”

 

Claro que as necessidades são importantes, mas não basta apontá-las – é mais producente enxergá-las a partir de objetivos mais amplos que possam incluir a solução dessas questões. O PDI é um documento que visa identificar os macro objetivos da Universidade. É muito comum a tendência a apontarmos problemas que permeiam o nosso cotiano.

A construção do PDI nos traz uma discussão mais ampla, sendo muito importante pensar a Universidade atual e imaginá-la nos próximos 5 anos. Considerando sua missão e visão, que estratégias serão necessárias para alcançá-las?  Participe das discussões no módulo virtual e presencial e participe da construção do futuro da Unipampa! Continue lendo

A construção do PDI já está em andamento, no módulo Diagnóstico

 

A primeira etapa da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI já está em andamento. É a fase executada internamente pelas Unidades Administrativas (Pró-Reitorias). Neste momento cada unidade realiza uma análise do PDI vigente, um diagnóstico das estratégias nele previstas e elenca possíveis prioridades para os próximos 5 anos (2014-2018). Este será o material que servirá como base para as discussões nos módulos virtual e presencial. Continue lendo

Para que serve o PDI?

 

O PDI consiste num documento onde estão definidas a missão da instituição e as estratégias elencadas para atingir suas metas e objetivos para o próximo quinquênio.  É um instrumento de planejamento estratégico que subsidia o plano de gestão considerando os aspectos da identidade institucional. Como premissa básica deve ser construído coletivamente. Continue lendo