PROBITI

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (FAPERGS/UNIPAMPA)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado a FAPERGS, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior do RS.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, e é destinado para estudantes de graduação, visando promover o envolvimento destes no processo de investigação científica e tecnológica, e tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Desta forma, as instituições estarão otimizando a formação de profissionais altamente qualificados. O Programa ainda estimula a integração entre Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e a troca de experiências entre elas.

A UNIPAMPA distribui as cotas dentro das 8 grandes áreas do CNPq: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Letras, Linguística e Artes. A distribuição se dá por demanda qualificada, baseando-se no número de solicitações e na pontuação mínima dos solicitantes. Esta pontuação é obtida a partir da pontuação do currículo Lattes, nota do projeto de pesquisa e nota do plano de atividades do bolsista.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PROBITI. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado através do SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão).

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento dentro do período definido em edital. Tal projeto deve apresentar viés de inovação, com foco no registro de patentes.