O PET Pedagogia, desde o segundo semestre do ano de 2018, vem desenvolvendo seu projeto de trabalho a partir da ideia de pensar a docência no século XXI, considerando as demandas para a atuação docente na atualidade. Diante desta temática, o planejamento de nossas atividades é desdobrado a partir de duas esferas que contemplam a dimensão da contemporaneidade para a docência: a cibercultura e o fortalecimento dos Direitos Humanos. Dessa maneira, as ações desenvolvidas reforçam a discussão a respeito do trabalho docente nas duas grandes áreas mencionadas, que tem sido desdobrada pelas linhas de interesse dos/as bolsistas.
Fundamentalmente, a proposta do PET Pedagogia está alicerçada no caráter integrado das áreas de ensino, pesquisa e extensão. Visando desenvolver uma formação acadêmica de excelência, articulada com os princípios da cidadania que precisam ser consolidados na Educação Superior, e buscando articular a formação de professores ao fortalecimento da comunidade acadêmica, nosso projeto se ancora nos processos desenvolvidos na trajetória formativa e profissional da tutora, em que a pesquisa científica esteve alinhada à prática pedagógica, pois ela sustenta o espírito crítico que precisamos desenvolver enquanto docentes. Também buscamos desenvolver nossas práticas com o intuito de consolidar uma identidade coletiva do grupo, alicerçada pela ideia de refletir sobre os desafios da docência no século XXI.