Quem somos | PET Pedagogia

Quem somos

O Grupo PET Pedagogia foi fundado em 10 de Dezembro de 2010 pelo prof. Maurício Aires (2010 – 2016); em seguida teve a tutoria da profª. Maiane Ourique (2016-2018). Atualmente o PET Pedagogia têm a seguinte composição:

Tutora: Profª. Drª Juliana Brandão Machado (2018 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5364387277554857

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Quando eu cursei Magistério, aprendi sobre o que era a Pedagogia. Na época (década de 1990), o curso tinha outras habilitações, inclusive para dar aula no curso de Magistério, ou seja, formar professores. Era meu interesse desde aquela época trabalhar com a formação de professores, mas com a mudança na LDBEN de 1996, essa habilitação deixou de existir no curso de Pedagogia. Ingressei no curso querendo aprender a ser docente e ampliar as lacunas que tinha percebido na minha formação no Magistério.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação? Atuo como tutora no PET desde agosto de 2018. Tenho aprendido muito sobre a formação docente, sobre a dinâmica do trabalho em grupo e coletivo. E principalmente tenho ampliado meus estudos no campo dos Direitos Humanos e Educação.

Quais seus temas de interesse no PET? Docência no século XXI.

Citação: “A docência não é um trabalho cujo objeto é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores”. (Maurice Tardif e Claude Lessard)


 

Crislaine Lopes de Oliveira (2018 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599483016588345

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Eu optei pelo Curso de Pedagogia por conta do meu irmão mais novo que tem déficit de atenção e retardo mental. Ele não consegue aprender a ler nem a escrever, isso me preocupou, pois é na primeira infância que se desenvolve a primeira parte do conhecimento. Percebi que existem poucos profissionais capacitados para ajudá-lo, comecei a pesquisar sobre a profissão e cada vez gostava mais. Assim vi a importância da educação, e como ela é uma ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade como um todo. Creio que educar as crianças é o melhor jeito de mudarmos o Brasil e o mundo. Sentindo essa necessidade de seguir meus estudos escolhi o Curso de Pedagogia. Acredito na beleza de educar e formar, podendo melhorar a educação das crianças e torná-la mais prazerosa.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação? Estou no PET Pedagogia há dois anos, e nesse período as atividades realizadas pelo programa tem contribuído no meu desenvolvimento acadêmico, sobre temas variados na área da educação, e ampliação do meu conhecimento e pensamento crítico sobre a sociedade. Além disso, me proporcionou grande crescimento pessoal e profissional, me permitiu desenvolver habilidades para trabalhar em grupo, e me comunicar melhor, falar em público. Com as atividades de projetos nos três âmbitos ensino, pesquisa e extensão, podemos contribuir universidade e sociedade. E com as práticas de ensino me estimulou a ver importância da pesquisa em nossa vida acadêmica, que agrega na minha graduação cada vez mais.

Quais seus temas de interesse no PET?  Os temas de pesquisa que eu tenho interesse é Educação para relações Étnico-racial e direitos humanos

Citação:  Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande.  Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.  – Martin Luther King Jr.


Thais Andressa Pereira Fusari (2019 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6500991853270542

Razões por ter escolhido a pedagogia: Escolhi a pedagogia na intenção de aprender sobre métodos de ensino e aprendizado, assim como, estudar as relações entre ensino público e populações em vulnerabilidade socioeconômica. Pretendo atuar em pesquisas e lecionar para adultos, porém, sempre com um olhar acerca das habilidades de professores para lidar com crianças em situações de vulnerabilidade.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação? Estou no PET desde julho de 2019 e pude aprender neste tempo como é a rotina de estudos acadêmicos, como um pesquisador deve dividir suas tarefas e buscar por seus interesses, a importância das relações e das apresentações em eventos que proporcionam um crescimento considerável tanto nos conhecimentos quanto na atuação como acadêmico.

Quais seus temas de interesse no PET? Estou lendo e pesquisando sobre gênero e sexualidade, porém, minha área de mais interesse está se mostrando ser a dos direitos humanos. Especificamente os direitos humanos na educação de comunidades e de sociedades socioeconomicamente afetadas.

Citação:  “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica.” (Paulo Freire)

Larissa Rangel Soares (2021 – atual)

Lattes – http://lattes.cnpq.br/0464235206569622

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Durante minha primeira graduação tive boas experiências com a Pedagogia que me fizeram perceber que é o que eu deveria fazer.

O que o PET agregará em sua formação? O PET me trará grandes experiências e muito conhecimento para deixar minha trajetória acadêmica ainda mais completa.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Meu tema de interesse são os direitos humanos.

Uma citação que te defina ou representa: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire


Fernanda Barreto Gangorra Alho (2021 – atual)

Lattes – http://lattes.cnpq.br/5520860948721108

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Me identifiquei com as propostas e metodologia realizada para participação de discentes.

O que o PET agregará em sua formação? Socialização de experiências, assuntos de importância cultural, direitos humanos, atuação profissional futura, estudos e trocas de saberes, desenvolvimento na comunicação com discentes.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Educação de povos tradicionais, gênero e sexualidade, acessibilidade.

Uma citação que te defina ou representa: “Não deixe os bastardos te desanimarem”  The Handmaid’s Tale


Maria Paula dos Santos da Cruz (2021 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1171948125360255

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi a pedagogia como forma de continuar no rumo da educação. Sou licenciada em Ciências Biológicas e cursar outra licenciatura irá me proporcionar visões diferentes de ensino e educação.

O que o PET agregará em sua formação? Novas persepcoes de educação, ensino e aprendizagens, além de agregar bastante na minha formação como professora-pesquisadora.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Gêneros e sexualidades.

Uma citação que te defina ou representa: “Amor pra Recomeçar – Frejat”


Liziane Pereira Lima (2021 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3263260576541118

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Ao ingressar no Curso de Habilitação ao Magistério, me encantei com a docência. Nos primeiros contatos que tive com as crianças, fui descobrindo a relevância de ser uma educadora. Como faço parte do Quadro de Municipal de Professores de Arroio Grande, e não tinha concluído minha graduação por inúmeros motivos, sempre almejei a Pedagogia. E, hoje estou a caminho de conquistar esse sonho.

O que o PET agregará em sua formação? Acredito que o PET contribuirá na minha formação acadêmica, ampliando meus conhecimentos, meu crescimento pessoal e profissional. Me proporcionando por em prática as teorias estudadas, e de certa forma eu vir a contribuir de forma significativa a sociedade, a educação.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Educação para relações Étnico-raciais.

Uma citação que te defina ou representa: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” Nelson Mandela


Jordana da Silva Caetano (2021 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8400019919850882

Razões por ter escolhido a Pedagogia: É uma área muito abrangente, onde se aborda muitos aspectos da ciência, englobando a sociedade em que vivemos. A oportunidade de ter acesso à educação e ajudar outras pessoas e crianças a terem acesso a ela, me deixa muito contente.

O que o PET agregará em sua formação? O PET nos leva a estudos aprofundados e a pesquisas que agregam novos conhecimentos, com isso, sei que terei um posicionamento mais crítico, desenvolvendo maior entendimento de diversas questões da sociedade, bem como novas práticas construtivas de ensino.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Relações Étnico-Raciais; A Educação para Crianças Especiais; Direitos Humanos.

Uma citação que te defina ou representa: “A menos que nos dediquemos ao serviço ao próximo, há pouco propósito em nossas vidas.” Thomas S. Monson


Shayenne de Oliveira Leite Chelles (2021 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5785060341830703

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi fazer pedagogia no intuito de crescer e aprender para assim, poder contribuir.

O que o PET agregará em sua formação? Adquirir conhecimento.

Quais seus temas interesses dentro do PET? Direitos Humanos

Uma citação que te defina ou representa: “Não é apenas o passado que nos condiciona, mas também o futuro, que muito tempo antes já se encontra em nós e lentamente vai surgindo a partir de nós mesmo.” C.G Jung


Pietra Carrilho da Silva (2021 – atual)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9413235848747050

Razões por ter escolhido a Pedagogia:Vejo a pedagogia como uma ferramenta de mudança de mundo

O que o PET agregará em sua formação?O PET agregará na minha formação me dando a base que preciso para alcançar meus próximos objetivos

Quais seus temas interesses dentro do PET? Direitos Humanos, Meio ambiente e Relações Étnico-Raciais.

Uma citação que te defina ou representa: “Não siga onde o caminho pode levar, vá invés disso onde não há caminho e deixe um rastro.”