PETianas e PETianos Egressos | PET Pedagogia

PETianas e PETianos Egressos

Lucas da Costa Lage (2017 – 2022)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9460349418428244

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Sempre fui apaixonado pela docência, quando criança uma das minhas brincadeiras favoritas era a representação do ambiente escolar, juntar os amigos e se divertir com o cunho de espelhar as ações da professora, ao me tornar adolescente esse desejo ficou mais evidente quando sentia prazer ao substituir os meus professores ao escrever as atividades no quadro, tudo concretizou com o nascimento dos meus sobrinhos e sobrinhas, que me firmaram como um docente. Apesar de saber que a Pedagogia possui um amplo leque de atuações, a docência me encanta cada dia mais, por tais razões escolhi o curso.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou em sua formação? Eu ingressei no PET no mesmo período que adentrei o Ensino Superior, em março de 2017, e continuo firme dentro do grupo nesses três anos. O PET têm me agregado imensamente em minha formação, os debates proporcionados nos grupos de estudos, com temas diversificados e muitas vezes transversais na graduação permitiu que eu me aprofundasse cada vez mais no caminho da docência e na vida acadêmica.

Quais seus temas de interesse no PET? Nesses três anos de PET passei pelos estudos da Infância, do Lúdico, do Brinquedo e atualmente permeio os Direitos Humanos e Educação.

Citação:Se você não se amar, como você vai amar outra pessoa?” – Rupaul


Misaeli Botelho Lima (2018 – 2022)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5767898258266667

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi Pedagogia pois acreditava que seria uma formação mais ampla, oportunizando o contato com diversos temas referentes à educação em geral.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação?Estou no PET há 2 anos e foi fundamental para minha permanência na universidade. O programa abrange ensino, pesquisa e extensão, o que qualifica o meu processo formativo. Para além disso, o PET me auxiliou a desenvolver um pensamento crítico pois possibilita o contato com múltiplas aprendizagens que serão importantes para minhas futuras práticas docentes. 

Quais seus temas de interesse no PET? Atualmente tenho estudado questões referentes à Gênero e Sexualidades

Citação: “e mesmo que se perca – perder-se também é caminho.” Clarice Lispector

Magela Valentina Herrera  Rosas (2020 – 2022)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4768799619502740

Razões por ter escolhido Pedagogia: Sempre acreditei na educação como um fator importante para evoluir como sociedade e também para nos emancipar-nos como indivíduo. A partir dessa ideia é que surge minha vontade de ingressar ao curso de pedagogia.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou na sua formação? Estou no PET a três meses, considero que o programa me ajudou a ampliar minha formação para alcançar uma educação transformadora de realidade. Através da investigação científica e o trabalho em equipe, aprendemos a nos comunicar e pensar por e com o coletivo. Como uruguaia, considero que o programa me proporciona espaços para poder aperfeiçoar meu português tanto de forma escrita, como de forma oral. O PET fortalece a formação de futuros educadores, ampliando o campo de conhecimento e mantendo em alerta o estudante de licenciatura diante dos desafios que podamos encontrar na profissão.

Quais seus temas de interesse no PET? Atualmente me encontro estudando questões referentes a Gênero e sexualidade.

Citação: “Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.” EDUARDO GALEANO


 


 

Karolyn Elizabeth Fernandes Dacri (2020 -2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7725930331141077

Razões por ter escolhido Pedagogia: Escolhi a pedagogia por entender a importância do papel do pedagogo para nossa sociedade, quero fazer parte disso. Além de que a arte de ensinar me fascina.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou na sua formação? Estou no PET a apenas 2 meses e já acrescentou muito na minha formação profissional e também pessoal. Com o PET tive a oportunidade de conhecer novas pessoas, de conhecer novos autores ótimos, também tive contato com profissionais incríveis nos webnários promovidos pelo nosso grupo, estou melhorando minha escrita e aprendo uma coisa nova a cada dia. O PET me apresentou a um novo mundo e eu gosto disso.

Quais seus temas de interesse no PET? Essa pergunta é complicada, porque eu gosto de muitos, mas posso dizer que a temática Direitos humanos me chamou mais a atenção. Gosto muito de estudar sobre Educação prisional.

Citação: “A mudança não chegará se esperamos outra pessoa ou outro tempo. Somos nós mesmos os que estávamos esperando. Somos a mudança que buscamos” – Barack Obama


Jéssica Reis de Melo (2017 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2328798918487927

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi a Pedagogia porque sempre foi uma área que gostei e me interessei além de que acredito que a educação muda a sociedade e se quero uma sociedade melhor preciso fazer a minha parte.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação? Estou desde novembro de 2017, e no programa eu consegui encontrar um tema de estudos que me identifiquei, está melhorando a minha escrita e propiciando experiência em eventos acadêmicos.

Quais seus temas de interesse no PET? São os Direitos Humanos com foco em Gênero e Sexualidade.

Citação: “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” George Bernard Shaw


Isadora Cabreira da Silva (2017 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1598763261182294

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Por acreditar na transformação da sociedade através do ato de educar.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou na sua formação? Estou há três anos e o programa subsidiou as minhas escolhas dentro da trajetória acadêmica.

Quais seus temas de interesse no PET? Ensino Superior; Políticas Educacionais; Formação e Trabalho Docente.

Citação: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Fernando Pessoa)


Juliana Storniolo da Cunha (2018 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0801243668840279

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi cursar Pedagogia pelo conhecimento, pois antes de ingressar no curso, trabalhei em uma escola de educação infantil do município, onde passei a trabalhar com uma criança com necessidade especial. No decorrer do estágio, passei a perceber a necessidade de obter mais conhecimento de ensino e aprendizagem para crianças e jovens com necessidades especiais.

Quanto tempo estás no PET e o que PET agregou em sua formação? Já faço parte do grupo PET – Pedagogia a 2 anos e meio. O Programa de Educação Tutorial (PET), me proporciona discussões, leituras e escritas que agregam em minha formação acadêmica e profissional.

Quais seus temas de interesse no PET? Ao ingressar no grupo PET – Pedagogia, me aproximei da linha de pesquisa “O brinca”, onde estudava a importância das brincadeiras e o quanto é importante para o desenvolvimento do indivíduo. Com a mudança de tutoria os novos temas de pesquisas nos foram apresentados, e o que mais me chamou atenção foi “Cibercultura”, onde atualmente pesquiso sobre “O uso das Redes Sociais como uma Ferramenta Pedagógica”.

Citação: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)


Flavia Camile dos Santos (2019 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1080466278696049

Razões por ter escolhido a Pedagogia: Escolhi a pedagogia porque acredito que a educação pode mudar a sociedade.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou em sua formação? 1 ano. Desde meu ingresso no programa, pude ter o contato com situações que não seriam possíveis se não fosse pelo o mesmo. Cada evento na qual participei como bolsista foi extremamente importante para minha formação, visto que as mesmas foram completamente satisfatórias.

Quais seus temas de interesse no PET? Relações étnicos raciais no ensino superior.

Citação: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (FREIRE, 2000, p.67)


Fátima Rubiane Quintana Rodrigues (2019 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0597500893563169

Razões por ter escolhido Pedagogia: Queria muito estudar e trabalhar com a área da educação mas tinha dúvidas sobre qual curso escolher, depois de muita procura me identifiquei com Pedagogia. Sinto que escolhi o curso certo!!

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou na sua formação? Estou no PET há um ano e esse tempo foi fundamental na descoberta do que eu queria estudar e pesquisar, além de ajudar muito no processo de fala e apresentações de trabalho, o que sempre foi um problema para mim.

Quais seus temas de interesse no PET? Formação docente com enfoque na diversidade étnico racial.

Citação: “E por mais que a vida pareça difícil, sempre há algo que você pode e consegue fazer. Nunca desista, deixe sua imaginação correr solta e molde o futuro.” – Stephen Hawking


Izabella Paifer da Silva (2020 – 2021)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7679668806130388

Razões por ter escolhido Pedagogia: Por acreditar que a educação pode mudar uma nação.

Quanto tempo estás no PET e o que o PET agregou na sua formação? Há quase 6 meses, o PET tem me transformado, pude pesquisar mais mais sobre o meu tema de interesse e aprender diariamente, não só de forma acadêmica mas como ser humano.

Quais seus temas de interesse no PET? Direitos humanos.

Citação: “A inocência não dura a vida inteira
Brinque de ser sério
E leve a sério a brincadeira” (Rita Lee)