Pesquisa | PET – PISC

ATIVIDADES DE PESQUISAS NO ANO DE 2020

1. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS SOBRE PUERICULTURA ATRAVÉS DO PCATOOL EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Coordenação: Maria Eduarda.

2. SOFRIMENTO PSÍQUICO EM UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE.

Coordenação: Jarbas.

3. VIVÊNCIAS EM PESQUISA COM  CO-ORIENTAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DO PPG EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.

Durante o ano de 2020, todos os petianos estão inseridos em projetos de pesquisa  co-orientados  por pós-graduandos do PPG Educação em Ciências da UNIPAMPA, para desenvolver a habilidade da escrita científica e a vivência em pesquisa, onde elabora-se a escrita de artigos científicos e resumos para eventos baseados nas temáticas das pesquisas.

Co-orientadores: Helter Oliveira, Marcia Arend e Tatiane Motta.

Participantes: Todo o grupo PET.

PESQUISAS CONCLUÍDAS
1.A utilização da escala de risco familiar como estratégia para melhoria do atendimento aos usuários acompanhados pelo Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC).
Objetivo: Realizar um diagnóstico familiar através do levantamento e análise das situações de risco e compreender no que estes fatores de risco podem interferir na qualidade de vida dos indivíduos de uma família e no tratamento proposto nas visitas domiciliares.

Petianos responsáveis: Ana Paula Caurio, Fabiana Guterres, Rodrigo Rodrigues, Juliana Holstein
2. Qualidade de Vida: Análise Objetiva Versus Análise Subjetiva em um Município da Fronteira Oeste do Rio Grande do sul.
Objetivos: Entrevistar e aplicar instrumento genérico  SF-36 á usuários das unidades básicas de saúde (UBS) 02, 03, 05, 07 e 14 respectivamente, delimitando assim as  áreas  norte, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste do município conseguindo uma amostra fiel das características de sua população. Comparar os dados de um questionário validado, o SF-36, com a percepção do sujeito sobre a sua qualidade de vida.

Petianos responsáveis: Denise Leão, Luíza Sgarioni, Solange Pinheiro
3. Grupo de Usuários Acometidos por Hipertensão e Diabetes: Relato de Experiência por meio de uma Abordagem Interdisciplinar.
Objetivo: Relatar a experiência das atividades realizadas pelos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, no Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), em atenção a usuários do Programa de Hipertensos e Diabéticos – HIPERDIA, e enfatizar a importância de planejar grupos de educação e saúde com os mesmos.
4. Atenção Farmacêutica Domiciliar: Série De Casos De Usuários Do Programa Práticas Integradas Em Saúde Coletiva.
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar as ações de Atenção Farmacêutica Domiciliar realizadas pelo PISC, destacando sua importância e eficácia no atendimento interdisciplinar
5. Perfil Dos Pacientes Neurológicos: Uma Proposta Da Atenção Básica No Munícipio De Uruguaiana-RS.
Objetivo: Reconhecer o perfil epidemiológico dos pacientes neurológicos do município de Uruguaiana, a fim de delimitar suas maiores dificuldades dentro de seu espaço sócio-cultural, visando fornecer subsídios ao planejamento de políticas públicas de prioridades orientadas à atenção neurológica.
 6. A Atuação De Estudantes Da Fronteira Oeste Do RS Junto Aos Movimentos Sociais No Fortalecimento Da Luta Antimanicomial: Um Relato De Experiência.
Objetivo: Relatar a experiência de discentes e docentes do PISC na I Parada Gaúcha do Orgulho Louco em Alegrete/RS.
 7. Promoção Da Saúde Bucal:Uma Abordagem Muldisciplinar.
Objetivo: Relatar que através da promoção da saúde é possível conscientizar crianças que a higiene bucal proporciona melhora na qualidade de vida física e emocional.