Atualização do site do grupo, páginas de redes sociais, assim como o mural de informações relacionados ao grupo.

Ensino

Nesta Ensinopágina, você encontrará a descrição das atividades de ensino em andamento do Grupo PET PISC – Práticas Integradas Em Saúde Coletiva

 

 

 

 

ATIVIDADES DE ENSINO SENDO DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2020
1. INFORMATIVO PET PISC

Instituído no ano de 2012, o Informativo PET PISC trata-se de um boletim informativo online, que é desenvolvido em meses intercalados, observando temáticas importantes de serem apresentadas a população em geral sobre a Saúde Coletiva, com informações científicas e editoriais com profissionais da área, visando à Educação em Saúde e Promoção de Saúde. Os informativos são publicados aqui no Site do PET PISC, na aba “Informativo PET PISC”.

 

2. MATERIAL INFORMATIVO – CARDS PISC

O grupo PET PISC desenvolve desde junho de 2020, intercalando meses, um material educativo em formato de cards come tem o intuito de levar informações a comunidade sobre várias temáticas da Saúde Coletiva. São realizados a partir do Calendário da Saúde elaborado pelo Ministério da Saúde, observando os meses alusivos à prevenção de doenças e promoção de saúde. Os materiais educativos são publicados aqui no Site do PET PISC, na aba “CARDS PISC”.

ATIVIDADES DE ENSINO PRESENCIAIS

 

1. CAPACITAÇÃO QUE ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DOS PETIANOS E DOCENTES INTEGRANTES DO PISC, EM UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) DENOMINADA PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA.

Organização de aulas em conjunto com docentes ligados ao PISC. Todas as aulas serão planejadas pelos petianos com os respectivos docentes responsáveis pelo assunto de cada semana de aula. A disciplina terá 30 horas e abordará o caráter integrador entre os cursos de graduação da Unipampa referentes às atuações junto aos serviços de saúde do município.

Responsável: Todo  grupo PET

2. LEITURA E DISCUSSÃO DE LIVROS SOBRE PROGRAMA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)  VOLTADOS PARA O GRUPO PET.

Os livros com os temas escolhidos pelos petianos encontram-se no site do Ministério da Saúde ou outras fontes de consulta. Esta atividade será composta por discussões com todos os petianos acerca do tema escolhido, assim desenvolvendo o perfil da leitura e ao mesmo tempo a busca da ação critica e reflexiva.

Responsável: Todo grupo PET.

3. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS VINCULADOS AO PET (PAMPAPET, SUL PET, ENAPET) ASSIM COMO OS EVENTOS VINCULADOS A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (SIEPE) E OUTROS EVENTOS QUE ENVOLVAM A ÁREA COMO REDE UNIDA E ABRASCO.

Resumos para os eventos serão apresentados ao grupo, discutidos e formatados para apresentação. Espera-se que este seja um espaço para atualização e discussão de idéias acerca dos acontecimentos das atividades desenvolvidas pelos grupos PET em nível local, regional e nacional.

Responsável: Todo grupo PET.

4. ORGANIZAÇÃO DE UM LIVRO EM SAÚDE COLETIVA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELOS PETIANOS.

Ação visando proporcionar ao petiano a familiaridade com a escrita e organização de idéias vivenciadas ao longo de sua trajetória no grupo. Espera-se que com esta ação seja fortalecida a imagem do PISC e a divulgação de nossas ações.

Responsável: Todo grupo PET.

5 . MATERIAL DIDÁTICO

A ação visa investigar os principais conteúdos curriculares nos quais há maiores dificuldades por parte dos acadêmicos.  A partir da identificação o grupo organizará material didático na forma de vídeo aula e impresso disponibilizando o acesso aos acadêmicos.

capa plexos nervosos (1)

Responsáveis: Todo o grupo PET

6. AVALIAÇÃO PROCESSUAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A avaliação processual das atividades realizadas acontece individualmente a cada atividade e coletivamente em cada semestre e ao término do PET-PISC. Participam desta atividade os acadêmicos, bolsistas, docentes, técnicos-administrativos em assuntos educacionais, profissionais dos serviços de saúde e comunidade, que tem como objetivo garantir o controle e a qualidade das atividades realizadas pelo Grupo PET, proporcionando interação entre os componentes do grupo (acadêmicos, docentes e técnicos) bem como de profissionais do serviço municipal de saúde.  Espera-se que o debate em grupo, gerado através da avaliação, proporcione aos envolvidos o conhecimento das práticas vivenciadas.

Responsável: Todo grupo PET