Ensino

Nesta Ensinopágina, você encontrará a descrição das atividades de ensino em andamento do Grupo PET PISC – Práticas Integradas Em Saúde Coletiva

 

 

 

 

ATIVIDADES DE ENSINO SENDO DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2020
1. INFORMATIVO PET PISC

Instituído no ano de 2012, o Informativo PET PISC trata-se de um boletim informativo online, que é desenvolvido em meses intercalados, observando temáticas importantes de serem apresentadas a população em geral sobre a Saúde Coletiva, com informações científicas e editoriais com profissionais da área, visando à Educação em Saúde e Promoção de Saúde. Os informativos são publicados aqui no Site do PET PISC, na aba “Informativo PET PISC”.

Responsáveis: Marília, Mylena, Victória, Bruna, Bárbara e Ana Laura.

2. MATERIAL INFORMATIVO – CARDS PISC

O grupo PET PISC desenvolve desde junho de 2020, intercalando meses, um material educativo em formato de cards come tem o intuito de levar informações a comunidade sobre várias temáticas da Saúde Coletiva. São realizados a partir do Calendário da Saúde elaborado pelo Ministério da Saúde, observando os meses alusivos à prevenção de doenças e promoção de saúde. Os materiais educativos são publicados aqui no Site do PET PISC, na aba “CARDS PISC”.

Responsáveis: Victória, Mylena, Joana e Ana Laura. 

3. LEITURA E DISCUSSÃO DOS CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA

O grupo PET PISC desenvolve desde agosto de 2020 o projeto intitulado “Leitura e debate dos Cadernos de Atenção Básica” vinculados ao Ministério da Saúde. A atividade foi planejada tendo em vista, o período de pandemia, e a necessidade do investimento em práticas de educação permanente em saúde. Os encontros são realizados semanalmente e discutidos em grupo um tema específico relacionado ao Caderno escolhido para o mês. Cada semana um integrante do grupo fica responsável pela condução do debate, realizado virtualmente, via Google Meet, onde todos os discentes do PISC leem os capítulos que serão debatidos a fim de fomentar reflexões acerca dos temas propostos.

Responsáveis: Todo o grupo PET.

 

ATIVIDADES DE ENSINO PRESENCIAIS

 

1. CAPACITAÇÃO QUE ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DOS PETIANOS E DOCENTES INTEGRANTES DO PISC, EM UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) DENOMINADA PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA.

Organização de aulas em conjunto com docentes ligados ao PISC. Todas as aulas serão planejadas pelos petianos com os respectivos docentes responsáveis pelo assunto de cada semana de aula. A disciplina terá 30 horas e abordará o caráter integrador entre os cursos de graduação da Unipampa referentes às atuações junto aos serviços de saúde do município.

Responsável: Todo  grupo PET

2. LEITURA E DISCUSSÃO DE LIVROS SOBRE PROGRAMA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)  VOLTADOS PARA O GRUPO PET.

Os livros com os temas escolhidos pelos petianos encontram-se no site do Ministério da Saúde ou outras fontes de consulta. Esta atividade será composta por discussões com todos os petianos acerca do tema escolhido, assim desenvolvendo o perfil da leitura e ao mesmo tempo a busca da ação critica e reflexiva.

Responsável: Todo grupo PET.

4. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS VINCULADOS AO PET (PAMPAPET, SUL PET, ENAPET) ASSIM COMO OS EVENTOS VINCULADOS A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (SIEPE) E OUTROS EVENTOS QUE ENVOLVAM A ÁREA COMO REDE UNIDA E ABRASCO.

Resumos para os eventos serão apresentados ao grupo, discutidos e formatados para apresentação. Espera-se que este seja um espaço para atualização e discussão de idéias acerca dos acontecimentos das atividades desenvolvidas pelos grupos PET em nível local, regional e nacional.

Responsável: Todo grupo PET.

5. ENSINA PISC: MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA, ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA

Atividade que tem como objetivo proporcionar ao petiano o aprendizado quanto a relação entre teoria e prática ao mesmo tempo em que se torna o potencializador da ligação entre discentes e docentes.

Inicialmente os petianos entrarão em contato com os docentes que ministram os componentes curriculares na área de saúde coletiva. Os docentes juntamente com o tutor irão selecionar materiais de estudo e organizar os horários de atendimento ao aluno do componente curricular para ajuda extraclasse. Concomitantemente, o petiano irá acompanhar as práticas do componente curricular possibilitando aprendizado sobre as ações dos diferentes cursos dentro da área de saúde coletiva.

Responsável:  Todo grupo PET.

6. ORGANIZAÇÃO DE UM LIVRO EM SAÚDE COLETIVA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELOS PETIANOS.

Ação visando proporcionar ao petiano a familiaridade com a escrita e organização de idéias vivenciadas ao longo de sua trajetória no grupo. Espera-se que com esta ação seja fortalecida a imagem do PISC e a divulgação de nossas ações.

Responsável: Todo grupo PET.

7 . MATERIAL DIDÁTICO

A ação visa investigar os principais conteúdos curriculares nos quais há maiores dificuldades por parte dos acadêmicos.  A partir da identificação o grupo organizará material didático na forma de vídeo aula e impresso disponibilizando o acesso aos acadêmicos.

capa plexos nervosos (1)

Responsáveis: Todo o grupo PET

8. AVALIAÇÃO PROCESSUAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A avaliação processual das atividades realizadas acontece individualmente a cada atividade e coletivamente em cada semestre e ao término do PET-PISC. Participam desta atividade os acadêmicos, bolsistas, docentes, técnicos-administrativos em assuntos educacionais, profissionais dos serviços de saúde e comunidade, que tem como objetivo garantir o controle e a qualidade das atividades realizadas pelo Grupo PET, proporcionando interação entre os componentes do grupo (acadêmicos, docentes e técnicos) bem como de profissionais do serviço municipal de saúde.  Espera-se que o debate em grupo, gerado através da avaliação, proporcione aos envolvidos o conhecimento das práticas vivenciadas.

Responsável: Todo grupo PET