Pesquisa

PESQUISAS A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2019

PESQUISAS CONCLUÍDAS
1.A utilização da escala de risco familiar como estratégia para melhoria do atendimento aos usuários acompanhados pelo Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). 
Objetivo: Realizar um diagnóstico familiar através do levantamento e análise das situações de risco e compreender no que estes fatores de risco podem interferir na qualidade de vida dos indivíduos de uma família e no tratamento proposto nas visitas domiciliares.

Petianos responsáveis: Ana Paula Caurio, Fabiana Guterres, Rodrigo Rodrigues, Juliana Holstein
2. Qualidade de Vida: Análise Objetiva Versus Análise Subjetiva em um Município da Fronteira Oeste do Rio Grande do sul. 
Objetivos: Entrevistar e aplicar instrumento genérico  SF-36 á usuários das unidades básicas de saúde (UBS) 02, 03, 05, 07 e 14 respectivamente, delimitando assim as  áreas  norte, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste do município conseguindo uma amostra fiel das características de sua população. Comparar os dados de um questionário validado, o SF-36, com a percepção do sujeito sobre a sua qualidade de vida.

Petianos responsáveis: Denise Leão, Luíza Sgarioni, Solange Pinheiro
3. Grupo de Usuários Acometidos por Hipertensão e Diabetes: Relato de Experiência por meio de uma Abordagem Interdisciplinar.
Objetivo: Relatar a experiência das atividades realizadas pelos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, no Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), em atenção a usuários do Programa de Hipertensos e Diabéticos – HIPERDIA, e enfatizar a importância de planejar grupos de educação e saúde com os mesmos.
4. Atenção Farmacêutica Domiciliar: Série De Casos De Usuários Do Programa Práticas Integradas Em Saúde Coletiva.
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar as ações de Atenção Farmacêutica Domiciliar realizadas pelo PISC, destacando sua importância e eficácia no atendimento interdisciplinar
5. Perfil Dos Pacientes Neurológicos: Uma Proposta Da Atenção Básica No Munícipio De Uruguaiana-RS.
Objetivo: Reconhecer o perfil epidemiológico dos pacientes neurológicos do município de Uruguaiana, a fim de delimitar suas maiores dificuldades dentro de seu espaço sócio-cultural, visando fornecer subsídios ao planejamento de políticas públicas de prioridades orientadas à atenção neurológica.
 6. A Atuação De Estudantes Da Fronteira Oeste Do RS Junto Aos Movimentos Sociais No Fortalecimento Da Luta Antimanicomial: Um Relato De Experiência.
Objetivo: Relatar a experiência de discentes e docentes do PISC na I Parada Gaúcha do Orgulho Louco em Alegrete/RS.
 7. Promoção Da Saúde Bucal:Uma Abordagem Muldisciplinar.
Objetivo: Relatar que através da promoção da saúde é possível conscientizar crianças que a higiene bucal proporciona melhora na qualidade de vida física e emocional.