Notícias | PET – PISC

Notícias

ATIVIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COM A AAPECAN: 

Vocês são verdadeiros guerreiros e pessoas especiais!

?? Teve pilates ??‍♀️??‍♀️??‍♀️
?? Teve passeio na Unipampa ??‍♀️?‍♂️
?? Teve picnic ???
?? Teve lembrancinha ?
?? Teve muito amor e carinho ??

Quem é a AAPECAN?

Somos uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade.

Participação na 8º Parada Do Orgulho Louco em Alegrete:

O PET PISC participou no dia 09/11 da 8 º parada do orgulho louco em Alegrete- RS. Esse evento é realizado pela secretária municipal de saúde  que reúne os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região da Fronteira Oeste. Afim de dar visibilidade para a saúde mental e promover a inclusão dos usuários na sociedade para que se quebre a barreira do preconceito.

Petianas: Lalesca Gomes, Gabriela Souza e Luana Sigaran representaram o PET PISC na 8 º parada do orgulho louco.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

O evento foi marcado por uma caminhada na praça Getúlio Vargas em Alegrete, afim de dar visibilidade a importância da saúde mental e a humanização no tratamento  a pessoas com algum tipo de acometimento mental.

Agradecemos a equipe do CAPS II -Asas da Liberdade- por essa grande parceria que nos proporciona conhecimento e além de tudo possuir um olhar humanizado para cada indivíduo!

10° SIEPE Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão  e a participação do PET PISC:

”Assim como os gansos queremos nos destacar como líderes em nossa carreira, precisamos correr uma boa distância para pegar impulso e alçar grandes voos. A melhor forma de pegar distância em sua carreira, é estudar e treinar.  ” Ricardo Veríssimo.

Foram apresentados  nove trabalhos no evento, trabalhos que mostram as pesquisas e ações de extensão desenvolvidos pelo Grupo ao longo desse ano.

Confira os trabalhos:

Petiana Bibiana Mafaldo apresentando o  trabalho intitulado: Efeitos do Método Pilates Em Uma cuidadora de criança com disfunção neurológica.

Petiana Caroline Zalamena apresentando o trabalho: Investigara para compreender: Análise de um projeto político pedagógico de uma escola sob a ótica da inclusão.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Petiana  Lalesca Gomes apresentando o trabalho: Condições de armazenamento de medicamentos e a importância do farmacêutico na atenção básica.

A imagem pode conter: 1 pessoa, tela, mesa e área interna

Petiana Luana Sigaran apresentando o trabalho: Escola e Estratégia de Saúde da Família: Uma articulação favorável para educação inclusiva.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Petiana Maria Eduarda Nery apresentando o trabalho: Análise da qualidade de vida de usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Petiana Mariana Almiron apresentando o trabalho: Perfil de pacientes com Acidente Vascular Cerebral e a importância do fisioterapeuta na atenção básica. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Petiana Natália Costa apresentando o trabalho: A importância do trabalho ao idoso no tratamento da hipertensão: Um relato de experiência.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e tela

Petiana Natália Gomes apresentando o trabalho:  Atenção primária a saúde  sob o olhar de cuidadores de crianças: Um relato de experiência. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, tela

Petiana Paola Cabral apresentando o trabalho chamado: Avaliação do estresse de agente comunitários de saúde após a aplicação do método pilates.

 

      GRUPO PET PARTICIPANDO DO 10º SIEPEA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore, atividades ao ar livre e natureza

31/08/2018-  Festa  dos aniversariantes de agosto do CAPS  II

O PET-PISC  esse semestre possui ações também no CAPS II, e  ontem foram comemorados os aniversários do mês de agosto. As petianas que realizam atividades na quarta de manhã se fizeram presente e fortaleceram a parceria com o serviço.

26/06/18 – Festa Junina do CAPS AD

Hoje aconteceu a Festa Junina do CAPS ADII (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), localizado na Rua Sete de Setembro nº 1498, que contou com a participação e organização do CAPS ADII, CAPS II, Residência Multiprofissional em Saúde e do grupo PET PISC. Para participação, deveria levar um agasalho!

No arraía teve brincadeiras, comida típica junina, casamento, prisão e muita música e dança! No próximo dia 28 de junho acontecerá o arraiá do CAPS II, estão todos convidados, e não esqueçam do agasalho!

20/06/18 – Participação do PISC no Episódio #16 do Programa “Ciência no Velho Oeste”

PISC1

Hoje foi feita a participação do PISC no Programa de Extensão “Ciência no Velho Oeste” com o tutor Dr. Rodrigo Balk e petianas Luana Sigaran e Natália Costa. O que é o programa? Com o objetivo de “dar visibilidade as pesquisas científicas realizadas aqui na nossa Universidade e mostrar a comunidade que este não é um mundo distante e que o que fazemos aqui afeta suas rotinas diretamente”, o programa conta com podcasts realizados por docentes e discentes da UNIPAMPA.

Para quem quiser acessar o link do podcast realizado com o PET PISC, clique aqui.

Conheça mais sobre o Programa Ciência no Velho Oeste:

Página do Facebook

Site

Monitorias abertas para os cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia!

Temos o orgulho de anunciar que as monitorias estão abertas para os cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia com as petianas Natália Gomes, Lalesca Gomes e Bibiana Mafaldo, respectivamente. O objetivo é a integração do grupo com os alunos do campus e o auxílio nos estudos para quem está com dificuldades em alguma disciplina ou apenas precisa tirar suas dúvidas.  A monitoria conta também com a contribuição dos professores Cenir Tier, Michele Bulhosa, Rodrigo Balk, Simone Lara, Fabiane Farias e Michel.

Para participar basta enviar um e-mail para a petiana referente ao seu curso e marcar um momento de monitoria!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

#petpisc no Instagram!

Hoje 24/05 criamos nosso perfil no aplicativo de fotos Instagram! Nos siga lá para chegar mais pertinho do projeto e interagir também ⇒ @petpisc!!!

V Pampa Pet em Itaqui

Nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2018 os petianos Lalesca Gomes, Maria Eduarda Nery, Mariana Almiron e Natália Gomes e o tutor Rodrigo Balk estiveram presentes no evento que ocorre anualmente denominado V Pampa Pet, ocorrido na cidade de Itaqui. O evento trouxe palestras sobre o feminismo e o trabalho em grupo! Contamos também com a possibilidade da participação na reunião entre petianos de todas as unidades da Unipampa, colaborando com sugestões e discussão com os colegas sobre pautas a serem levadas aos próximos eventos!

 

Atividades áreas verdes

Hoje 03/10 foi mais um sábado de ação nas áreas verdes! O grupo PET PISC levou materiais e terra para que juntamente com as crianças fosse produzida uma mini horta. Plantamos pepino, cenoura, couve, beterraba. As crianças ficaram muito felizes com a atividade realizada, pois puderam trabalhar em grupo e em algo que é diferente do cotidiano delas. Nos próximos encontros vamos ver como está crescendo nossa horta!!!

Encontro Regional Rede Unida Sul

Terminou hoje o Encontro Regional Rede Unida Sul, o qual é um preparatório para o 12° Congresso Internacional da REDE UNIDA que acontecerá em Campo Grande (MS) em março do ano que vem. Através de prosas, tertúlias, toadas, oficinas, rodas de conversas e outras interações o encontro possibilitou aos participantes reunirem-se, debaterem e compartilharem diferentes opiniões. A petiana Elisa Rosa esteve presente no encontro e teve a oportunidade de fortalecer vínculos, discutir eparticipar de diferentes espaços, tais como “TOADA: Diferença sim, Desigualdade não: pluralidade na invenção da vida – Diálogo necessário na Universidade”, “Roda de conversa – Sobre o VER-SUS: mobilizando corações e mentes para a defesa e fortalecimento do SUS”, “Tertúlia: Participação Social, Gestão e Conjuntura Brasileira: qual análise possível?”, ” Entre versos e milongas: Experiências Exitosas na Formação para o SUS: considerações sobre inovação”, “Toada: Toda Vida Vale a Pena? Violências, Vulnerabilidade e Contemporaneidade”, entre outros.
Foram espaços que proporcionaram bastante reflexão e muitas novidades para o grupo!

Reunião SEMED

Hoje 02/10, pela manhã, o tutor Rodrigo Balk e a petiana Naraianne Fonseca se reuniram com representantes da SEMED para apresentação dos dados obtidos na E.M.E.I. Tia Nina e sobre intervenções planejadas pelo PET PISC. A SEMED gerencia a área educacional do município, nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental, executando todas as etapas da Política Municipal de Educação. Planeja, coordena, controla e executa atividades que garantem os recursos, métodos e profissionais necessários para a prestação de serviços educacionais de qualidade aos cidadãos.
As intervenções se iniciarão na próxima semana, com a atividade de higiene das mãos. 

ATIVIDADES ÁREAS VERDES

No último sábado (05/09/2015), o grupo PET PISC teve mais um dia de atividade de educação em saúde com as crianças. Nesse dia, as crianças aprenderam como fazer uma horta suspensa e participaram de uma dinâmica onde eles relatavam quais alimentos mais gostavam. Posteriormente, foram distribuídas sementes de alface e beterraba para levarem para suas casas e confeccionarem sua própria horta. No final da manhã, as crianças foram convidadas para realizarem atividades de recreação e tirarem as últimas dúvidas a cerca do que foi debatido no dia.

ATIVIDADES ÁREAS VERDES

No sábado, 22 de agosto de 2015, no turno da manhã o grupo PET PISC deu início as atividades de educação em saúde com crianças que ocorrem de forma quinzenal aos sábados. Nesse primeiro momento, foi trabalhada a temática de alimentação saudável, onde foram discutidos sobre os hábitos alimentares, além da realização de dinâmicas onde as crianças puderam interagir com os petianos na construção de cartazes que demonstrassem, através de figuras, a diferença entre uma alimentação saudável e não saudável. Ao final do encontro as crianças foram convidadas a realizar uma atividade recreativa ao ar livre. Foi um momento de grande aprendizado coletivo!

ATIVIDADE ÁREAS VERDES

No dia 15 de agosto pela manhã, o grupo PET PISC visitou um novo espaço onde serão realizadas atividades de educação em saúde com crianças. As atividades serão realizadas aos sábados e contarão com os seguintes temas: alimentação saudável, prática de atividade física, prevenção de doenças infecto-contagiosas, prevenção de doenças crônicas na infância, hábitos de higiene, bullyng, violência na escola, entre outras temáticas. Também será realizada a confecção de uma horta, onde as crianças poderão aprender a cultivar e acompanhar o crescimento. As atividades terão seu início no próximo sábado (22/08/2015) próximo ao bairro Áreas Verdes no município de Uruguaiana.

XX ENAPET

As petianas Glaucia Dias, Paôla Cabral e Lenice Segabinazzi representaram o grupo PET PISC no ENAPET, que aconteceu em Belém do Pará do dia 27/07 ao dia 31/07.

 

Apresentação do Pôster Práticas Integradas em Saúde Coletiva no XX ENAPET em Belém do Pará.

 

 

Desde o dia 20/07 a petiana Andriele Herrera está vivênciando o VER-SUS, o qual conta com 35 participantes ao todo entre viventes e facilitadores. A vivência está ocorrendo no centro de eventos da UFSM.

 

VER-SUS Inverno

Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS, é de realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS.

O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS.

A Petiana Andriele Herrera, foi selecionada para vivenciar o VER-SUS em Santa Maria, edição inverno de 2015, onde terá a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e ampliara seus conhecimentos relacionadas à saúde.

 

Projeto AlimentAÇÃO

O grupo PET PISC está na fase inicial, realizando as avaliações nas escolas municipais de educação infantil e anos iniciais de Uruguaiana/RS, de acordo com a escala de desenvolvimento motor, desenvolvida pelo Professor Mestre Francisco Rosa Neto. As avaliações agem facilitando o planejamento de ações que auxiliam na elaboração de um programa de tratamento podendo, através de seus resultados, ajudar os pais a entenderem melhor as limitações da criança, e contribuir para um melhor desenvolvimento motor.

 

ACISO 2015

No dia 05/07, o grupo PET PISC esteve presente na ACISO 2015. A ACISO é uma Ação Cívico Social promovida pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada Charrua” em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, a mesma foi realizada no Parque Dom Pedro II (Parcão) e estiveram presentes diversas outras entidades realizando determinadas ações para a população. O grupo PISC se responsabilizou em verificar a pressão arterial, dar orientações de saúde para a comunidade, fornecer folders informativos, além de atuar juntamente com o projeto Orelhapeuta que também estava presente nesse evento.

                                             

PROJETO ORELHAPEUTA

11205510_462149543944301_179592965101237658_n

O grupo PET PISC é parceiro do Projeto Orelhapeuta, uma empresa pioneira no trabalho com Educação Especial e Educação Assistida por Cães.

As práticas educacionais, nesse âmbito, utilizam a interação entre o homem e o cão com o objetivo principal de potencializar os processos de ensino-aprendizagem, auxiliando em atividades que visam desenvolver o paciente/aluno globalmente, a partir das atividades de caráter social, emocional, sensorial e motor. Ainda, tem o papel de trazer melhoras na saúde, no bem-estar e autoestima das pessoas.
No projeto, são elaboradas e conduzidas atividades personalizadas a partir da educação especial, utilizando como principal mediador e co-terapeuta o cão, atendendo os mais diferentes públicos desde a primeira idade e com diferentes patologias.

Contribuição: Elisa Rosa
IV PAMPAPET

O PET Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) participou nos dias 21, 22 e 23 de maio da quarta edição do PampaPET em Bagé, sob organização do PET Engenharias do Campus Bagé.

O PampaPET é um evento que ocorre anualmente e visa promover o encontro entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O evento é uma oportunidade de integração entre os grupos PET da Unipampa e de socialização de atividades realizadas nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão. Dos diálogos promovidos pelo encontro surgem encaminhamentos relevantes ao bom funcionamento do cotidiano dos grupos tutoriais e intercâmbios de saberes necessários à consolidação do PET na Unipampa.

O IV PampaPET contou com a participação dos seguintes grupos: PET Agronomia (Campus Itaqui), PET Agronegócio (Campus Dom Pedrito), PET Letras, PET Engenharias Bagé (Campus Bagé), PET Biologia (Campus São Gabriel), PET Fisioterapia, PET Veterinária e o PET Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) (Campus Uruguaiana).

11159997_1147050951977687_4140624788554063044_n

Contribuição: Diego Leal

PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista

É uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o site foi criado para disponibilizar diferentes conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o debate e uma ampla reflexão acerca da política nacional de saúde no Brasil.

Tendo como referência os 25 anos do SUS, comemorados em 2013, o PenseSUS reúne conteúdos variados publicados em outros sites, bem como produz matérias inéditas, analisando a implementação e a trajetória deste sistema. Além disso, também busca disponibilizar informações sobre ações relacionadas ao SUS e à agenda de atividades do Ministério da Saúde, entendendo a diversidade do público que acessa o site, que vai desde os já conhecedores e estudiosos sobre as políticas de saúde no país, até pessoas que buscam informações gerais sobre serviços, por exemplo.

Fonte: http://portal.fiocruz.br/pt-br

Contribuição: Glaucia Dias

PET PISC DE CARA NOVA

O PET PISC começa 2015 com novos integrantes fortalecendo  ações  interdisciplinar na Saúde Coletiva, estabelecendo novas metas e projetos.

10604564_1091022107580225_3693045731620165610_o (1)

Contribuição: Glaucia Dias

DCG DO PISC

Iniciaram no dia 09 de maiodcg as atividades da DCG do PISC com a apresentação do plano de ensino e cronograma da disciplina. Nesse semestre, a disciplina será ministrada através de palestras com professores e convidados, que irão abordar temas relacionados as Práticas Integradas em Saúde Coletiva.

No dia 16 de maio ocorreu a primeira palestra com a professora Gisele Blanco, que é fisioterapeuta. Ela falou sobre os caminhos da Reforma Sanitária e sobre a sua experiência na atuação profissional como fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana.

 

XVII SULPET

Entre os dias 01 e 03 de maio, a petiana Juliana Martins Holstein paticipou do XVII SULPET, na cidade de Joinville, SC, representando o grupo PET PISC. O SULPET é o encontro de todos os grupos PET do Sul do Brasil e acontece anualmente para discutir questões relacionadas as atividades dos grupos e que serão levadas ao ENAPET, que é o encontro nacional.  Foi um evento que possibilitou um grande aprendizado proporcionando um ambiente de discussões sobre as diretrizes do PET, a atuação do grupo na comunidade e sobre pesquisa e extensão universitária.

 

10300308_287262141433819_6075420310441930406_n sulpet2

REUNIÃO SEMANAL

Na sexta-feira (04/04), após a reunião semanal foi apresentado aos novos Petianos à história do PISC, e os trabalhos realizados, deixando eles por dentro das ações que o grupo realiza em determinados locais como: Hiperdia, visitas domiciliares, capacitações nas escolas da rede pública do município e as capacitações de agentes comunitários. A intenção foi demonstrar a eles a importância das ações realizadas e conscientizar sobre o compromisso no qual eles estão assumindo, além de promover uma maior integração com os demais petianos.

SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS PISC

A última segunda-feira foi caracterizada pela seleção dos novos bolsistas que irão integrar o núcleo do PISC, cujo foco é a promoção da saúde e prevenção de agravos na atenção primária.

O grupo além das tradicionais visitas domiciliares realizadas em equipes multidisciplinares, monitoradas pelos enfermeiros das unidades básicas de saúde onde o grupo se estrutura. São ainda realizadas atividades de educação permanentes dos profissionais da atenção básica em geral, atividades de promoção da saúde e orientação para professoras da atenção básica, atividades de aconselhamento sobre saúde sexual, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

Foram selecionados para acréscimo no grupo acadêmicos dos cursos de enfermagem e fisioterapia. Os selecionados: Briane de Bairros dos Santos, Franciele Dorneles Casarotto, Gláucia Dias dos Santos, Lenice Segabinazzi Lopes, Luciane Fátima Santos Chies e Lucilene Dias Leite.

GEDSC DIGITAL CAMERA

APRESENTAÇÃO DE TCC’S

 No laboratório de enfermagem, no dia 25 de março, última terça-feira, ocorreu a apresentação dos TCC’s das nossas colegas Denise Maia Leão e Mariana Mattia Correa.

Nossa colega Denise apresentou o trabalho: Stress e coping de familiares cuidadores de pacientes adultos portadores de doenças crônicas, este esteve sob orientação da Profª Dra. Rafaela Andolhe.

A nossa colega Mariana apresentou o trabalho: Enfermagem no gerenciamento da atenção primária à saúde, cuja orientação foi da Profª Dda. Andressa da Silveira. Ambas obtiveram aprovação em seus trabalhos, nós da grande família PISC as parabenizamos grandemente pelo seus esforços e dedicação. Esperamos com carinho o artigo relacionado de seus trabalhos.

GEDSC DIGITAL CAMERAMariana e sua orientadora Prof. Andressa

GEDSC DIGITAL CAMERADenise sua orientadora Prof. Rafaela e a Prof. Andressa

 

REUNIÃO SEMANAL

Na reunião realizada no dia 15 de março, foi apresentado o artigo sobre hidroterapia em pacientes hipertensos, pela petiana Juliana, adquirindo e ampliando o conhecimento dos petianos presentes. Dando continuidade à capacitação de “Escala de Desenvolvimento Motor”, pelas petianas Juliana e Luiza abordando, neste encontro, os temas equilíbrio, esquema corporal e lateralidade, desenvolvendo debate e entusiasmo em trabalhar com o referente tema apresentado nas escolas do município de Uruguaiana.

REUNIÃO SEMANAL

No dia 8 de março em reunião, o grupo PET-PISC dando continuidade à proposta de apresentação de artigos científicos, com coordenação do bolsista Gabriel no qual apresentou o artigo intitulado: Aplicações das Nanopartículas Lipídicas no Tratamento de Tumores Sólidos: Revisão de Literatura. Após apresentação ocorreu à capacitação “Escala de Desenvolvimento Motor” com as petianas da fisioterapia Juliana e Luiza, introduzindo o assunto sobre motricidade fina e global, resultando em discussão ao tema abordado pela fisioterapia, principalmente nas visitas domiciliares. Enriquecendo o conhecimento dos demais petianos.

  ORGANIZAÇÃO DO HIPERDIA

Na sexta-feira, 07 de março de 2014, as petianas Juliana, Fabiana e Taciane se reuniram com as representantes do PET REDES, Mariana e Rafaela, para planejar e organizar as atividades do HIPERDIA. A atividade terá início em breve na UBS 14 Tabajara Brites e acontecerá quinzenalmente na terça-feira. Para 2014, o programa terá novidades, como a realização de exercícios físicos e oficinas.

reuniao

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DOS PETIANOS  

07/03 Capacitação de Fisioterapia: Juliana e LuízaApresentação do artigo Gabriel
14/03 Continuação da Capacitação de Fisioterapia: Juliana e LuizaApresentação do artigo Juliana
21/03 Continuação da Capacitação de Fisioterapia: Juliana e LuizaApresentação do artigo Luíza
28/03 Capacitação de Farmácia: Taciane e GabrielApresentação artigo Rodrigo
04/04 Continuação da Capacitação de Farmácia: Taciane e GabrielApresentação artigo Solange
10 a 13/04 Rede Unida: Fabiana, Juliana e Denise
11/04 Apresentação artigo Taciane
18/04 a05/05 Recesso do Grupo PET PISC
09/05 Apresentação artigo Denise
16/05 Apresentação artigo Fabiana
23/05 Pampapet
30/05 Apresentação dos Livros: Denise
06/06 Apresentação dos Livros: Denise
13/06 Apresentação dos Livros: Fabiana
20/06 Apresentação dos Livros: Gabriel
27/06 Apresentação dos Livros: Juliana
04/06 Apresentação dos Livros: Luiza
11/07 Apresentação dos Livros: Rodrigo
18/07 Apresentação dos Livros: Solange
25/07 Apresentação dos Livros: Taciane
DECLARE SUA RAÇA/COR!

No dia 14 de fevereiro, o PISC esteve presente na campanha “declare sua raça/cor” do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. Em Uruguaiana o evento foi realizado no salão da Prefeitura Municipal. A campanha tem como tema “Declare seu amor à sua mãe, avó, avô, pai, ancestralidade. Declare sua Raça/Cor!”, esta tem por objetivo conscientizar as pessoas, principalmente os profissionais de saúde sobre a importância da autodeclaração dos usuários da rede pública de saúde, no ato da notificação sobre o quesito raça/cor nos documentos e bancos de dados do SUS. Essa informação no cadastro de cada usuário é necessária para formatação de dados epidemiológicos mais eficientes para o processo de implementação da Política de Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul.

 

. . .

REUNIÃO SEMANAL

No dia 7 de fevereiro em reunião, o grupo PET-PISC iniciou uma de suas propostas para 2014, a apresentação de artigos científicos, esses devem ser escolhidos à critério dos bolsistas. Essa atividade tem como objetivo proporcionar discussões dos mais variados temas e desenvolver as habilidades de comunicação para apresentação em eventos. A bolsista Ana Paula apresentou o artigo intitulado: O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE.

hf

. . . . .

ALUNOS PARALISAM O CAMPUS URUGUAIANA

Entendendo que o processo de aprendizado, que tem como fio condutor o protagonismo estudantil e que este é parte dos objetivos do programa é imprescindível a participação dos alunos e bolsistas no movimento estudantil local. Os petianos estiveram presentes no protesto organizado na última terça-feira (4), a atividade ocorreu com uma paralisação total de suas atividades em protesto contra o fechamento de dois bares que funcionam no local e que são os responsáveis pelo fornecimento das refeições para a comunidade acadêmica. A refeição destes locais é considerada fora dos padrões financeiros dos acadêmicos, por se tratar de uma instituição de ensino federal, deveria subsidiar a alimentação dos universitários. A luta também é pela reforma nas instalações das redes elétricas e hidráulicas dos bares, que atualmente oferecem riscos aos alunos. Há a possibilidade de fechamento do bar que ainda está em funcionamento, e caso isso aconteça, os universitários que não possuem carro serão obrigados a desembolsar cerca de R$ 12,00 a mais por dia, somente com passagens de ônibus. Dentro das alternativas ficou acordado que a solução conveniente no momento foi a permanência da atual cantina e o compromisso de articulação da coordenação do campus local para negociar valores mais baixos. Há a alternativa pela cantina subsidiada pela universidade até a criação do RU, prevista para estar em funcionamento em 2016.

1560713_635042743222868_1173366346_n pisc 11902895_635999116460564_687975622_n

CONFRATERNIZAÇÃO DE BOAS VINDAS

O grupo realizou no dia 1º de fevereiro de 2014 sua confraternização de Boas Vindas.

ÚLTIMA REUNIÃO DE 2013

No dia 16/12, o grupo realizou sua última reunião do ano de 2013. reunião pisc

APRESENTAÇÃO DO PISC A XIII  TURMA DE FISIOTERAPIA

No dia 12/12/13 o grupo, a convite da professora da disciplina de saúde coletiva, apresentou o PISC e suas atividades para a XIII turma de fisioterapia. O encontro foi ótimo para que a comunidade acadêmica conheça melhor as ações desenvolvidas pelo grupo.

fisio

REUNIÃO SEMANAL E TÉRMINO DA CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM

Na segunda (09/11), o grupo PET PISC reuniu-se na casa do petiano Gabriel para finalizar a capacitação “História da saúde do Brasil e políticas publicas de saúde” ofertada pelos alunos do curso de enfermagem e para a realizar a reunião semanal do grupo.

IMG-20131209-WA0002

CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL DOM HERMETO

Na sexta (06/12), as petianas Ana Paula, Juliana, Gleice e Luíza, junto com a coordenadora do curso de fisioterapia da UNIPAMPA, Simone Lara, promoveram uma capacitação sobre diabetes e hipertensão arterial para os professores do Colégio Estadual Dom Hermeto. O intuito da capacitação era de orientar os professores sobre as doenças e capacitá-los para que consigam identificar os sinais e sintomas que os alunos podem apresentar em decorrência destas patologias, ajudando assim a detectá-las precocemente. Além disso, foram passadas orientações de quais as medidas que a escola pode tomar para ajudar na prevenção da diabetes e hipertensão arterial. Durante o encontro também surgiram várias dúvidas dos professores em relação às doenças, pois muitos deles se identificaram com o tema da capacitação. Para o grupo foi muito gratificante este momento, pois a troca de informações com os participantes durante estes encontros sempre trazem muito aprendizado para os bolsistas.

20131206_200652 20131206_200758

capacitação

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA UNIPAMPA DEBATES

Nesta quinta (28/11), o PET PISC foi convidado para participar do programa Unipampa Debates, programa que vai ao ar toda quinta feira às 16 horas na rádio São Miguel. Durante o programa os integrantes contaram sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo, suas experiências e o quanto estas tem mudado suas percepções e consequentemente como as mesmas tem influenciado para o crescimento acadêmico, tornando-os profissionais com uma visão mais humanizada da saúde. A participação também foi muito importante para a divulgação de nossas atividades não somente no meio acadêmico como também para toda a comunidade de Uruguaiana. O grupo agradece e parabeniza toda a equipe do Unipampa Debates pela oportunidade e pelo trabalho!

PISC2unipampa debates unipampa debates2

CAPACITAÇÃO REALIZADA PELOS PETIANOS DO CURSO DE ENFERMAGEM 

Na segunda-feira (18/11), os discentes de enfermagem realizaram uma capacitação para os demais petianos do PISC. Com o tema “História da saúde do Brasil e políticas publicas de saúde”, a capacitação proporcionou ao grupo discutir sobre as diretrizes e princípios do sistema único de saúde e relacionar com as vivências do grupo PET. O encontro serviu, além de trazer aprendizado sobre o tema, para reflexão do grupo sobre quais ações podem ser realizadas nas UBSs onde o PET trabalha, a fim de promover mudanças que façam a diferença no serviço e na comunidade. Neste mesmo dia, o grupo realizou a reunião semanal e o sorteio do amigo secreto de final de ano.

20131118_193826 20131118_19310220131118_193558

REFORMA DO CENTRO COMUNITÁRIO

O grupo PET PISC participou da reforma do centro comunitário anexo a UBS 14 que ocorreu entre os dias 7 e 10 de Novembro. O local agora servirá como campo de estágio do curso de fisioterapia e também para a prática de atividades do PISC. Participaram desta iniciativa, além do PET, os alunos do 9° e 10° semestres do curso de fisioterapia, professores e técnicos administrativos.

         

V SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

Este ano, V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ocorreu entre os dias 30 de Outubro e 01 de Novembro na Unipampa – Campus Bagé e teve como tema “Discussão, Participação, Cidadania”. Uma das principais atividades propostas pelo evento foi a Mostra Científica, que totalizou 1526 trabalhos aprovados. O grupo PET PISC participou do evento apresentando cinco trabalhos, sendo eles “Relato de Experiência: A importância da capacitação do cuidador para o acompanhamento do idoso dependente ou semidependente”,  “Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva: Promovendo Educação em Saúde em Atenção Básica”, “Acuidade na  Realização de  Ações Educacionais no Grupo Hiperdia para Melhorar a Adesão dos Encontros”,  “Ação em Saúde Coletiva: Relato de Caso Clínico, Avaliação, Suspeita e Confirmação de Soltura de Prótese Total de Quadril por Integrantes do Programa PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA – PISC” e “Incidência e Prevalência de Doenças Sexualmente Transmissíveis em Mulheres: Um Relato de Vivência em Uruguaiana-RS” apresentados pelas bolsistas Juliana, Denise, Luíza e Taciane, respectivamente. Além das apresentações, o grupo também participou da reunião com os outros grupos PETs, realizada pelo PET-Engenharias, que tinha como tema “O grupo PET participa e discute cidadania?”. Este momento do evento teve como objetivo promover uma maior interação com os grupos.

 

         

CONSULTÓRIO NA RUA: REPENSANDO A PRÁTICA EM SAÚDE

Dentre diversas ações que o PISC realiza, o mais novo campo que seus petianos estão realizando atividades é o Consultório na Rua do município de Uruguaiana, segundo o Ministério da Saúde o consultório constitui uma modalidade de atendimento extramuros (oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sócio-cultural da população), dirigida aos usuários que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde. O consultório é um dispositivo clínico-comunitário que oferta cuidados em saúde aos usuários em seus próprios contextos de vida, adaptados para as especificidades de uma população complexa. Promovem a acessibilidade a serviços da rede institucionalizada, a assistência integral e a promoção de laços sociais para os usuários em situação de exclusão social, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania. O Consultório na Rua se caracteriza como uma oferta programada na perspectiva da integralidade da saúde a um dos segmentos mais fragilizados da sociedade, atendendo assim de forma equânime estes indivíduos. Ao acolher um segmento populacional em situação de exclusão social, que se auto-exclui ou que é excluída da rede de serviços, o objetivo é intervir inserindo esses usuários na rede SUS e conceder-lhes o direito à saúde pública, funcionando como porta de entrada no sistema de saúde. A equipe do Consultório na Rua Papo Cabeça conta com uma equipe volante mínima com formação multidisciplinar, no qual acolheu os petianos com grande entusiasmo, mostrando o serviço e suas perspectivas de trabalho. Os alunos participam do grupo de estudo semanal do consultório, na qual são discutidos os mais diversos assuntos ajudando na construção e formação da equipe, através de apresentações, rodas de conversas e discussões. O Ministério da Saúde ressalta que o papel dos profissionais é exatamente o de acessar um segmento que muitas vezes está à margem da rede de saúde e social por temer o estigma e a rejeição. A aceitação de cada um destes usuários enquanto sujeitos e o respeito ao lugar que ocupam na escala social confere ao Consultório na Rua a possibilidade de construção de um vínculo de confiança, base sobre a qual se desenvolverá o trabalho.

 

REUNIÃO SEMANAL DO GRUPO

Dia 18 de Outubro, o grupo realizou mais uma de suas reuniões semanais. Nesta reunião os petianos discutiram sobre os assuntos trazidos nos eventos que o grupo participou neste mês.

CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MOACIR RAMOS

No dia 17 de outubro, às 16 horas os bolsistas do PET PISC palestraram em uma capacitação para os professores da Escola Municipal Moacir Ramos, em Uruguaiana, onde foi abordado o tema: “Doenças Crônicas na Infância: Epidemiologia, Fatores de Risco, Hábitos de Vida e Aspectos Preventivos”. Os acadêmicos falaram sobre Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Nutrição e Obesidade.Participaram desse momento, os acadêmicos Gabriel Gollino e Graziela Scheuer do curso de Farmácia, que abordaram sobre Diabettes Melittus; Juliana Holstein e Gleice Casagrande, do curso de fisioterapia, que discutiram sobre Hipertensão Arterial; Ana Paula Caurio e Solange Pinheiro do curso de enfermagem, que falaram sobre Nutrição e Obesidade.          

PARTICIPAÇÃO NA 77° EXPOFEIRA DE URUGUAIANA

Nos dias 3 e 4 de Outubro o PET PISC participou da 77° Expofeira de Uruguaiana. Durante o evento o grupo realizou atividades lúdicas com as crianças que foram visitar a feira, a qual teve como proposito apresentar conceitos básicos sobre a anatomia e a fisiologia humana utilizando bonecos anatômicos.

         

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR: HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

  Nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, aconteceu I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde no teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, na cidade de Uruguaiana/RS, o qual trazia temáticas atuais e relevantes para o desenvolvimento de estudantes e profissionais da saúde para o fortalecimento do SUS. Participaram do evento as petianas Ana Paula Caurio e Juliana Holstein apresentando os trabalhos Práticas Integradas em Saúde Coletiva: Estudo de Caso que Envolve a Visita Domiciliar Como Estratégia de Cuidado e  Processo De Enfrentamento Da Situação De Luto: Relato de experiência de acadêmicos do PISC, respectivamente.

16° CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM

O congresso visou assuntos no quesito atualização do atuar em enfermagem, trouxe assuntos atuais e capiciosos, onde a humanização do cuidado foi colocada m primeiro lugar em todas as discussões.

O mesmo ocorreu nos dias  02 a 05 de Outubro em Vitória/ES umas das três ilhas-capitais brasileiras e por coincidência a terceira capital mais antiga do país. No congresso a petiana Solange Pinheiro de Moura participou, além da apresentação do trabalho “Ética no atendimento profissional: Relato de vivência no Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva”, do curso de enfermagem no planejamento reprodutivo, onde foi repassado além de métodos contraceptivos, a legislação vigente e os preceitos do SUS à respeito da temática. Segundo a petiana, o curso foi muito válido, pois leva o profissional para além do tecnicismo e cientificismo, pra a humanização de todo o processo de cuidar e em todas as fases.

SOLANGE PINHEIRO DE MOURA

XVIII ENAPET

O ENAPET é o evento que reune os grupos PET do Brasil, nele são discutidos temas referentes as políticas do PET e também é uma oportunidade que os grupos tem de conhecer os trabalhos uns dos outros. O XVIII ENAPET aconteceu em Recife entre os dias 1 e 6 de Outubro.  O grupo PET PISC marcou presença com os petianos Denise Leão, Fabiana Guterres, Gleice Casagrande, Marco Aurélio Chiquetti, Rodrigo Lima, Taciane Maia e o tutor Rodrigo Balk. A petiana Denise apresentou o trabalho Caracterização  dos Pacientes Neurológicos  da Atenção Básica de Uruguaiana, o qual foi muito elogiado.

         

ENCONTRO NO CENTRO ESPÍRITA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE

O grupo PET PISC, a convite do Centro espírita Fé, Esperança e Caridade, vem promovendo atividades sociais em parceira com o mesmo. Estas atividades, ocorrem mensalmente e consistem em encontros multidisciplinares com mulheres, na faixa etária dos 20 aos 70 anos, em vulnerabilidade social onde são discutidos temas como cuidados com a saúde e bem estar.

No dia 14/09, foi realizado o segundo encontro com o grupo onde foi discutido o tema higiene pessoal. Participaram deste encontro os bolsistas Gabriel e Taciane.

         

CONGRESSO DE LAS MADRES 

Durante os dias 5, 6 e 7 de setembro, o petiano Rodrigo L. Rodrigues se fez presente no XII Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos, na cidade de Buenos Aires – Ar. Com o tema O outro sou eu – “Coragem para propor, coragem para decidir, coragem para fazer” o congresso possibilitou o intercâmbio nas mais diversas áreas da Saúde Mental, podendo conhecer e debater a forma como é trabalhado o tema no país vizinho, como o movimento social em Saúde Mental é de grande importância e influência na Argentina, representado pelas Madres de La Plaza de Mayo, no qual mantêm a organização do evento.

O petiano apresentou o trabalho intitulado II Parada Gaúcha do Orgulho Louco: Um Movimento Para a Vida, expondo a participação do PISC no movimento em Saúde Mental na cidade de Alegrete, no qual se fortalece cada vez mais, e já estendendo o convite para a III Parada Gaúcha do Orgulho Louco, que será realizada no dia 25/10.  Além do acréscimo no conhecimento, os alunos que lá estiveram puderam conhecer um pouco mais da cidade portenha e sua cultura.

 

HIPERDIA

Neste dia 5 de Setembro, as bolsistas Ana Paula Caurio e Gleice Casagrande do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva – PISC realizaram o encontro do Grupo Hiperdia na Unidade Básica de Saúde nº 7, Bairro União das Vilas. O grupo Hiperdia é voltado para os usuários hipertensos e diabéticos e acontece quinzenalmente na UBS 07, onde participam além dos usuários acometidos por essas patologias, as agentes comunitárias de saúde e a enfermeira da unidade. Neste encontro, realizamos atividades educativas com o intuito de sanar dúvidas, possibilitar a ampliação do vínculo entre a equipe e os usuários, sendo um espaço, além da consulta individual, de troca de informações e orientações. A experiência de fazer parte de um programa de tamanha importância como o HIPERDIA, contribui de forma expressiva para a formação acadêmica. Além de contribuir na melhora do funcionamento da unidade e principalmente na melhoria da qualidade de vida dos usuários do programa.

FESTA SURPRESA PARA O TUTOR

No dia 20/08, os petianos prepararam uma festa surpresa para a comemoração do aniversário do tutor.

       

REUNIÃO DO GRUPO PET PISC 09/08

Neste dia, uma das pautas da reunião foi a apresentação do projeto de pesquisa pela petiana Luíza. Os petianos ainda homenagearam o tutor pelo dia dos pais.

INICIANDO O SEMESTRE 2013/1, APRESENTAÇÃO DA DCG PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA

Início das aulas da DCG do PISC com a apresentação do plano de ensino pelo tutor Rodrigo.

XVI SULPET

Nos dias 30 de Maio a 02 de Junho foi realizado o encontro dos PETs da Região Sul, o XVI SULPET na cidade de Rio Grande – RS, na Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Participaram deste evento as acadêmicas Ana Paula Caurio, Denise Leão e Fabiana Guterres representando o PET PISC – Práticas Integradas em Saúde Coletiva da Unipampa.

O evento teve por objetivo promover o debate e a reflexão sobre o programa de educação tutorial entre acadêmicos participantes, professores tutores e egressos visando manter a filosofia, características e objetivos do programa, com ênfase na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A programação foi constituída de Grupos de Trabalhos (GTs), espaço cultural, reunião de tutores e Membros do CLAAS e apresentação de trabalhos. As petianas do PISC apresentaram o trabalho intitulado “Práticas Integradas em Saúde Coletiva: Ampliando a multiprofissionalidade, potencializando a interdisciplinaridade Relato de Extensão Universitária no Sul do Brasil.

O PET Práticas Integradas em Saúde Coletiva é constituído de acadêmicos e docentes de diferentes cursos da área da saúde trabalhando de modo multidisciplinar e interdisciplinar, o que os permite exercer diferentes saberes em prol do cuidado integral do usuário.

Segundo o relato da petiana Fabiana Guterres: “Nós, do PISC sabemos que é importante adquirir conhecimentos técnicos e científicos para a qualificação no atendimento, porém acreditamos que esse não é o objetivo central. O PISC é coletividade, tem por objetivo formar profissionais comprometidos com as necessidades de saúde da população, transpondo os muros da Universidade”.

A importância dos grupos PETs na construção da autonomia do estudante de forma ampla e intensa foi um dos temas abordados por um dos palestrantes, sendo este o que mais chamou atenção da petiana Ana Paula Caurio.

O XVI Sulpet foi de grande importância para a formação acadêmica das petianas, que trouxeram muitas contribuições para o grupo PET PISC, onde encontram a possibilidade de uma formação qualificada e cidadã através de experiências distintas.

         

 

 

 

 

 

 

II PAMPAPET

Nos dias 3, 4 e 5 de Maio o grupo PET PISC participou do II PampaPet, encontro dos grupos PETs dos diversos campus da Universidade Federal do Pampa, realizado em Jaguarão.

No evento os alunos puderam conhecer os outros grupos e os trabalhos realizados pelos mesmos, foram realizadas reuniões para debates de assuntos relacionados à política dos grupos PETs, apresentações de comunicações orais e oficinas e a eleição dos representantes docentes e discente do CLAA-PET. O PET PISC apresentou o trabalho sobre a “DCG do PISC” e ofertou a oficina “Integralidade na Atenção à saúde”.

Participaram do II PampaPet os grupos PET do campus de Jaguarão (PET Letras Jaguarão, PET Pedagogia, PET Produção e Politica Cultural da História e PET História da África), campus de Uruguaiana (PET Fisioterapia, PET Veterinária e PET PISC), campus de São Gabriel (PET Biologia), campus de Bagé (PET Engenharias e PET Com.Texto Digital Letras), campus de Dom Pedrito (PET Agronegócio) e do campus de Alegrete (PET Ciência, Tecnologia e Saúde), além da pró-reitoria de graduação, os tutores, o diretor do campus Jaguarão, o prefeito da cidade e tutor do PET Computação da UFRGS Dante Augusto Couto Barone que palestrou na noite de sexta–feira.               

pisc 1         

 

 

 

 

II SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA

O Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) do Campus Uruguaiana, realizou entre os dias 4 e 6 de abril, o II Seminário de Práticas Integradas em Saúde Coletiva. Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia (Uruguaiana), Nutrição (Itaqui) e Serviço Social (São Borja) da UNIPAMPA, além de profissionais das diversas áreas da saúde, tiveram presença marcante no evento.

No primeiro dia de atividades, as professoras Odete Messa Torres, do curso de Enfermagem, e Lana Carneiro Almeida, do curso de Nutrição, palestraram acerca do eixo temático, “A Integralidade no Cuidado e a Interdisciplinaridade no Trabalho em Saúde”. Nos dias seguintes, os palestrantes Mariana Bertol Leal, representando o Ministério da Saúde e Rede Unida, e Jorge Senna, representando a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, discutiram acerca do eixo “Educação Popular e os Estágios de Vivência no SUS”.  O eixo temático sobre “Controle e Participação Social em Saúde” teve a participação do coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Renato Jorge Trindade Corrêa. O último dia foi destinado à realização de oficinas relacionadas aos temas propostos no Seminário. O evento contou com 150 participantes em oficinas e apresentação de 47 trabalhos na área de Saúde Coletiva, sendo 27 na modalidade oral e 21 banners.

De acordo com o coordenador, professor Rodrigo de Souza Balk, o Seminário foi todo organizado a partir de bolsistas e voluntários do PISC e sua realização proporcionou reflexões e atualizações acerca da saúde pública, além de fortalecer a formação e integralização dos cursos da UNIPAMPA e com os diferentes setores da saúde municipal.

 

DISCIPLINA COMPLEMENTAR DO PISC

No segundo semestre de 2012 teve início a primeira Disciplina Complementar Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), foi a primeira vez que a mesma foi disponibilizada para os alunos da UNIPAMPA Campus Uruguaiana.

A Disciplina Complementar PISC tem como objetivo um de seus objetivos fazer com que o Projeto PISC se torne conhecido pelos acadêmicos e, que os mesmos possam, simultaneamente, desenvolver um pensamento crítico à respeito dos princípios éticos do SUS: Universalidade, Equidade e Integralidade.

Os acadêmicos, também, conheceram a história da Reforma Sanitária no Brasil.

O fato de ser uma Disciplina ofertada de forma pluridisciplinar faz com que os acadêmicos dos cursos presentes possam dialogar entre si, levando-os ao contato interdisciplinar, tão importante para a vida acadêmica.

A disciplina está sendo ofertada novamente no primeiro semestre de 2013.

 

IV SIEPE –  COMPARTILHE SABERES, VIVENCIE EXPERIÊNCIAS, ALMEJE SUSTENTABILIDADE 1560713_635042743222868_1173366346_n

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012 ocorreu o IV SIEPE (Salão Internacional de Ensino e Pesquisa e Extensão) em Bagé.

Na segunda pela manhã saíram 7 ônibus de Uruguaiana rumo ao evento. Durante o evento os bolsistas PET PISC tiveram a oportunidade de trocar experiências. Os bolsistas publicaram trabalhos orais e pôsteres, nas categorias ensino, pesquisa e extensão. 

X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA

Nos dias 14/11/2012 a 18/11/2012 aconteceu o 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva na cidade de Porto Alegre/ RS. Estavam presentes, representando o PET PISC os alunos Danielle Scholz, Fernanda Fettermann, Mariana Mattia Correa, Rafael Malheiros,Paola Gomez e Elaine Bueno, juntamente com a Prof. Odete Torres. Foram apresentados diversos trabalhos mostrando as diversas atividades desenvolvidas pelo Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva, levando o mesmo cada vez mais longe.

Contribuição: Acadêmica Mariana Mattia   

                                  

XI CONGRESSO DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS LAS MADRES

Durante os dia 6, 7 e 8 de setembro de 2012 aconteceu o XI Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos Las Madres, em La Plata, Argentina. Estiveram presente nesse Congresso as bolsistas PISC Denise Maia Leão e Solange Pinheiro de Moura, que apresentaram trabalhos nas formas oral e pôster, partilhando experiências do PISC e agregando novos conhecimentos.

                                                                                                                                                                                       

 

 

 

 

II SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

A acadêmica de  fisioterapia Elaine Alegre Bueno bolsista Pet/PISC tem trabalho aprovado entre os sete de modalidade oral no II Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso, no mesmo do evento a bolsista PROEXT/Pisc Márcia Helena Cardoso,  também acadêmica de fisioterapia, apresenta um dos seus trabalhos. Na imagem vemos o tutor PET/PISC Profº Dr. Rodrigo de Souza Balk prestigiando o evento como avaliador dos trabalhos.

EVENTO ENAPET

No período de 22 a 27 de julho de 2012 as discentes Paola Gomez e Mariana Correa juntamente com os tutores Maria de Lourdes Custódio Duarte e Rodrigo Balk estiveram participando do décimo sétimo encontro nacional dos PETs (ENAPET), na cidade de São Luis- MA.

Neste evento foi possível ter maior esclarecimento acerca das diversas funções que um grupo PET é responsável, desde gerenciamento a movimento estudantil. O principal momento se fez no encontro por áreas, onde tivemos oportunidade de relatar detalhadamente o trabalho desenvolvido no PISC, trocando experiências e construindo novos olhares no sistema de trabalho em saúde.

Contribuição de: Paola Gomez – Acadêmica de Fisioterapia  Mariana Mattia – Acadêmica de enfermagem

 

TELA PISC

Onde apresentamos filmes infantis que passam sempre uma mensagem que acrescenta valores às crianças, que contribuam para sua formação intelectual.

Ao final de cada apresentação é feito um debate, aonde é discutida a mensagem do filme, seja de coragem, amizade, capacidade, tolerância com o diferente…

Promovemos com esses debates uma reflexão sobre o assunto, trazendo da grande tela temas pertinentes para que as crianças possam tirar dúvidas ou falar de suas experiências.

A atividade teve a parceria da ILHA do MARDUQUE, que forneceu o espaço físico, pipoca e refrigerantes para a alegria da criançada!!

O TELA PISC para um acadêmico integrante PET/PISC dá oportunidade de interagir com a população mais jovens, podendo trabalhar com crianças em situação de risco, dando uma atividade com a qual podem crescer como indivíduos, podendo mudar a realidade futura, pois, certamente essas crianças estariam ociosas na rua e, agora com o TELA PISC aproveitam e compartilham informações e ainda se divertem!!

O Projeto TELA PISC já está surtindo resultados científicos, gerou ótimas experiências aos integrantes PET/PISC e até um relato de experiência submetido no ABRASCO, onde narramos nossa vivência no projeto, e qual a finalidade da participação na comunidade!

Contribuição de: Elaine Alegre Bueno – Acadêmica de Fisioterapia e Bolsista PET-PISC