Extensão

Nesta página, você encontrará atividades de extensão que estão sendo realizadas pelo grupo PET PISC – Práticas Integradas em Saúde Coletiva. 

PROJETOS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2019

1. ATIVIDADES REALIZADAS NA COMUNIDADE

O PISC, desde sua criação, consolida-se junto à comunidade de Uruguaiana através de atividades realizadas na comunidade junto aos agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos das ESF, a fim de fortalecer o sentido de trabalho em equipe no cenário de saúde municipal e elaborar estratégias em conjunto para a saúde social da comunidade.

Dessa forma, é dedicado três turnos semanais para a realização das seguintes atividades: visitas domiciliares junto às comunidades das estratégias de saúde da família 14, 17 e 22, onde são realizadas ações de educação em saúde e educação permanente. Nestas atividades os usuários da atenção básica são atendidos por acadêmicos de diferentes cursos, tais como enfermagem, farmácia e fisioterapia, que visam a prevenção de danos e agravos, a promoção da saúde e a reabilitação, promovendo a qualidade de vida, fortalecimento do vinculo entre usuário-serviço e qualificando a formação acadêmica.

Responsável: Todo grupo PET

2. ATIVIDADE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS):

O PISC desenvolve atividades dentro do âmbito da saúde mental de Uruguaiana no CAPSII,  em conjunto com a equipe interdisciplinar que atua na unidade, é possível o planejamento das tarefas  desenvolvidas nos grupos de educação e saúde e oficinas de artesanato contando com a participação dos petianos, além das atividades pontuais como oficina de pilates, ministradas pelas petianas do curso de fisioterpaia, a ação do dia da beleza onde foram entregadas faixas de “miss e mister” aos usuários, a fim de promover a melhora da autoimagem e autocuidado. A saúde mental é um campo necessário e propício ao conhecimento, agregando a sua formação experiências únicas, além de possibilitar a vivência na equipe interdisciplinar  e fortalecer o trabalho em grupo.

3. AVALIAÇÃO PROCESSUAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A avaliação processual das atividades realizadas acontece anualmente e envolve acadêmicos,  bolsistas, docentes, técnicos administrativos em assuntos educacionais, profissionais dos serviços de saúde e comunidade. Essa avaliação é realizada de forma individual a cada atividade e coletivamente a cada semestre, tendo como principal objetivo avaliar o andamento do planejamento anual.

Responsável: Todo grupo PET

4. REALIZAÇÃO E ENTREGA DE RELATÓRIOS QUINZENALMENTE

São entregues quinzenalmente relatórios das atividades realizadas, nos quais contém a descrição da atividade e o impacto causado na comunidade e no petiano. Além disso, devem conter nos relatórios, soluções para as dificuldades encontradas durante as visitas domiciliares e as atividades. Tem-se como principal objetivo do relatório, a avaliação do andamento das atividades propostas.

Responsável: Todo grupo PET

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM A AAPECAN

Durante o semestre 2018/2 fechamos parceria com a AAPECAN: Onde desde então sendo desenvolvidos grupos com a temática voltada à saúde e bem-estar, além das atividades pontuais promovidas pelo PISC, como oficina de dança, em parceria com o educador físico Vinicius Mariano, oficina de pilates desenvolvidas pelas acadêmicas de fisioterapia, também petianas, e visita à UNIPAMPA.

6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM O LAR DA VELHICE SÃO VICENTE DE PAULO

Durante o semestre 2019/1 fechamos parceria o Lar da Velhice: A proposta é desenvolver atividades extensionistas com os idosos, orientações em saúde e capacitação às cuidadoras.

7. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CREAS

Retomamos nossas atividades junto ao CREAS, participando ativamente do planejamento e gestão dos grupos de convivência com crianças e adolescentes, ministrando palestras sobre temas diversos, no que tange a temática de saúde coletiva e relacionada à temas sociais que implicam no bem estar e saúde, além das atividades de extensão direto com a comunidade.

8. PARCERIA FECHADA COM O CRAS

Durante o segundo semestre de 2019 o pisc iniciará com as atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A proposta inicial é desenvolver atividades com o grupo de mulheres, que é bastante ativo no serviço. O cronograma de atividades do PISC será baseado nas atividades já desenvolvidas no serviço, com o intuito de trazer temas pertinentes para os grupos, mas com foco agora na saúde.

As atividades ocorrerão por meio de rodas de conversas e dinâmicas, buscando assim, aproximar essas mulheres do serviço de saúde, promovendo seu empoderamento pessoal e para com sua saúde no âmbito da atenção primária.