Edição nº1 Março de 2021 – Inteligência Emocional na Veterinária | Grupo PET Veterinária

Edição nº1 Março de 2021 – Inteligência Emocional na Veterinária

Inteligência emocional na veterinária

Os cursos de medicina veterinária capacitam tecnicamente profissionais para as mais diversas áreas, contando com com mais de 300 polos de ensino da profissão no Brasil, segundo o site do MEC em 2019. Entretanto, somente o conhecimento técnico não é suficiente para se diferenciar no mercado de trabalho. Por isso, é necessário desenvolver outras habilidades, dentre elas, a inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma habilidade em que a pessoa consegue compreender e gerir suas próprias emoções de forma muito mais eficiente, prática e racional. Nesse sentido, um profissional inteligente emocionalmente consegue criar motivações e persistir em um objetivo apesar das adversidades.

Os médicos veterinários são profissionais da saúde, assim, precisam lidar com uma carga emocional intensa que pode causar impacto em sua vida pessoal, como a  perda de pacientes, rotina com carga horária excessiva, pouca valorização e as emoções dos clientes e equipe. Existe ainda uma questão que diferencia os veterinários dos demais profissionais de saúde, que é a decisão da eutanásia, outra situação que pode trazer uma carga mais emocional ao trabalho. Em consequência disso, a síndrome de Burnout (exaustão emocional associada ao trabalho) é frequente entre os médicos veterinários.

Diante de tantos desafios, é essencial que os médicos veterinários se tornem cada vez mais inteligentes emocionalmente. Sob tal ótica, é importante ressaltar que  existem 4 pilares com um total de 12 competências para maximizar a inteligência emocional. Esses pilares são o autoconhecimento, autogestão, empatia e gestão de relacionamentos. Por isso, o primeiro passo para dominar essas competências é o autoconhecimento.

A melhor forma de se autoconhecer é observar e identificar as emoções precocemente, mesmo que esse processo não seja simples. Por isso, existem algumas estratégias que podem ajudar como: listar os sentimentos presentes em determinadas situações, reconhecer as principais realizações e identificar seus hobbies. Além disso, a meditação e a terapia podem ser grandes aliadas no caminho para a inteligência emocional.

Desse modo, com um maior grau de autoconhecimento e maneiras de lidar com as situações delicadas relacionadas à rotina do trabalho, o médico veterinário torna-se um profissional mais completo e apto a enfrentar os desafios.

Autoria: Jade Pellenz