I CLINIVET – 2022 | Grupo PET Veterinária

I CLINIVET – 2022

O Clinivet surgiu da necessidade de trazer um evento com a abordagem da clínica médica de cães, gatos e animais silvestres, para proporcionar à comunidade acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unipampa um ambiente de aprendizado e trocas de experiências com profissionais da área. A primeira edição do evento ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022 e contou com palestras de profissionais atuantes de diversas áreas da clínica médica e cirúrgica dentro da temática da edição, minicursos e uma mostra científica. Ao total o evento obteve 158  participantes inscritos, dentre eles 33 também participaram dos minicursos ministrados ao longo da programação.

O primeiro dia do evento contou com a palestra “Casos clínicos na rotina de felinos domésticos” com a especialista em medicina felina, Mirela Paim, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias com ênfase em Medicina Felina da UFRGS, onde também realizou seu mestrado. Mirela é egressa do curso de graduação em Medicina Veterinária da Unipampa, tendo realizado a residência em Clínica Médica de Pequenos Animais, também no HuVet da Unipampa. Neste primeiro dia também ocorreu a palestra “Valorização profissional na Medicina Veterinária” com Leonel Leão, médico veterinário residente em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais do HuVet – Unipampa. Mirela e Leonel, uniram-se aos egressos do curso de veterinária da Unipampa, Dimas Dal Magro Ribeiro e Marinara Macelai Leite, integrando a roda de conversas sobre trajetórias na pós-graduação. No primeiro dia do evento Mirela Paim também ministrou o minicurso Manejo do paciente felino.

A médica veterinária Desydere Trindade, professora do departamento de pequenos animais da UFSM, mestre e doutora em cirurgia de pequenos animais pela mesma universidade, proferiu a palestra “Dermatologia veterinária é uma opção para o meu futuro?” e também ministrou o minicurso “Dermatologia por onde começar?” no segundo dia do evento. Neste dia também ocorreu a palestra “Casos cirúrgicos de rotina em pequenos animais” por Bernardo Schmitt, médico veterinário responsável pelo setor de cirurgias ortopédicas da clínica veterinária HospVet em Uruguaiana, com formação em medicina veterinária e residência em Cirurgia de Pequenos Animais pela UFPEL, mestrado em medicina veterinária pela UFSM e doutorado na mesma área pela UFRGS.

Fechando a programação do evento, o terceiro dia de atividades foi voltado aos animais silvestres, com a palestra “Rotina Clínica de Animais Silvestres” da médica veterinária Raqueli França, professora da disciplina de animais silvestres e exóticos da UFPEL onde coordena o NURFS – Núcleo de reabilitação de fauna silvestre, e também é orientadora do Programa de residência de medicina de animais silvestres, possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFSM. A professora Raqueli também ministrou o minicurso Confecção de dardos anestésicos para animais selvagens durante o terceiro dia do Clinivet.

Ao decorrer de todo evento ocorreu a I Mostra Científica Clinivet, na qual 21 resumos de relatos de casos clínicos e resultados de pesquisa científica foram aprovados e apresentados em uma mostra de banners. Quatro trabalhos foram selecionados para apresentação oral no último dia do evento, e dentre eles três receberam as menções honrosas da mostra: “TRIPANOSSOMÍASE EM UM CÃO” de autoria de Patrick da Silva Magalhães, recebeu menção honrosa de 1° lugar; “AFECÇÃO CARDÍACA OU RESPIRATÓRIA? ESTUDO RETROSPECTIVO EM CÃES E GATOS” de autoria de Vitória Dotto Ragagnin Prior, recebeu menção honrosa de 2° lugar; e “EPILEPSIA SINTOMÁTICA COM SUSPEITA NEOPLÁSICA EM CANINO: RELATO DE CASO” de autoria de Mirela Libardi, recebeu menção honrosa de 3° lugar.

Todos os resumos podem ser lidos nos Anais da I Mostra Científica Clinivet!

Confira aqui a página de fotos desta edição do Clinivet!