Edição nº1 Fevereiro de 2023 – O papel do Médico Veterinário na Saúde Pública | Grupo PET Veterinária

Edição nº1 Fevereiro de 2023 – O papel do Médico Veterinário na Saúde Pública

A partir da resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), os médicos veterinários passaram a ser considerados como profissionais da área da saúde, o que mostra sua grande relevância para a área. Por ser uma profissão que  contribui para a efetividade das ações do Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas como epidemiologia, vigilância sanitária, gestão, vigilância ambiental, realizando o rastreamento e combate de doenças com potenciais zoonóticos, as quais são transmitidas entre animais ehumanos, o médico veterinário deve ser bastante valorizado. 

A saúde pública veterinária tem por objetivo proteger e promover a saúde humana através dos cuidados com os animais, por meio da vacinação, exames, manejo adequado dos patógenos com potencial zoonótico, dentre outros.   

Cerca de 60% das doenças humanas são de caráter zoonótico e 75% têm origem na fauna silvestre, sendo os médicos veterinários os únicos profissionais capacitados para prevenir, diagnosticar e tratar evitando que essas doenças cheguem aos humanos. 

As principais atribuições do Médico Veterinário na Saúde Pública são: 

– Diagnóstico, controle e vigilância em zoonoses; sendo esta a de maior destaque. 

– Estudos comparativos da epidemiologia de enfermidades não infecciosas dos animais em relação aos seres humanos; 

– Intercâmbio de informações entre a pesquisa médica veterinária e a pesquisa médica humana;

– Estudo sobre substâncias tóxicas e venenos provenientes dos animais considerados peçonhentos e Inspeção de alimentos e vigilância sanitária; atuando em algumas áreas que são exclusivas de sua profissão.

– Supervisão da criação de animais de experimentação; 

– Estabelecimento de interligação e cooperação entre as organizações de Saúde Pública e Veterinária com outras unidades relacionadas com animais.

Abordando melhor a área de vigilância sanitária observamos marcos importantes para a sua consolidação: Em 1990 houve a criação do Centro Nacional de Epidemiologia e em 2003 a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) pelo decreto nº 4.726, de 09 de junho de 2003. Estas instituições do Ministério da Saúde promovem a reunião das ações nacionais, bem como seu planejamento e operação. As ações são realizadas pelo SUS em cada região do país, sendo atuante em diversas áreas de vigilância citadas anteriormente e ainda mais.

Algumas pessoas ainda não sabem da importância do médico veterinário nessas áreas e por isso ampliar a divulgação a respeito da atuação do médico veterinário e a inserção deste profissional na área da saúde pública é de suma importância, essa pode ser realizada com trabalhos educativos e informativos. Além disso, trabalhos junto aos Conselhos de Saúde, meio ambiente e agricultura, são importantes para que os conselheiros auxiliem na divulgação das ações realizadas direta e indiretamente na Saúde Pública, em todos os segmentos da sociedade civil e para a população em geral.