Institucional | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 3

Encontro dos programas Pibid e Residência Pedagógica em Bagé e Jaguarão

No dia 06/10 foi realizada o segundo encontro entre os integrantes dos programas institucionais do PIBID e Residência Pedagógica.

Neste segundo encontro participaram os integrantes das licenciaturas que compõem os subprojetos de Bagé, Dom Pedrito, Caçapava e Jaguarão que participaram online. O tema central dos encontros foi as políticas públicas para formação inicial de professores: Reflexões a partir do PIBID e do Residência.
A professora Claudete Martins realizou palestra sobre temática, com a mediação do professor Ailton Jesus Dinardi, coordenador institucional do PIBID. Posteriormente, ocorreram as nove oficinas pela parte da manhã. Durante a tarde ocorreu encontro entres os pares: residentes, pibidianos, docentes da educação básica e docentes do ensino superior e por fim, para finalizar o encontro ocorreu o Painel sobre as contribuições do PIBID e da Residência Pedagógica para a aprendizagem da docência, mediado pela professora Claudete Robalos, coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica.

Bagé
Bagé
Coordenadores Institucionais dos Programas Prof. Ailton e Profa. Claudete
Oficina Bagé
Docentes Jaguarão
Oficina em Jaguarão

Alunos do Pibid Espanhol participam do evento “IntraPibid e RP”

O evento, ocorrido no dia 06 de outubro, no auditório do campus Bagé, possibilitou a interação dos bolsistas e dos professores do Pibid Espanhol com os demais alunos e professores dos outros programas.

Na data, os alunos tiveram a oportunidade de debater a importância do programa e outras questões relacionadas à caminha docente, além de participarem das oficinas ofertadas na programação do evento.

]

Encontro dos programas Pibid e Residência Pedagógica em Uruguaiana

bolsistas do Pibid de São Borja

O evento sediado  em Uruguaiana em 22 de setembro contou com a participação dos subprojetos da Fronteira Oeste, coordenados pelos cursos de Licenciatura de Ciências Humanas, campus São Borja; Matemática, campus Itaqui; Ciências da Natureza e Educação Física do campus de Uruguaiana. Participaram docentes orientadores, coordenadores de área, preceptores, supervisores da educação básica, residentes e pibidianos.

O encontro presencial foi planejado com o objetivo de socializar as atividades realizadas e de identificar os desafios e dificuldades enfrentados no processo de implementação das ações.

A coordenadora de área do PIBID do subprojeto de Sociologia, Profa. Andréa Narvaes, destaca que o evento atendeu, de forma excelente, os objetivos propostos.

 

PIBID Espanhol – bolsistas realizam aula com a temática da América Latina

No dia 29 de setembro, as alunas do grupo 2, ministraram uma aula sobre a América Latina. A ideia era que os alunos conhecessem o território latino-americano, seus países e bandeiras.

A aula foi dada para duas turmas simultâneamente, 8° e 9° ano. Durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o mapa e também falarem o que conheciam de cada país.

SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PARTICIPA DA AÇÃO PORTAS ABIERTAS NO CAMPUS JAGUARÃO

    Nos dias 30 e 31/08 e 01/09, o Campus Jaguarão através dos seus cursos proporcionou à comunidade jaguarense a oportunidade de conhecer o campus, os cursos de graduação e os projetos desenvolvidos pelos professores. Contamos com a visitação das escolas de ensino fundamental e ensino médio, além de outras pessoas da comunidade. Os discentes apresentaram cada curso e seus projetos. O Subprojeto Pedagogia Alfabetização apresentou a brinquedoteca a crianças e a adolescentes, oportunizando a manipulação de materiais didáticos e de livros de literatura. Também explicaram o que consistia o PIBID e o significado do mesmo para a formação inicial. Foi um momento rico de exercício de fala para os bolsistas e de divulgação do trabalho realizado.

PIBID Espanhol – alunos ministram aula sobre a rotina de um estudante uruguaio

No dia  05 de setembro, os bolsistas do grupo 1 prepararam uma aula para o 7° ano sobre a rotina de um estudante uruguaio. Na ocasião, a aluna Ingrid, nascida no Uruguai, levou para apresentar aos alunos uma bandeira do país e também o modelo de uniforme usado em sua antiga escola.

Através da atividade sobre rotina e as experiências levadas por uma das professoras, os alunos puderam conhecer um pouco sobre o país e seus costumes.

PIBID Espanhol debate atividades propostas no livro “América Latina e língua espanhola: discussões decoloniais”

No dia 31 de agosto de 2023 os pibidianos de espanhol, junto com o coordenador e a supervisora do projeto reuniram-se em uma reunião online para debate dos capítulos lidos durante as férias referentes as propostas de atividades presentes no livro “América Latina e língua espanhola: discussões decoloniais” organizado pela Professora Dra. Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva.

PIBID ALFABETIZAÇÃO PARTICIPA DE PROJETO DE PESQUISA DO PPGEDU UNIPAMPA

  No dia 28 de agosto de 2023, o PIBID ALFABETIZAÇÃO foi convidado a participar do projeto de intervenção do mestrando Igor Galho, aluno do PPGEDU UNIPAMPA. O objetivo da pesquisa é discutir a prática como componente curricular no curso de Pedagogia. A participação dos pibidian@s consistiu em apresentar as práticas realizadas pelo PIBID dentro e fora da escola. Foram relatadas atividades de organização e planejamento da prática, bem como a sua execução. A intenção era de informar os alunos do curso de Pedagogia acerca do trabalho desenvolvido no PIBID ALFABETIZAÇÃO.

 

PIBID Espanhol visita a Sociedade Espanhola em Bagé.

No dia 22 de agosto, os bolsistas do projeto que cursam a disciplina de Culturas Hispânicas, ministrada pelo então professor e coordenador do Pibid Espanhol, visitaram a Sociedade Espanhola, que, em decorrência da Semana do Patrimônio, estava aberta com uma exposição de artistas locais sobre a Espanha, além de apresentações de relativas ao país e a fala de uma arquiteta sobre os detalhes da construção.

No dia da exposição, os alunos ainda puderam conhecer as dependências e o acervo do locas.