Unipampa realiza evento de abertura dos Programas Pibid e Residência Pedagógica

Link do YouTube: https://youtu.be/ZYi1KS-oPMI

A abertura dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ocorreu no dia 15 de outubro de 2020. Transmitido por canal da Assessoria de Comunicação Social no Youtube para mais de 600 pessoas, o I Webinário: PIBID – Residência Pedagógica na Unipampa teve como tema: A formação de professores em tempos de esperançar. Continue lendo

PIBID Matemática – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Por Radael de Souza Parolin, Alex Sandro Gomes Leão e José Lucian Brites Pinto.

   “O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica” (CAPES, 2020). Para isso, o programa oferta bolsas a discentes dos cursos de licenciatura de instituições de educação superior participantes de projetos de iniciação à docência em conjunto com as redes de ensino.

   Conforme informações do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), “os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica” (CAPES, 2020). Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

   O Núcleo Matemática do PIBID da UNIPAMPA se forma a partir de dois subprojetos, integrando os cursos de Matemática – Licenciatura dos Campi Bagé e Itaqui. As atividades em Itaqui tiveram início em agosto de 2018 e finalizaram em fevereiro de 2020, considerando-se o último ciclo (acessar edital clicando aqui). O programa contava com a participação de 2 Coordenadores de Área, 2 Supervisoras e 20 Bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Nesse período, o programa foi desenvolvido em parceria com duas escolas, a saber, o Colégio Estadual São Patrício e a Escola Estadual Profa. Odila Villordo de Moraes, contemplando em ambas os anos finais do ensino fundamental e médio. Em cada umas das escolas atuaram 10 bolsistas ID e 1 Supervisora (pertencente ao quadro de professores da própria escola), distribuídos em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental à 3° série do Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde.

   Destacamos aqui ações realizadas no âmbito do projeto. Uma das atividades regulares são as Monitorias, em que cada um dos bolsistas ID foi designado a uma turma e acompanhou as aulas em conjunto com o(a) professor(a) regente. O objetivo foi o de vivenciar a experiência em sala, antecipando o contato com o seu campo de trabalho, como também levar à compreensão dos desafios que a prática pedagógica apresenta.

   Complementarmente às aulas regulares, realizaram-se atividades de estudos no turno inverso ao das turmas. Por isso, essas atividades foram chamadas de Interaulas. Tal espaço possui característica interdisciplinar, com amplo suporte ao que se trabalha de forma regular, suplantando-se na autonomia do bolsista ID, com reconhecimento das diferenças no processo de ensino e aprendizagem e com foco nas dificuldades dos educandos, espaço este comprometido com a educação, a cultura e a sociedade (UNIPAMPA, 2020a).

   No transcorrer do programa, concomitante às atividades realizadas nas escolas, os bolsistas atuaram em diversas atividades no âmbito da universidade e comunidade. Abaixo estão retratadas algumas práticas ao longo do projeto.

1ª Gincana Integração
Realizada no dia 25 de maio de 2019, foi organizada pelos bolsistas ID e teve por objetivo proporcionar momentos de descontração aos alunos e professores do Curso de Matemática, que montaram equipes mistas. Entre a organização e as equipes, contou-se com a participação de quase uma centena de pessoas. Como parte das provas, ainda foram arrecadados roupas e alimentos para doação a entidades sociais.

   

Feira da Educação

   No dia 08 de junho de 2019, ocorreu a Feira da Educação na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, evento que trouxe a mostra de trabalhos e projetos dos cursos de graduação da UNIPAMPA à comunidade. Na oportunidade, os pibidianos  apresentaram atividades envolvendo jogos matemáticos, expondo as atividades e trabalhos desenvolvidos em escolas parceiras do projeto.

  

Programa Forças no Esporte

   Em 25 de setembro de 2019, os pibidianos receberam os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo Ministério da Defesa com apoio do Exército, “tendo como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social.” (BRASIL, 2020). Na oportunidade os bolsistas apresentaram atividades envolvendo jogos matemáticos proporcionando aos alunos uma maneira divertida de aprender e exercitar a matemática.

Visita da Escola Getúlio Vargas

   No dia 17 de outubro de 2019, a UNIPAMPA Campus Itaqui recebeu a visita dos alunos da Escola Getúlio Vargas. Na oportunidade, os pibidianos apresentaram atividades com materiais adquiridos pelo núcleo, com propósito de promover aos alunos uma maneira divertida de aprender e retomar conceitos matemáticos.

   

Apresentação de Trabalhos no 11º SIEPE

   Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019, os bolsistas ID participaram do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNIPAMPA em Santana do Livramento, com a apresentação de diferentes trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, abarcando atividades e práticas ao ensino de Matemática.

        

Anima Campus

   Em 05 de novembro de 2019, aconteceu o 2º Anima Campus, evento aberto à comunidade e que teve por objetivo a mostra de trabalhos e projetos dos cursos de graduação da UNIPAMPA. Nesse dia, os bolsistas ID divulgaram o programa aos visitantes, em sua maioria alunos de escolas da rede pública do município, e apresentaram atividades fazendo uso do material didático adquirido pelo projeto.

     

 

Intervenções pedagógicas: propostas em turmas acompanhadas pelos bolsistas

   No transcorrer do projeto os bolsistas ID ministraram atividades nas turmas onde atuavam, com intervenções que tinham como objetivo complementar as temáticas abordadas pelos professores regentes. Para isso, os pibidianos utilizaram atividades lúdicas e diferenciadas visando tornar o momento mais atrativo e divertido, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem do educando.

        

Processos Formativos de Ação Inicial e Continuada:

   Entre as realizações do programa aconteciam os processos formativos, os quais se concretizaram em encontros com discussão e aplicação de propostas acerca do Ensino de Matemática, promovendo oportunidades de aprendizagem e contribuindo com o processo de formação docente dos bolsistas ID. As atividades foram desenvolvidas por professores do Curso de Matemática da UNIPAMPA Campus Itaqui.

      

   O programa PIBID tem se mostrado muito importante na formação dos alunos, e com sua característica de Iniciação à Docência, permite o desenvolvimento da pesquisa à prática, como suporte às atividades curriculares do curso de Matemática. Ser pibidiano torna-se, portanto, uma marca para o curso, que se sustenta frente à diferentes espaços formativos e à responsabilidade social envolvida aos cursos de licenciatura.

   A continuidade do programa já está programada para os próximos meses, considerando-se a aprovação do núcleo de Matemática. Portanto, haverá um novo ciclo, do qual esperamos ser abraçados pelas escolas parceiras e pela comunidade itaquiense, a fim de contribuir com a formação dos nossos alunos, mas também impactar positivamente os professores já atuantes e toda a comunidade escolar.

Radael de Souza Parolin é professor da Universidade Federal do Pampa e Coordenador de Área do PIBID no subprojeto Multidisciplinar: Núcleo Matemática (2018 a 2020) – radaelparolin@unipampa.edu.br

Alex Sandro Gomes Leão é professor da Universidade Federal do Pampa e Coordenador de Área do PIBID no subprojeto Multidisciplinar: Núcleo Matemática (2018 a 2020) – alexleao@unipampa.edu.br

José Lucian Brites Pinto é discente do curso de Matemática da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui, e bolsista de Iniciação à Docência no subprojeto Multidisciplinar: Núcleo Matemática (2018 a 2020) – josebrites.aluno@unipampa.edu.br

* Nas fotos foi ocultada a identificação de alunos das escolas, afim de preservar sua imagem. Todas as fotos são de propriedade do projeto.

Referências bibliográficas

BRASIL. Exército Brasileiro. Comando de operações Terrestres. Programa Forças no Esporte [página na Internet], 2017. Disponível em: http://www.coter.eb.mil.br/index.php/profesp. Acesso em: 14 de junho de 2020.

CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Chamada Pública para apresentação de propostas. Edital Nº 7/2018, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2020.

CAPES. Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [página na Internet], 2020. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 05 de junho de 2020.

UNIPAMPA. 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNIPAMPA [página da Internet], 2019. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/apresentacao/. Acesso em: 10 de junho de 2020.

UNIPAMPA. PIBID Institucional – Núcleo Matemática – Bagé e Itaqui [página na Internet], 2020. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/matematica-bage/. Acesso em: 10 de junho de 2020.

Versão do texto em *.pdf: clique aqui.

Revisão de Walker Douglas Pincerati.