2ª Socialização e Análise do Dossiê Socioantropológico – PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)

Na manhã do dia 21/06/2021 o grupo PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins) dialogou em sua segunda análise do levantamento socioantropológico. A reunião entre os bolsistas e a supervisora Cristiane Barbosa Soares apontou pautas de análises específicas de perfis e pertencimento entre os estudantes. Além disso, foi discutido muito a questão da escolaridade dos pais dos estudantes, o conhecimento sobre a existência da Unipampa e principalmente a ocorrência do bullying e demais formas de preconceito, e como os estudantes apresentam insatisfações ao presenciar tais ocorrências.

Escola da Floresta em Caçapava do Sul: A criação de uma Escola de Aprendizagem

Na terça-feira do dia 08 de junho de 2021 o grupo Pibid de Caçapava do Sul contou com  presença do Me. Bruno Emílio Moraes. Bruno é Técnico em Assuntos Educacionais, lotado no  Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul. 

O historiador apresentou o projeto que vem desenvolvendo junto a uma equipe multidisciplinar, intitulado Escola da Floresta. Entre as ideias principais estão a criação de uma comunidade de aprendizagem; formação global dos estudantes por meio de tutores; desenvolvimento de uma escola democrática.  A escola ocorre em parceria com professores e colaboradores que se voluntariaram e o educador português José Pacheco, que visitou o espaço em 2019.

Um dos questionamentos surgidos foi: como alfabetizar nesse processo, considerando que o aluno escolhe o que irá pesquisar?

O palestrante explanou sobre as dinâmicas e o círculo de alfabetização, bem como a importância dos tutores para a formação do aprendiz (termo utilizado na escola para designar os estudantes). 

A palestra foi sugestão da supervisora do Pibid Caçapava – Profa. Rosângela , que – assim como os coordenadores – pensou ser interessante que os pibidianos conhecessem um modelo de escola diferente que está em implantação no município.

Abordagem Investigativa foi tema de palestra no Pibid Caçapava do Sul

No dia 25 de maio de 2021 o Pibid Caçapava do Sul recebeu em seu encontro semanal a Profa. Dra. Gabriela do Santos, que trouxe contribuições importantes acerca do Ensino investigativo. Gabriela é pós doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, e em seu projeto desenvolve a temática.

A  palestrante explanou sobre a teoria relacionada a essa abordagem de ensino, apresentando diversos autores que pesquisam e escrevem sobre o tema. Ainda,  projetou uma série de exemplos aplicados em sala de aula.

Em diversos momentos reforçou algumas características do ensino investigativo, como o levantamento de hipóteses e elaboração de questionamentos; a importância de inserir o aluno na pesquisa, resolução de problemas e elaboração de explicações próprias para os fenômenos estudados.

Ao final da fala , abriu espaço para participação dos discentes, que puderam relembrar alguns momentos nos quais ‘fizeram’ ensino por investigação na Educação Básica, enquanto alunos. Ressalta-se a necessidade dessas discussões ainda na formação inicial dos professores, para que possam refletir e incluir diferentes abordagens em suas práticas pedagógicas.

Subprojeto Química-Física estuda BNCC-2018

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sofreu profundas mudanças na sua versão de 2018 (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/) e o subprojeto Química-Física desenvolveu atividade de estudos da mesma na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no período de 22/10/2020 a 10/12/2020. Ao longo do trabalho foi construída, de forma coletiva, uma tabela em que se relacionaram situações em que a BNCC supõem existirem nas escolas e as percepções correspondentes que os bolsistas, supervisores e coordenadores de área possuem destas mesmas situações. Por exemplo, ” (A) BNCC (é uma) orientação para a Educação Básica” se contrapõe à “Desigualdade no ensino entre escolas públicas e privadas”, citado por um BID.

Subprojeto Letras Português inicia estudos sobre a cultura e a literatura oral

O grupo do PIBID – Letras Português deu início aos estudos sobre a cultura e a literatura oral e, então, foi dado o enfoque no Slam Poetry e nos Concursos de leitura em voz alta, com a participação da professora Vera Medeiros. Foram apresentados todos os seus conceitos, a forma como são trabalhados e desenvolvidos cada um destes segmentos. Logo após, foi feita a proposta ao grupo de pibidianos de criarem uma atividade sobre estas modalidades, na qual contemplasse todo o estudo que foi feito pelo grupo. Essas atividades foram conduzidas pelas supervisoras do programa.

O grupo da escola E.M.E.F General Emilio Luiz Mallet contemplou o segmento Slam Poetry e a E.E.E.M José Gomes Filho focou seus estudos para os Concursos de leitura em voz alta. As equipes pautaram suas pesquisas nos estudos feitos pelos mesmos, juntamente as professoras. A partir daí, desenvolveram uma pesquisa mais completa sobre as respectivas modalidades da literatura oral, contemplando suas origens, benefícios, seu funcionamento, o público alvo e as suas práticas em sala de aula. Na sequência, dia 02/06/2021, foram apresentados os resultados obtidos pelos grupos.

Nos links abaixo, você poderá encontrar os materiais elaborados pelos dois grupos, o do Ensino Fundamental e o do Ensino Médio respectivamente.

Apresentação Slam Poetry

CFLVA – PIBID21

 

Alfabetização Ecológica foi tema de destaque em encontro do grupo de Caçapava

O Pibid Caçapava do Sul aproveitou o período  de  recesso  letivo  para  discutir  temas  novos.  No  dia  18  de  maio  contou  com  a participação  da Bióloga Simone Messina (UFSM), idealizadora do projeto Telhado Verde do Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria.Simone é licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e doutoranda em Educação pela UFSM. Atualmente está lotada do CCNE, sendo uma das responsáveis pelo Jardim Botânico da instituição.  Dentre as principais ações estão a adequação do espaço para a visitação, mesmo que em tempos de pandemia, por meio de oficinas e visitas virtuais. Também, em parceria com docentes e acadêmicos, está organizando formações para professores com a temática ambiental.

A discussão sobre Ecoalfabetização trouxe ideias para o grupo, que salientou a importância da temática, de caráter interdisciplinar, para a sua  formação inicial.

A palestrante reforçou a importância da articulação dos planejamentos com a BNCC, bem como os ODS  (17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável). Finaliz ando, deixou o convite  para as oficinas ofertadas no espaço, ressaltando que o contato ocorre pelo e-mail do Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br) e pelas redes sociais (https://www.facebook.com/JardimBotanicoDeSantaMaria/).

Narrativas de experiências

O subprojeto Química-Física desenvolve atividade de ambientação dos bolsistas de Iniciação à Docência (BID) à sala de aula, através das narrativas de histórias vivenciadas pelos BID enquanto estudantes do Ensino Básico. Este trabalho foi desenvolvido no período de 12/11/2020 a 19/11/2020. Na figura estão apresentados os integrantes do subprojeto.

Pibidianos de Ciências da Natureza são vacinados contra a Covid-19

Na manhã deste sábado (29/05/2021) na cidade de Uruguaiana/RS, os bolsistas do PIBID Ciências da Natureza foram vacinados contra a Covid-19. A vacinação foi essencial para os bolsistas enquanto profissionais da educação, garantindo a segurança eventualmente para alguma aplicação no contexto presencial. Para registrar o momento segue em anexo a normativa de vacinação da prefeitura, a foto da Licencianda em Ciências da Natureza Alba Silva e da Supervisora do Subgrupo Moacyr Ramos Martins Cristiane Barbosa Soares.

Análise de livros didáticos com base na BNCC e na Variação Linguística

Após os estudos sobre o documento BNCC e da Variação Linguística, foi proposto pelas supervisoras do projeto que os discentes analisassem um livro didático de Língua Portuguesa respondendo a quatro questões, levando em conta as competências da BNCC sobre o assunto da Variação Linguística. Nos links abaixo, você poderá ver os trabalhos desenvolvidos pelos pibidianos. Os dois primeiros links referem-se ao Ensino Fundamental e o último, ao Ensino Médio.

Apresentação Proposta de trabalho sobre o alinhamento dos livros didáticos em relação à BNCC

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

O livro didático e a BNCC

Planejamento – produção de materiais pedagógicos

No dia 19 de novembro em reunião virtual, os acadêmicos organizados em duplas, apresentam seus planejamentos de materiais pedagógicos que pudessem auxiliar a supervisora no desenvolvimento de atividades em ensino remoto.

As construções foram diversificadas, houveram as seguintes produções:

a) História em Quadrinhos – utilizando o CANVA, para trabalhar o ciclo da água no 6º ano;

ciclo da agua_sucessão

b) Jornal e rádio – utilizando o CANVA foi produzido um material sobre os vertebrados e invertebrados, com fotos de arquivo pessoal. Utilizou-se da rádio local também no intuito de realizar uma interação diferente, para o 7º ano

c) Atividade Prática – construção de materiais que pudessem trabalhar/desenvolver os conceitos das propriedades organolépticas/os sentidos, para o 8º ano Continue lendo