Mestrado profissional em Tecnologia Mineral é aprovado pela CAPES

A área de Mineração, em consonância com a preocupação atual com a segurança dos trabalhadores, a sustentabilidade de sua atividade e a redução dos danos ambientais, cada vez mais está aberta para iniciativas e qualificações que reforcem essa atenção. E novamente, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) se destaca nesse campo do conhecimento, com a recomendação emitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a criação do Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral, que deve ser oferecido a partir de 2013 no Campus Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, com conceito inicial 3.

O novo mestrado é o terceiro da modalidade profissionalizante a ser autorizado na Universidade – os outros são o Mestrado profissional em Ensino de Ciências, em Bagé e Caçapava do Sul, e o Mestrado Profissional em Educação, em Jaguarão – somando ao todo nove mestrados oferecidos pela UNIPAMPA. Como opção de foco, o curso terá uma área de concentração, Tecnologia Mineral, e uma linha de pesquisa, Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração.

A coordenadora pró-tempore do mestrado, professora Delia del Pilar Montecinos de Almeida, conta que o projeto conta com contribuições de diversas áreas, tendo no corpo docente geólogos, engenheiros civis e de minas, químicos, biólogos e geofísicos.

Serão 12 vagas para ingresso anual no mestrado, que terá como público-alvo portadores de diploma de cursos das áreas de Engenharias, Mineração, Ciências Exatas e da Terra, Administração, Agronomia e Química Industrial. O projeto do curso, cuja criação foi recomendada pela Comissão de Área de Engenharias II da CAPES, foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CONSUNI) em sessão no dia 26 de abril de 2012.

A localização do novo curso também se relaciona com o papel da mineração como forte atividade econômica regional: grandes jazidas de calcário e carvão são histórica e atualmente exploradas por empresas estabelecidas em Caçapava do Sul e nas cidades próximas. Conforme a coordenadora, o crescimento econômico vivenciado no País nos últimos anos gerou uma demanda crescente por profissionais na indústria de mineração que possuam conhecimentos avançados relacionados à problemática ambiental e de sustentabilidade.
– O mundo do trabalho está aquecido, ávido por mão-de-obra qualificada em meio ambiente focado em mineração. E esse cenário continuará por pelo menos 20 anos, segundo as previsões – avalia a professora Delia.

Projeto do novo mestrado começou a ser desenhado
por docentes do Campus Caçapava do Sul no início de 2011

Perfil voltado para a preocupação ambiental

Conforme a justificativa do projeto aprovado, uma questão que deve ser enfrentada por meio de pesquisas é a da disposição e tratamento de rejeitos da atividade mineradora. A economia mineral associada à problemática ambiental do setor está entre os interesses definidos, e deve envolver estudos e diagnósticos de impactos ambientais. Três áreas de conhecimento serão trabalhadas: Explotação Mineral, Geofísica e Geoquímica.

A infraestrutura construída para o funcionamento do mestrado inclui os laboratórios de Aerofotogrametria, de Métodos Sísmicos/Sismologia, de Petrofísica, de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento e de Caracterização de Minérios. A professora Delia explica que o curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral deve estimular a formação de um egresso apto ao mercado de trabalho e à pesquisa científica aplicada, priorizando o desenvolvimento de um profissional dinâmico, com ampla capacidade intelectual e inovadora, e socialmente comprometido.

A expectativa é de receber profissionais já atuantes no setor de mineração nas salas de aula.
– Espera-se alunos de empresas, assim, isto permitirá uma reciclagem dos conhecimentos e uma capacitação na promoção e aplicação de tecnologias que desenvolvam e organizem o setor onde trabalham, promovendo seu crescimento ordenado e de acordo com as regulamentações referentes à preservação e recuperação ambiental.

A coordenadora afirma que o mestre em Tecnologia Mineral egresso da UNIPAMPA estará capacitado a atuar em gestão ambiental, com foco nos aspectos principais que compõem o “tripé básico de uma empresa sustentável”, ou seja, economicamente viável, social e culturalmente aceito e ambientalmente correto, junto às mineradoras, ou no campo da docência e/ou pesquisa aplicada em centros especializados, como universidades ou instituições estaduais ou federais.

Mestrado reforça contribuição institucional para formação de mão-de-obra qualificada (nas imagens, atividade de campo dos alunos do CSTM acompanhados pelo professor Luiz Delfino Albarnaz, em 2011)

Setor valoriza mão-de-obra qualificada

A demanda por pós-graduação na área é sentida em âmbito nacional. A justificativa do projeto traz dados da Confederação Nacional de Indústria (CNI), em pesquisa com dados de 2007, na qual 36% das empresas do setor mencionaram que a falta de mão de obra qualificada prejudica a busca pela qualidade de produtos, 25% que afeta a aquisição de novas tecnologias e 23%, o desenvolvimento de novos produtos.

Já na abrangência regional, as cidades no entorno de Caçapava do Sul estão recebendo atenção especializada de diversas mineradoras. Empresas como Mining Ventures Brasil, Amarillo Mineração do Brasil Ltda, e Votorantim, para citar algumas, tem investido em pesquisas de prospecção para cobre, ouro, zinco, prata e chumbo na região do município e proximidades.

Com isso, conforme a professora Delia, a probabilidade de que alguns dos diversos alvos de prospecção de Caçapava do Sul se transformem em minas é, sem dúvida, bastante promissora, em um cenário que reforça ainda mais a necessidade de controle e destino dos rejeitos, repercutindo no desenvolvimento das atividades.