PPG em Bioquímica tem o primeiro doutorado a ser aprovado para a Universidade

O Doutorado em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa, aprovado nesta semana, vem para reforçar ainda mais as atividades do PPG sediado no Campus Uruguaiana, e é o primeiro curso desse nível a ser aprovado na história da Instituição. Como consequência do trabalho realizado em prol do Mestrado em Bioquímica, a proposta de criação de um doutorado na mesma área foi aprovada com a nota quatro na 140ª reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no dia 29 de outubro.

A proposta havia sido aprovada internamente pelo Conselho Superior Universitário (CONSUNI) em 1º de junho de 2012. No entanto, pode-se dizer que a construção dessa proposta começou em 2006, no início das atividades da UNIPAMPA, afirma o coordenador da proposta, professor Vanderlei Folmer, para quem a aprovação do doutorado é uma continuidade do trabalho de criação e desenvolvimento do mestrado.

O professor Vanderlei Folmer, coordenador da proposta,
afirma que entusiasmo de alunos e professores ajudou
na formulação do primeiro doutorado da UNIPAMPA

Conforme a proposta do curso, as seleções de alunos serão semestrais e ofertarão cinco vagas cada uma, nos quatro primeiros semestres de funcionamento, até completar 20 vagas. A primeira seleção deve ocorrer em fevereiro de 2013, conforme o professor Vanderlei Folmer, coordenador da proposta do Doutorado. Egressos de cursos das grandes áreas Biológicas e Saúde podem se candidatar para as vagas.

A infraestrutura disponível para o curso é a mesma ofertada atualmente aos mestrandos, e compreende diversos laboratórios e equipamentos, tendo sido considerada adequada pelo CTC, bem como a qualificação do corpo docente, que mescla juventude, capacitação e produção intelectual consistente. O Mestrado em Bioquímica, além de requisito para a apresentação da proposta, favoreceu a formulação da proposta principalmente com o envolvimento dos discentes que pretendem continuar a sua formação na área, e com o entusiasmo dos docentes, declara Folmer.

O envolvimento de alunos e professores em encontros científicos
da área da Bioquímica deve ganhar novo impulso com o Doutorado
(XLI Reunião Anual da SBBq, 19 – 22 de maio de 2012)

A área de concentração dos estudos a serem desenvolvidos no doutorado é a mesma do mestrado: a bioprospecção molecular para o estudo de plantas medicinais e substâncias naturais próprias do Bioma Pampa
– Inicialmente, continuaremos com esta área de concentração. Pretendemos ampliar as linhas de pesquisa e as interações nacionais e internacionais, tendo agora acesso ao Ciência sem Fronteiras – adianta o professor Folmer.

Documentação relacionada