GPFis inicia etapa de capacitação de docentes para uso de TICs

O Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) iniciou na última semana, de 18 a 22 de junho, a primeira etapa do programa de Instrumentalização docente para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e o Ministério da Educação (MEC).

Esta primeira etapa, ofertada no Campus Uruguaiana, foi ministrada pela equipe da PROEXT/Fisiologia e direcionada aos professores das redes Estadual e Municipal de Uruguaiana. O programa, que promove a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas educacionais, visa o auxílio pedagógico e a difusão da Fisiologia no contexto escolar e comunitário.

Capacitação de docentes da rede pública de ensino no Campus Uruguaiana

Coordenada pela professora Pâmela Mello-Carpes e pelo técnico administrativo Patric Ribeiro, que integram a equipe PROEXT/Fisiologia, a capacitação durou cerca de 80 horas, com previsão de continuidade através da plataforma Moodle.

A segunda etapa de capacitação, cuja temática envolverá discussões acerca da inserção da Fisiologia no currículo escolar e no cotidiano de práticas experimentais em Fisiologia e Ciências na Educação Básica, tem previsão para iniciar em agosto, logo após a conclusão da primeira etapa, com carga horária total de 120 horas.

A equipe PROEXT/Fisiologia, que representa a Universidade no desenvolvimento deste projeto com o MEC (edital PROEXT/MEC 2011), é formada por professores, técnicos administrativos e acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Enfermagem, Educação Física, Ciências da Natureza, Fisioterapia e Farmácia, dos campi de Uruguaiana e Alegrete.

Para mais informações sobre o processo de capacitação de docentes pelo Programa da PROEXT/Fisiologia, entre em contato com o endereço eletrônico capacitacaodocente.gpfis@gmail.com.

Com informações de Pâmela Mello-Carpes, Aline Sant Ana para Assessoria de Comunicação Social