1° Seminário Integrador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo: Refazendo Caminhos na Região do Pampa, realizado de forma integrada entre os campi São Gabriel e São Borja.

1° Seminário Integrador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo: Refazendo Caminhos na Região do Pampa, realizado de forma integrada entre os campi São Gabriel e São Borja.

O evento denominado ” Educação, Trabalho, Juventude e Cultura do Campo”, será realizado no próximo dia 22 de novembro em São Gabriel e será aberto a comunidade acadêmica do campus . O evento contará com a presença da Professora Isabela Camini, estudiosa de referência nacional nesta temática.

Iºseminario2_integrador

Campus São Borja da Unipampa recebeu oficina de cinema

O Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou uma oficina de Cinema, promovido pelo Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). As atividades, que iniciaram dia 3, foram até o dia 6, voltadas para toda a comunidade acadêmica.

Desenvolvido em parceria com o Festival de Cinema da Fronteira, que acontece em Bagé nos dias 24 a 29 de novembro, a oficina foi ministrada pelo cineasta amazonense Zê Leão. Durante os encontros, foram abordados conceitos teóricos, produção, formatação de roteiro, estratégias de entrevistas, coleta de acervo de imagens, direção e edição. No final da oficina os participantes realizaram um documentário ou uma ficção.

Participantes da oficina de cinema no Campus São Borja (foto: Júlia Dalcin)

Ao todo foram 60 vagas distribuídas em três turnos, manhã, tarde e noite. Após a conclusão da oficina os participantes receberão um certificado de 16 horas. Segundo Zê Leão, o objetivo da iniciativa é compartilhar o conhecimento através de ferramentas que vão servir para que eles, não só de uma forma ilustrativa, mas também de uma forma didática que ajude na condução de apresentação de trabalhos.

A oficina já foi realizada no Campus Jaguarão nos dias 20 a 23 de outubro. A próxima edição será realizada no Campus Santana do Livramento nos dias 10 a 13 de novembro. O projeto visa contemplar todos os campi, ao final de todas as oficinas será produzido uma amostra de filmes com as produções realizadas na oficina para circular nos dez campi da Unipampa.

Projeto da Unipampa está entre os finalistas do Prêmio Santander Universidade Solidária

O projeto de Extensão “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Produção de Própolis no Pampa Gaúcho”, coordenado pelo professor Andrés Delgado Cañedo do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está entre os finalistas do prêmio Santander Universidade Solidária 2014.

Este Programa trabalha com duas vertentes. Junto com a 20 apicultores do assentamento Conquista do Caiboaté desenvolve uma pesquisa com coletores de própolis para analisar a produtividade sazonal e descobrir qual o melhor método. A pesquisa laboratorial, de acordo com o professor Andrés, tem como objetivo o aumento do valor agregado do produto onde é determinado o perfil químico da própolis local visando denominação de origem e verificaremos o poder anti-biótico, anti-tumoral, anti-inflamatório e anti-oxidante.
Fazem parte do projeto quatro professores, três técnicas e dez alunos dos cursos de Biotecnologia, Biologia e Gestão Ambiental, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. O professor Andrés comenta a satisfação do programa entre os finalistas “Realizamos um excelente trabalho em grupo, estamos entre os melhores 14 projetos de um universo de mais de 320. Isto demostra que, pelo menos para os avaliadores, estamos com um projeto de excelência dentro da missão de criação da Unipampa, que é o desenvolvimento regional”.
O prêmio Santander Universidade Solidária é um concurso de projetos que tem o objetivo de fomentar e apoiar tecnicamente a implementação de projetos sociais que promovam o desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de renda em parceria com Instituições de Ensino Superior e comunidades de todo o país. Oportuniza colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à disposição da comunidade.
Serão premiados oito projetos, cada um receberá o prêmio de R$ 100 mil reais, além de suporte técnico especializado. O apoio terá duração de dois anos, e o repasse dos recursos será feito em duas parcelas. Todos os projetos inscritos garantem aos seus integrantes o direito de realizar o curso online de empreendedorismo. A divulgação dos projetos vencedores ocorrerá no dia 5 de novembro de 2014.

Cronograma Proext 2014/2015 (Memorando Circular 05/2014)

A PROEXT, em acordo com a Comissão Superior de Extensão, informa o cronograma para registro de novas ações no SIPPEE ou solicitação de renovação das ações previstas para encerrar

PRAZO FINAL PARA INSERIR PROPOSTAS NOVAS NO SIPPEE  E/OU PEDIR RENOVAÇÃO  – 30/11/2014
PRAZO FINAL PARA AVALIAR PROPOSTAS COMISSÃO LOCAL –  23/12/2014
PRAZO FINAL PARA AVALIAR PROPOSTAS COMISSÃO SUPERIOR – 31/01/2015
PRAZO FINAL PARA PROEXT HOMOLOGAR – FEVEREIRO 2015
PERÍODO PARA SUBMISSÃO PROPOSTAS EDITAIS  – 10 A 22 DE MARÇO DE 2015
PERÍODO PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS SUBMETIDAS AOS EDITAIS E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS  – 24 A 31/03/2015
SELEÇÃO DE BOLSISTAS  – 01 A 08/04/2015
Maiores informações poderes ser obtidas com a Comissão Local de Extensão ou com a PROEXT,

através do e-mail proec@unipampa.edu.br

Confira o Memorando Circular 05/2014

Startup Pampa: desafio modelo de negócio recebe inscrições até 30 de outubro

Estudantes do Campus Alegrete da Unipampa podem se inscrever, até o dia 30 de outubro, no Desafio Modelo de Negócio, promovido pelo Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec). As inscrições são feitas no site www.startuppampa.com.br.
Os projetos serão defendidos individualmente ou por equipes com no máximo quatro integrantes, e devem ser um produto ou serviço inovador e de base tecnológica com possibilidade de se tornar um negócio.
Os objetivos do desafio são promover a cultura empreendedora entre os universitários e a comunidade; prospectar interessados em desenvolver projetos empresariais inovadores, e capacitar os participantes em metodologias voltadas ao desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica.
No dia 3 de novembro acontecerá a apresentação das propostas. No encontro, o aluno deverá responder as perguntas básicas: Qual problema soluciona? Quais são os potenciais clientes? Em que sua solução é inovadora? Em seguida, haverá uma oficina sobre a metodologia Canvas, que é um modelo de negócio que aponta o potencial para uma ideia da economia digital se transformar em um produto rentável, a fim de que a ideia do aluno se adapte a esse método e se torne um modelo de negócio.
No dia 21 de novembro os times apresentarão publicamente seus modelos de negócios, durante o evento Workshop de Gestão Empresarial, organizado pela Prefeitura e Associação Comercial de Alegrete. As pessoas presentes votarão com base nos seguintes critérios:
  • Modelo mais inovador;
  • Modelo de maior impacto social na região;
  • Modelo de maior Potencial de Rápido Crescimento (escalabilidade);
  • Modelo de maior Viabilidade Econômica (lucratividade).
O resultado dos vencedores sai no mesmo dia.