Projeto de Extensão promove interdisciplinaridade em Jaguarão

O Projeto de Extensão Balbúrdia, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão, será apresentado no XII Salão de Extensão da UFRGS, que acontece entre os dias 3 e 7 de outubro, em Porto Alegre.

Selecionado no Edital interno da UNIPAMPA – Programa de Fomento à Extensão (PROFEXT), Edital 03/2012, o Balbúrdia que discute temas importantes para a compreensão da sociedade contemporânea contará com a verba disponível para estender as discussões com convidados.

Sob coordenação dos professores Renata Silva e Sandro Martins Costa Mendes, vinculados ao Curso de Letras, o Projeto ocorre quinzenalmente, às sextas-feiras, às 18h ou às 19h e tem duração de uma hora. Realizado na UNIPAMPA, Campus Jaguarão, já teve como sede a Casa de Cultura municipal e o Centro Público de Economia Solidária, no bairro Pindorama.

Desde o início do projeto foram realizados nove encontros que tiveram como temáticas a visão sobre a Educação da filósofa e poeta Viviane Mosé; o Medo; o Humor; as Nuances do tempo; a Militância; o Politicamente (In)correto; a Fé; os Super-heróis; e o Amor. A previsão é de que ainda ocorram mais sete encontros até o final de 2012.

Destinado a estudantes e profissionais da área de Letras e Educação, o projeto tem um público variado, que frequenta os encontros teóricos e culturais, relevantes para qualquer área do conhecimento

Os temas são apresentados através de vídeos breves, menções a textos teóricos, referências culturais e artísticas (como música e literatura), dinâmicas de grupo e experiências sensoriais. O evento é uma espécie de revista sobre o tema escolhido, com a finalidade de promover um momento de integração entre professores universitários, da educação básica, alunos e comunidade em geral.

Balbúrdia tem recebido em média 30 participantes a cada encontro e divulga suas atividades através do perfil no Facebook e de um link, presente no blog do Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português (NELPP), ao qual está vinculado. Para cada evento, os coordenadores elaboram os cartazes que são divulgados no Facebook. Na rede também são disponibilizadas informações teóricas e culturais apresentadas, além de fotos.

O projeto contou inicialmente com a colaboração voluntária de quatro acadêmicos: Millaine Carvalho, Santiago Bretanha, Leonardo Messias e Jonas dos Santos. Atualmente, tem a contribuição dos alunos Eliza Echevenguá, Núbia Brignol, Clarice Cabral, Nathália Araújo, Alexandre Ferreira, Marselle Nunes, Hohanne da Silva, Daniele Rodales e um bolsista remunerado, Silvio Nunes.

O aumento na participação de discentes, segundo o coordenador Sandro Mendes, deu-se devido à mudança na metodologia do projeto. Antes, os coordenadores escolhiam as temáticas e os envolvidos buscavam materiais e ajudavam na realização do evento; agora, os alunos elencam temáticas, escolhem seu assunto de interesse e dividem-se em grupos de trabalho. Com essa nova proposta, os estudantes devem atentar para temáticas importantes, procurar as referências, exercitar a criatividade e atuar em grupo.

Outras informações sobre o Balbúrdia no blog do Projeto.

Com informações por Renata Silva, Paulo Messa para Assessoria de Comunicação Social