MEC publica edital que promove ações de promoção cultural

Escrito por Tatiane Bispo Homem
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) informa que foi publicado o edital Mais Cultura nas Universidades, que tem como finalidade desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura do País, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC).
Cada instituição pode enviar apenas um plano e, por isso, a Proext solicita que aqueles que tenham interesse elaborem propostas de ações específicas considerando um ou mais dos eixos constantes no edital. “A ideia é que possamos articular uma proposta entre toda a Unipampa”, acrescenta o Produtor Cultural da Proext, Mauro Lemos.
Eixos temáticos

Cada plano de cultura apresentado deverá, obrigatoriamente, estar refletido em, no mínimo, um eixo. Cada eixo tem como função direcionar o campo da proposta apresentada, por meio das linhas temáticas.

Eixo 1: Educação básica;
Eixo 2: Arte, comunicação, cultura das mídias e audiovisual;
Eixo 3: Arte e cultura digitais;
Eixo 4: Diversidade artística-cultural;
Eixo 5: Produção e Difusão das artes e linguagens;
Eixo 6: Economia criativa, empreendedorismo artísticos e inovação cultural;
Eixo 7: Arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação;
Eixo 8: Memória, museus e patrimônio artístico-cultural.
As diretrizes e os prazos do edital devem ser divulgados pela Proext em breve.