Trabalho sobre extensão e interação humano-computador apresentado em evento internacional

Um artigo sobre ações extensionistas desenvolvido na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Alegrete, foi apresentado no Workshop de Ensino de Interação Humano-Computador (WEINHC), ocorrido dentro da programação do X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) e do V Latin American Conference on Human Computer Interaction (CLIHC).

Os eventos foram sediados neste ano na cidade de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brazil, com atividades iniciadas no dia 25 de outubro e que se encerraram na sexta-feira, 28. A experiência de trabalhar com professores da rede de Educação Básica em um projeto de extensão universitária foi relatada em um artigo assinado pela coordenadora de Educação a Distância da UNIPAMPA, professora Amanda Meincke Melo, e pelos acadêmicos Holisson Soares da Cunha, Jader de Freitas Saldanha e Jaline Gonçalves Mombach, do curso de Ciência da Computação. A apresentação foi feita pela professora Amanda no dia 25.

O trabalho exposto no WEIHC refere-se duas ações de extensão com foco na aprendizagem de IHC desenvolvidas no âmbito do subprojeto Info.edu: Novos Talentos no Pampa que integra o Projeto Institucional Novos Talentos da UNIPAMPA (Edital n.033/2010 – Programa Novos Talentos/CAPES). Entre os objetivos da iniciativa está a capacitação de professores da Educação Básica para integrar o uso dos recursos de interação com computadores e, por meio dele, com outras pessoas, nas atividades pedagógicas. Essa demanda, de acordo com o artigo, foi detectada nas atividades do Grupo de Estudos em Informática na Educação, do Campus Alegrete, formado por professores e discentes do curso de Ciência da Computação, técnico-administrativos em educação com formação em cursos de licenciaturas e uma professora que trabalha no Centro de Referência em Inclusão Digital (CRID) da Prefeitura de Alegrete.

A primeira experiência relatada foi o Laboratório de Construção de Sites, desenvolvido como parte da programação do II Workshop sobre Uso de Informática em Atividades de Ensino-Aprendizagem no Município de Alegrete, em março de 2011. A atividade pedagógica foi planejada e conduzida por dois acadêmicos do sexto semestre do Curso de Ciência da Computação, ambos alunos da Disciplina Complementar de Graduação (DCG) de Interação Humano-Computador, quando cursavam o quarto semestre no curso.

A outra experiência apresentada no WEIHC foi a ação de extensão >Professores.net, desenvolvida entre dezembro de 2010 e março de 2011, com quatro encontros nos quais professores da Educação Básica tiveram contato com conhecimentos e orientação para criar coletivamente um blog especialmente desenhado para favorecer a comunicação mediada por computador entre professores, mundo e alunos, conforme o artigo. Com encontros de até três horas de duração, a organização das atividades focalizou o modelo de processo da Engenharia de Usabilidade, com o intuito de favorecer o diálogo entre os professores da Educação Básica e acadêmicos do curso de Ciência da Computação. A preparação e a condução da iniciativa foi feita conjuntamente pela professora Amanda e os acadêmicos co-autores do artigo.
.

ATUALIZAÇÃO 31/10, 08:41: A professora Amanda deve integrar o Comitê de Programa do XI Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), em Cuiabá/MT, no período de 05 a 08 de novembro de 2012, sendo uma das pessoas responsáveis pela seção de pôsteres. O artigo está disponível neste link.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social