Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 56

Termos de Cooperação Técnica – Cedência e Acolhimento de Servidores

A Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura e a Divisão de Gestão de Convênios divulga fluxo referente aos Termos de Cooperação Técnica – específico para Cedência e acolhimento de Servidores:

Dos fluxos

1. Cedência de Servidores
1.1. Gabinete da Reitoria: Documento oficial recebido no Gabinete da Reitoria pela Instituição interessada;
1.2. Gestor da Unidade de lotação do servidor deverá encaminhar a Divisão de Gestão de Convênios a documentação para abertura de processo;
1.3. Proplan/Coordenadoria de Convênios e Projetos/Divisão de Gestão de Convênios: para análise inicial da documentação enviada e abertura de processo administrativo do Termo de Cooperação;
1.4. Chefia Imediata: para análise do interesse institucional e emissão de parecer;
1.5. PROGEPE: análise quanto ao comprometimento no dimensionamento de pessoas e emissão de parecer;
1.6. Procuradoria Federal: para análise e emissão de parecer;
1.7. Gabinete da Reitoria: para remessa ao CONSUNI;
1.8. CONSUNI: Apreciação da cedência com aprovação do Termo de Cooperação.

2. Acolhimento de Servidores
2.1. Unidade solicitante: apresentar demanda ao Gabinete da Reitoria;
2.2. Gabinete da Reitoria: oficiar ao órgão demandado.
Após o envio do ofício, aguardar as orientações da Instituição de origem do servidor solicitado.

Contatos da Divisão de Gestão de Convênios:

convenios@unipampa.edu.br
Voip: 9602

Equipe do EPROC participa de palestra na UFSM

Na quarta-feira, dia 23/05, a equipe do Escritório de Processos da Unipampa participou da palestra “A Gestão por Processos nas IFES – uma necessidade imediata”, ministrada pelo palestrante Alexander Perelló de Freitas, que é consultor com mais de três anos de certificação internacional em Gestão por Processos de Negócios (CBPP ® – Certified Business Process Professional) e possui Especialização em Gestão Pública.

O evento foi organizado pelo  Grupo de Modernização Administrativa, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, e ocorreu no auditório do colégio politécnico da mesma.

II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação

No dia 17 de maio, nas dependências da Secretaria de Educação a distância- SEaD da Universidade Federal de Rio Grande-FURG, aconteceu o II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior do RS.

O Encontro serviu para que as equipes debatessem questões afetas à Relação da autoavaliação com a avaliação externa dos cursos de graduação; Instrumentos de pesquisa de opinião: estrutura e modos de aplicação; Políticas de Avaliação dos egressos e Práticas de divulgação dos resultados da avaliação.

O trabalho das CPAs junto às Instituições de Ensino Superior é uma obrigatoriedade da Lei 10.861/2004, que atribui às Comissões a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Participaram do evento os servidores Viviane Kanitz Gentil, Coordenadora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da PROGRAD; Lisiane Inchauspe de Oliveira, servidora da PROPLAN e representante da Reitoria na Comissão Central de Avaliação; João Timóteo de Los Santos, representante do Campus Santana do Livramento na Comissão Central de Avaliação; e Caroline Gonçalves Feijó, secretaria da CPA.

Com a aprovação das demais Instituições, a Unipampa foi indicada para sediar o III Encontro de CPAs, que ocorrerá em maio de 2019, em local a definir.

Foto: Viviane Gentil/PROGRAD
Foto: Cedida

Servidores avaliam doações e visitam Ministério do Meio Ambiente

Servidores das pró-reitorias de Administração e de Planejamento e Infraestrutura estiveram em viagem à Brasília para tratar de doações para a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foram visitados vários ministérios e avaliadas as possibilidades de recebimento de alguns itens. Entre eles, veículos utilitários, coletivos e sedans para reforço da frota. O resultado foi considerado positivo e as tratativas estão em andamento. Além disso, para fechar a agenda, foi feita uma visita ao Ministério do Meio Ambiente para tratar sobre questões de sustentabilidade. Dessa visita, verificou-se a possibilidade de participação da Unipampa na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Tal participação está sendo providenciada pela universidade para se aliar ao esforço nacional em busca da sustentabilidade.

Foto: Tais Lopes/Unipampa

Organização do 1° Encontro de Práticas Administrativas

No dia 08 de março de 2018, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria, aconteceu o encontro do Grupo de Trabalho responsável pela organização do 1º Encontro de Práticas Administrativas das IFES públicas do RS. Recepcionado pelo pró-reitor da PROPLAN UFSM, Frank Casado, e coordenado pelo pró-reitor da PROPLAN Unipampa, Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr., o grupo determinou os temas a serem debatidos no evento e fez a indicação do nome para a palestra sobre Governança e Gestão de riscos.
Participaram deste momento pró-reitores de Administração e Planejamento, além de servidores que atuam nas áreas, representando a Unipampa, a UFSM, a UFCSPA, a UFRGS, a FURG, o IFSul e o IFFar.
O evento deverá ter periodicidade regular e objetiva a criação de uma rede compartilhada de gestão entre as IFES, a fim de que  se encontre a eficiência na utilização de recursos por meio da integração estratégica.
Foto divulgação / Unipampa

UNIPAMPA recebe doações do TRT-9

O patrimônio da Unipampa é adquirido de várias formas, entre verbas governamentais, verbas de projeto, de pesquisa, e ultimamente através de doações. São utilidades de todo o tipo que vem atender de alguma forma as necessidades de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. A Universidade já recebeu veículos de transporte de pessoas, de carga, mistos, contêineres, móveis e equipamentos de TI e outros itens de acordo com a disponibilidade dos doadores. Já foi inclusive beneficiada pelo legado da olimpíada Rio 2016 através de eletrodomésticos e roupas de cama.
São parceiros nesses processos como doadores a Receita federal, o TRT-9, e os Correios como transportadores. A dificuldade orçamentária do governo federal faz com que se pense as doações como uma séria alternativa de gestão para viabilizar planos institucionais e operacionais. Abaixo, o link  com a discriminação dos bens recebidos pelo TRT-9.

Itens recebidos pelo TRT-9

UNIPAMPA presente na 10ª Assembleia do CODEPAMPA

Com a finalidade de apresentar propostas e sugestões, e também ouvir sobre os problemas enfrentados pelos municípios que compõem a região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa, a universidade foi representada por dois membros na assembleia realizada no dia 6 de outubro de 2017.  A primeira manifestação se deu por conta do tema: Edital nº 01/2017 do Fundo Nacional do Meio ambiente, sendo exposto brevemente o assunto e captando o interesse dos municípios, tendo dois deles se manifestado que já estão encaminhando projetos e se disponibilizando a se reunir para fazê-lo conjuntamente, com a presença da Unipampa como apoio técnico. Essa iniciativa se deu por motivação do Diretor do Campus Dom Pedrito, Professor Dr. Thiago Antônio Beuron e acolhida pela mesa diretora do Codepampa. A exposição foi do colega Adm. Luís Fogaça, da Proplan, que participará das reuniões do GT para encaminhamento dos projetos. A seguir, o Diretor do Campus Uruguaiana Prof. Dr. Marcus Vinicius Morini Querol apresentou projeto de incentivo à piscicultura na região do Pampa, tendo marcado sua exposição pelo entusiasmo e força dos seus argumentos, sendo aplaudido por todos os presentes. A Unipampa mostrou mais uma vez a sua disposição de estar junto aos seus parceiros municípios, abrindo possibilidades de futuras ações conjuntas para o benefício das comunidades atendidas. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Manoel Viana e ensejou a necessidade de novos encontros para o detalhamento dos pleitos e finalização dos projetos apresentados.

Foto: Dudu Colombo
Foto: Dudu Colombo
Foto: Dudu Colombo
Foto: Dudu Colombo

Unipampa convida alunos, professores e TAEs para participarem da autoavaliação institucional

Por Emanuelle Tronco Bueno

“Avalie a Unipampa”. Essa é a frase da campanha da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que convida alunos, professores e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) para responderem o questionário de autoavaliação institucional. Este ano, o processo avaliativo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) ocorre de 13 a 17 de novembro. A edição de 2017 irá manter a análise a partir de cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e, Infraestrutura Física.

O processo avaliativo será feito através do envio de um link individual para o e-mail de cada membro da comunidade acadêmica. Nesta avaliação, o aluno que completar integralmente as respostas do questionário receberá um certificado com uma hora de atividade complementar de graduação, classificada no grupo gestão.

Segundo a Comissão, “a participação de todos embasa as ações e políticas da universidade”. Por isso, após o período de análise, serão elaborados e divulgados relatórios com os dados coletados, os quais também podem servir à Unipampa como instrumentos para o seu desenvolvimento.

 

UNIPAMPA responde a questionamentos sobre o déficit orçamentário para notícia do Jornal do Comércio

1. Qual o déficit previsto para 2017? Esse valor representa quanto por cento do total orçado?

Se o Ministério da Educação confirmar aquilo que vem informando, o corte orçamentário previsto para este exercício no orçamento da Universidade Federal do Pampa será de R$ 13.193.784,80, o que corresponde a 21,84% da matriz orçamentária de Custeio e Capital da instituição. Entretanto, a Gestão Superior da Unipampa tem dialogado constantemente com o Ministério da Educação para que este cenário não se efetive.

2. Ocorrem cortes na estrutura da UNIPAMPA? Em quais áreas?

Desde o início do ano, a Instituição vem enfrentando dificuldades com os regulares contingenciamentos, bloqueios de recursos e falta de liberação de limites que se referem a recursos obtidos por meio da melhora das receitas próprias ou obtidos via captação de convênios. Estamos, diariamente, tentando com o Ministério da Educação viabilizar descontingenciamentos para que a Universidade realize e mantenha seus serviços à comunidade acadêmica. Em função desses contingenciamentos, que ocorrem desde 2014, muitas áreas são afetadas pela falta de liberação de recursos contidos e institucionalizados via Lei Orçamentária Anual, que é aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Presidente da República. Áreas como assistência estudantil, aulas práticas e de campo, compras de insumos laboratoriais, conclusão de obras, atividades de pesquisa e extensão são desde 2014 afetadas, importando em prejuízos imensuráveis ao desenvolvimento acadêmico.

3. Quais as medidas adotadas pela universidade para contornar a crise?

Uma primeira ação que estamos realizando, desde o ano de 2016, é debater com Ministério da Educação e sensibilizá-lo sobre a situação das novas Universidades, grupo em que está inserida a UNIPAMPA, que devem receber um olhar diferenciado (não privilegiado, mas diferenciado) uma vez que, ao realizar os contingenciamentos em um percentual igualitário para todas as instituições, se configura uma injustiça à UNIPAMPA. Nossa instituição é bastante jovem, encontra-se ainda em fase de expansão, com cursos recém implantados, como a Medicina e o Direito, e muitas obras essenciais paradas por falta de recursos, por isso esse entendimento. Um exemplo disso são os postos de terceirizados que possuímos para atividades operacionais e que as universidades mais antigas possuem no seu quadro efetivo de servidores. Uma segunda ação é aperfeiçoar a gestão e o funcionamento de nossos contratos. À medida que estamos, a cada ano, entregando estruturas físicas à comunidade acadêmica, como salas de aulas, laboratórios e outras, tem-se a necessidade de mais postos de terceirizados para realizar a manutenção dos prédios. Outras ações: construção de projetos sustentáveis visando à economicidade, reuniões de gestão via videoconferência, uma vez que a universidade possui 10 unidades acadêmicas em diferentes cidades; em construção: campanhas de uso racional de insumos; compras compartilhadas e sustentáveis.

4. Qual o déficit acumulado desde 2015?

Desde o ano de 2014, a Universidade vem sofrendo com cortes orçamentários e se, neste exercício, se confirmar o percentual informado de corte, teremos acumulado somente em cortes o valor de R$ 40.000.000,00. Importante que a instituição UNIPAMPA continua crescendo e deveria receber o aumento no repasse de recursos.

Notícia do Jornal do Comércio