Procedimentos para qualificações e defesas de dissertações e teses -OFÍCIO nº 42/2020 – PROPPI

Prezada comunidade acadêmica,

Conforme informado, estão sendo feitas avaliações constantes sobre a situação do COVID19 no país. Nesse sentido, a PROPPI, suspendeu as aulas da pós-graduação stricto sensu e lato sensu e forneceu orientações prévias através do OFÍCIO nº 40/2020. Esta é uma condição extraordinária e estamos constantemente definindo ações a medida que elas são requeridas. Neste sentido, informamos algumas deliberações pontuais para que possamos gerir os procedimentos para qualificações e defesas de dissertações e teses ao longo deste período:

– Até o presente momento não recebemos nenhuma informação da CAPES sobre a possibilidade de prorrogação de prazos de defesas de dissertações e tese. Assim, conforme já orientado no Ofício 40/2020/POPPI, as datas de bancas de qualificação e defesas de tese e dissertação estão mantidas, porém com a indicação de uso de recursos à distância como videoconferência e pareceres ad hoc, sem a presença de público.

– Considerando esta situação atípica, enquanto estiverem vigentes as orientações da reitoria de suspensão as atividades presenciais (Ofício circular 03/2020), a PROPPI orienta que, durante este período excepcional, serão admitidas atas de defesa sem assinatura original de todos os membros da banca. A orientação é que o presidente da banca assine o documento e indique, para os membros que participarem remotamente, que a participação foi por videoconferência ou por parecer, conforme for o caso, e, em adição, anexe à ata de defesa o parecer do membro externo assinado e digitalizado.

– Em relação à entrega da dissertação ou tese junto à biblioteca da Unipampa, considerando que as bibliotecas estão fechadas, e temos alunos com prazo de entrega da dissertação ou tese a vencer neste período, informamos a prorrogação extraordinária e temporária do prazo de entrega no documento na biblioteca. Este fica prorrogado até o final da suspensão das atividades presenciais, mantendo os demais prazos (envio da versão digital ao PPG, entre outros procedimentos orientados pela COPG – https://sites.unipampa.edu.br/prpg/procedimentos-para-a-defesa-stricto-sensu/, e pelo respectivo PPG). Esta prorrogação implicará em atraso na expedição do diploma, mas com a ata de defesa o aluno já consegue comprovar para concursos e afins.

Solicitamos às coordenações de curso de Pós-graduação que se mantenham atentas e se comuniquem com a PROPPI em caso de dúvidas e outras questões extraordinárias, para que possamos tomar as decisões pertinentes.

Novas orientações podem ser repassadas a qualquer momento.

 

Suspensão das aulas de graduação e pós-graduação

Prezada comunidade acadêmica, informamos que estão sendo feitas avaliações constantes sobre a situação do COVID19 no país. Nesse sentido, após reunião em conjunto com a PROPPI, a gestão superior decidiu como medida preventiva, SUSPENDER também as aulas da pós-graduação stricto sensu e lato sensu seguindo o calendário de paralisação das aulas de graduação, ou seja, até o dia 28/03/2020.

As demais atividades de pesquisa, coleta de dados e campos de prática, devido as suas características específicas, podem ser mantidas nos seus ambientes de trabalho, somente no que for essencial. A continuação dos projetos de pesquisa sempre que possível deve ser realizada pelos responsáveis de forma remota, em comum acordo com os coordenadores dos projetos e responsáveis pelos laboratórios. Atividades que não requeiram presença física, bem como reuniões dos Grupos de Pesquisa, devem ser realizadas de forma online. As atividades dos bolsistas devem ser adequadas ao momento e as indicações deste documento.

Continue lendo