Luís Ricardo

por Victor Lobins, discente do curso de Letras-Português/Licenciatura, bolsista pelo edital PROFEXT-UNPAMPA 2022, em novembro de 2022.

Luís Ricardo

Luís Ricardo Florêncio Brites é violinista, professor de musicalização e artista de rua no município de Alegrete/RS. Filho de Paulo Ricardo Marques Brites e Valquíria Florencio Brites, nasceu no ano de 1996 nessa mesma cidade, sendo o mais velho entre três irmãos. 

Formado no ensino médio no Colégio Emilio Zuñeda, mudou-se para Caxias do Sul/RS para tentar cursar a faculdade de Design, onde ficou por algum tempo. Após retornar a Alegrete, no ano de 2015, iniciou o curso Técnico em Contabilidade no mesmo colégio onde cursou o ensino médio. Na época, havia o programa Mais Educação, que permitiu que ele tivesse aulas de violino com o professor Willian Marques. Antes do aprendizado de violino, Luís já possuía veia artística desenvolvida, pois já trabalhava com desenhos.

No ano de 2016, depois de iniciar com os conhecimentos teóricos em música, comprou um violino com o valor do seguro desemprego de quando se mudou de Caxias do Sul para Alegrete. Conseguiu uma bolsa de estudos no espaço musical Ibaldo e contou com a ajuda do Jornalista Paulo Berquó, que o ajudou a custear aulas de violino. 

No ano de 2021, conseguiu ser selecionado para receber a verba da Lei Aldir Blanc, com a qual financiou a compra de um violino de melhor qualidade, feito por luthier de São Paulo.

Seu maior desejo no momento é poder entrar para um conservatório e poder evoluir para continuar levando o som do violino para mais pessoas. Costuma dizer que seu desejo era poder comprar mais alguns violinos para ajudar no ensino de crianças carentes na cidade.

Hoje se dedica a fazer versões de violino para canções populares para tocar na rua, onde se estabeleceu no Calçadão de Alegrete, acompanhado de trilha sonora, contando com a contribuição espontânea dos populares para seguir levando a arte às ruas da cidade.

Também se dedica ao ensino de musicalização de crianças, no espaço Ibaldo, local onde aprendeu violino e agora também o ensina para crianças.