Biblioteca do Campus Alegrete

Atendimento – Biblioteca campus Alegrete

Informamos que os servidores da biblioteca do Campus Alegrete estarão trabalhando em Home Office no período de 23/12/2023 a 08/03/2024, conforme Portaria nº 1848/2023. As demandas por atendimento presencial devem ser solicitadas e agendadas por e-mail com no mínimo 24 horas de antecedência. Para solicitar atendimento, encaminhar e-mail para biblioteca.alegrete@unipampa.edu.br com as seguintes informações:                                    Nome:

Matrícula ou Siape:

Horário:

O aluno ou servidor receberá a confirmação do agendamento por e-mail.                               Qualquer dúvida estamos à disposição.

Equipe da Biblioteca do Campus Alegrete

Oficina de Cordel, Embolada, Repente e RAP

Ministrante: Clécio Rimas (PE)
Dias: 15 à 19/5 – 19h às 21h
Local: Unipampa ( Av. Tiarajú, 810) – Sala 101 Auditório Márcia Cera
Apoio: Projeto de Extensão Leitura em todos os sentidos
Inscrições gratuitas: https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?10

A Oficina de Cordel, Embolada, Repente e Rap propõe um descortinar acerca dos processos criativos e teóricos relacionados a esses bens culturais oriundos da oralidade, leitura e escrita. A atividade conta com a apresentação e produção de Clécio Rimas, poeta popular radicado em Recife-PE. A atividade aborda de forma moderna e interativa os aspectos da criação literária nos diversos tipos de poesia metrificada como quadras, sextilhas, septilhas, oitavas e décimas, além de técnicas inéditas para criação de repentes (glosas), elaboração de cordéis, criações na poética musical e verbal característica das emboladas e sobre como esses gêneros brasileiros dialogam com o Rap em suas diferenças e semelhanças.

A oficina ministrada por Clécio Rimas segue na esteira dos louváveis feitos promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que reconheceu a Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural Brasileiro, assim como o Repente e os demais estilos da verve popular, como a embolada, o aboio dos vaqueiros, as mesas de glosas e a declamação, gêneros que passaram a integrar o Livro de Registro das Formas de Expressão de Bens Culturais Imateriais do Brasil. Ao mesmo tempo Clécio Rimas traz para a oficina o Rap, que também se enquadra como uma rica manifestação cultural, de origem negra, já fortemente ligada com a oralidade brasileira.

Público-alvo: jovens (a partir dos 16 anos), adultos, poetas, cantores, compositores, escritores, professores e pedagogos.