Técnico de Segurança do Trabalho da CQVS ministra minicurso na semana acadêmica de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

No dia 11 de junho, em Itaqui, o Técnico de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor, Paulo Paiva, ministrou o minicurso “Saúde e Segurança do Trabalho” na semana acadêmica do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Nesta atividade, foram apresentados aos alunos os conceitos dos riscos ocupacionais, demonstrando como estes irão manifestar-se nas diversas atividades da topografia e agrimensura. Além disso, foram demonstradas as medidas para neutralizar ou minimizar a ação de tais riscos nestas atividades, bem como medidas de controle coletivo e equipamentos de proteção individual.

Também foi ressaltada aos acadêmicos a importância de se fazer um planejamento prévio de suas atividades, por meio de instrumentos como a Análise Preliminar de Risco (APR). A APR é um planejamento antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho e tem como finalidade detectar os possíveis riscos ocupacionais que poderão se apresentar durante a sua execução.