Psicóloga da CQVS participa de curso de qualificação sobre Círculos de Construção de Paz

De 6 a 10 de maio de 2019, a psicóloga da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor, Camila Perez, participou do curso “Facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz em Situações Conflitivas”, realizado na Escola Superior de Magistratura (AJURIS) em Porto Alegre.

O objetivo do curso é formar facilitadores em círculos de construção de paz, momentos em que os indivíduos sentam-se em círculo, criando um processo de diálogo. Dessa forma, há a criação de um espaço seguro para que cada participante possa falar a sua verdade pessoal, para estar presente como um ser humano inteiro. O formato proporciona liderança partilhada, pertencimento, igualdade, conexão, empoderamento e responsabilização.

Um círculo de construção de paz é baseado em etapas que se constituem através de perguntas norteadoras, oportunizando a fala e a escuta qualificada a todos os participantes, para que contem suas verdades e histórias de forma respeitosa.

Os círculos podem ser aplicados em diferentes contextos: famílias, escolas, comunidades, locais de trabalho, instituições socioassistenciais, entre outros. A metodologia auxilia crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos a se conectarem entre si, melhorarem a comunicação e transformarem conflitos em ações criativas e positivas.

A capacitação da psicóloga a instrumentaliza com ferramentas para trabalhar junto às equipes de trabalho da Unipampa: no fortalecimento de vínculos, na tomada de decisões conjuntas, na celebração, no compartilhamento de dificuldades e no aprendizado mútuo.