Saiba + sobre a varíola dos macacos

➡ A varíola é uma doença viral causada pelo vírus monkeypox. Sua transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto, de pessoa a pessoa, chamado de pele a pele. O contágio por contato próximo pode ocorrer, sobretudo, por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva da pessoa doente.
 
✳ O contato com objetos contaminados, tais como toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios que foram manuseados pela pessoa infectada, também oferecem risco de transmissão. Dessa maneira, trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos ficam mais expostos ao risco de infecção.
 
O teste para diagnóstico laboratorial da varíola dos macacos deve ser realizado em todos os pacientes com suspeita da doença. O tratamento será recomendado pelo profissional após avaliação do caso. 🩺
 
✅ A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) enfatiza e recomenda a prática de medidas de prevenção como uso de máscara, distanciamento, manter superfícies limpa, lavar as mãos ou higienizá-las como álcool 70%, manter-se isolado (principalmente em caso da apresentação dos sintomas destacados na imagem).
 
⚠️ Fique atento a como o vírus se espalha e previna-se para evitar a disseminação dele.
 
Prevenção é a melhor opção. Faça sua parte! 😉