Na última semana, nos dias 30 e 31 de outubro, foi realizado o VI Encontro de Qualidade de Vida da Unipampa. A sexta edição do evento trouxe como título “Inclusão: o que tenho a ver com isso?”.
No primeiro dia, a inclusão como temática em foco foi tratada através de palestras. As psicólogas da DASST, Mayra Osório e Camila Perez, abordaram os temas incivilidade X civilidade nas organizações, inclusão de todos(as) no contexto de trabalho, capacitismo e algumas deficiências e suas particularidades. Além da fala das colegas da DASST, os(as) servidores(as) da PROGEPE, Luciano Pires, assistente social da Divisão de Perícias, e Raquel Pires, chefe da Divisão de Aposentadoria e Pensão, abordaram questões relacionadas aos direitos dos servidores com deficiência, bem como dos(as) servidores(as) que têm dependentes com deficiência. O link da gravação está disponível aqui.
No segundo dia de evento, a inclusão foi debatida por meio da perspectiva de quem a vive na prática em seus locais de trabalho. Fizeram parte da mesa redonda “Inclusão na Universidade: compartilhando vivências” os(as) colegas Valéria Fontoura Nunes, Liane Santariano Sant’Anna, Jonatas Marques Caratti e Renata Gimenez Sampaio Zocche, falando de suas próprias experiências como servidores(as) com deficiência ou pais de dependentes com deficiência/dupla excepcionalidade. A mediação ficou a cargo da servidora Gilvane Belem Correia, chefe da Divisão de Educação Inclusiva e Acessibilidade (PROCADI). O link da gravação está disponível aqui.
Ainda houve a participação dos(as) alunos(as) da Unipampa, Igor Paz e Dyessica Luiz, que abrilhantaram o VI Encontro com suas apresentações culturais.
A DASST agradece a todos(as) os(as) participantes do Encontro que contribuíram por meio de suas falas e apresentações para a reflexão desta temática tão necessária para a nossa instituição e saúda também aqueles(as) que acompanharam as transmissões ao vivo dos dois dias de evento.
Ressalta ainda que a construção de uma Universidade realmente inclusiva é um trabalho de todos(as) nós e promover a conscientização sobre este tema é um passo importante nesta jornada. Por isso, assista as gravações dos dois dias de evento que estão disponíveis no canal do YouTube da PROGEPE e compartilhe os vídeos com colegas, amigos e familiares!
Se você está em cargo de gestão, sugerimos que dê atenção especial ao evento, assistindo e disseminando saberes. Práticas de gestão inclusivas são essenciais para contribuir na consolidação de uma Unipampa cada vez mais acolhedora e humanizada.
Esperamos por todos(as) na próxima edição do Encontro de Qualidade de Vida!