Chegou o inverno! Confira os cuidados necessários na estação mais gelada do ano.

Hoje, dia 21 de junho, inicia oficialmente o inverno! 🥶🧣🧤

➡ Com a baixa umidade do ar e as mudanças nas temperaturas, é nesta estação que pode ocorrer maior suscetibilidade do organismo a doenças respiratórias como alergias, gripes, sinusite, rinites, bronquites, otites, resfriados, bronquites e pneumonia. É um período do ano em que a incidência de desconfortos, risco de infecções e ressecamento de mucosas é elevada. Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, em dias mais frios os índices de infarto aumentam em 30%.

As doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido à sazonalidade do vírus, temperatura e umidade baixas e fatores comportamentais. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, especialmente com as crianças e os idosos.

📌 Para manter a imunidade forte e a saúde em dia, é primordial ter alguns cuidados. Servidor da Unipampa, preste atenção nas dicas que a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) elaborou para você ficar mais preparado para a estação mais fria do ano com mais qualidade de vida e disposição.
❄️ Hidratação ❄️
A hidratação é essencial, sobretudo no inverno porque o organismo tem um gasto maior de energia para manter a temperatura, o que facilita a desidratação. Beber água diariamente na quantidade ideal garante a hidratação e, consequentemente, facilita o combate de diversas doenças infecciosas e evita problemas digestivos e intestinais. Apesar do consumo diário de água ser indispensável, também é preciso cuidar da hidratação da pele e das vias aéreas. Deste modo, você pode adotar os seguintes hábitos:
  • Utilize um umidificador de ambientes.
  • Utilize soluções específicas para hidratar as narinas.
  • Evite banhos longos com a água muito quente.
  • Utilize sabonetes neutros.
  • Utilize cremes hidratantes para a pele.
❄️ Ambientes arejados ❄️
Fechar a casa ou ambientes de trabalho em dias frios é uma atitude comum, porém é perigosa e favorece a ocorrência de doenças e alergias. A falta de circulação do ar aumenta a possibilidade de proliferação de vírus como o da Influenza e coronavírus, ácaros, fungos e outros microrganismos.

📍 Portanto, evite locais fechados e aglomerações, mantenha as janelas abertas e higienize as roupas de cama. Além de evitar alergias e doenças como a gripe, você contribui para manter sua casa e ambiente de trabalho seguros e confortáveis.
❄️ Alimentação saudável ❄️
Manter um cardápio equilibrado, sem abrir mão das frutas, legumes e verduras é imprescindível durante todas as estações, especialmente no inverno. Nessa estação, o corpo é mais suscetível a doenças e alimentar-se de forma saudável é fundamental para o fornecimento de nutrientes necessários ao sistema imunológico, garantindo uma maior resistência aos inúmeros riscos de doenças respiratórias.

❄️ Prática de exercícios físicos ❄️
A realização de exercícios físicos fortalece a imunidade do organismo e promove saúde física e mental. Também acelera o metabolismo e melhora a disposição para encarar o dia a dia. Por mais que os dias frios causem desânimo, é fundamental superar as adversidades e praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana. Isso vai proporcionar benefícios para ter resistência, melhorar o desempenho físico e até questões estéticas.
❄️ Atualização do esquema vacinal ❄️
Vacinas fortalecem o sistema imunológico e evitam a contaminação por doenças cujo quadro de saúde pode tornar-se tão grave a ponto de levar a óbito. Para garantir essa imunidade, é primordial completar o esquema vacinal seguindo as orientações de órgãos oficiais.
✅ A DASST reforça ainda que, para ter mais qualidade de vida e bem estar, é importante adotar hábitos saudáveis, alimentação balanceada, se hidratar, cuidar da saúde mental, além de realizar consultas e exames periodicamente para prevenir-se contra algumas doenças e evitar complicações.

🔖 Siga as dicas acima. Priorize sua saúde e seu bem-estar no inverno e em todas as outras estações do ano! ❄️💨