#FevereiroLaranja | Mês de conscientização e combate à leucemia

Fevereiro se veste de laranja para conscientizar a população acerca da leucemia e a importância da doação de medula óssea. 

A leucemia é um tipo de câncer que acomete os glóbulos brancos. Caracteriza-se principalmente pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Atualmente, são conhecidos mais de 12 tipos de leucemia. Os sintomas mais frequentemente incluem fadiga, palidez, infecções recorrentes, hematomas e sangramentos inexplicáveis, febre, vômitos, além de dores ósseas, falta de apetite contínua, e perda de peso sem motivo aparente

O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais. O tratamento é indicado conforme o caso do paciente e o prognóstico depende do estágio da doença, do tipo específico, além de outros fatores individuais. Todavia, a detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para aumentar as chances de cura.

O transplante de medula óssea faz parte do tratamento padrão para determinados casos, por isso a doação de medula óssea é extremamente importante. Quanto maior for o número de doadores maiores serão as possibilidades de encontrar medulas compatíveis e elevar as chances de cura.

Para ser doador é necessário estar saudável, ter entre 18 e 55 anos, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico e procurar o hemocentro mais próximo portando um documento oficial com foto.

Após realizar o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado ficará arquivado no cadastro de medula óssea. Se o doador for compatível com algum paciente da lista de espera, ele será acionado e convidado a fazer a doação.

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reitera a importância da doação para salvar vidas. Se você se enquadra nos critérios de doação e possui interesse em fazê-la, dirija-se ao hemocentro mais próximo! Incentive seus amigos e familiares próximos a doarem também

Um simples gesto de amor pode ser a cura que muitos procuram!