03 de dezembro é Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi proclamada em 1992 pela Organização das Nações Unidas, visando que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.

No Brasil, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com deficiência estimada é de 18,6 milhões de pessoas, sendo que mais da metade são mulheres. Infelizmente, os dados demonstram ainda que  o acesso ao mercado de trabalho e ao ensino também são mais difíceis para as pessoas com deficiência. A proporção de pessoas com deficiência inseridas no ensino superior é de 7,0%, já no no mercado de trabalho é 26,6%. (Dados consultados em 20/11/2024)

Reconhecendo a dificuldade de inclusão em diversos espaços da Universidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) realizou no mês de outubro o VI Encontro de Qualidade de Vida – “Inclusão: o que eu tenho a ver com isso”. O evento foi direcionado aos servidores e trouxe questões fundamentais que precisam ser avaliadas e discutidas para que obtenhamos a mudança na cultura institucional, garantia dos direitos da pessoa com deficiência, sensibilização da comunidade acadêmica e respeito às diferenças. 

Ao encerramento do evento foi realizada a leitura de uma poesia pela discente Dyessica Luiz Silveira, retratando o olhar da sociedade acerca de sua deficiência, mas ressaltando o seu próprio olhar sobre si, os obstáculos que enfrenta e as suas virtudes que perpassam quaisquer limitações impostas pela deficiência. Assista o vídeo no canal do YouTube da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas:

Nessa data especial, convidamos toda a comunidade a prestigiar o poema e refletir sobre quais são os obstáculos a serem enfrentados e vencidos para que consigamos juntos construir uma Universidade cada vez mais inclusiva. E desejamos a cada pessoa com deficiência um ambiente acolhedor, respeitoso, empático e inclusivo.