#JunhoVermelho | Mês de Incentivo à Doação de Sangue

➡ O mês de junho se veste de vermelho para simbolizar a campanha de incentivo à doação de sangue. A doação de sangue e seu processamento são primordiais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Destaca-se que o sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental.
 
🔖 O sangue doado disponibiliza componentes sanguíneos necessários para a sobrevivência de quem precisa. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas.
 
Os critérios para doação são simples e podem ajudar a salvar vidas. Para doar sangue é necessário:
 
🩸 Estar saudável, sem sintomas gripais e não ter tido contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
 
🩸 A idade para doar é entre 16 e 70 anos incompletos e o peso deve ser igual ou superior a 50 quilos. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. Para comprovação da idade é fundamental a apresentação de documento original com foto.
 
🩸 No dia da doação, a pessoa deve estar bem alimentada, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação; é preciso ainda ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
 
🩸 Também é preciso não ter fumado duas horas antes da doação e não ser usuário de drogas.
 
🩸 O doador não pode ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamentos considerados de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
 
🩸 Gestantes e mulheres que amamentam não podem efetuar a doação de sangue.
 
📌 Enfatiza-se que algumas orientações, podem sofrer alterações, conforme o município e as peculiaridades do serviço. Todavia, majoritariamente, os critérios são semelhantes e aplicados em grande parte dos locais de doação.
 
✅ No mês de incentivo à doação de sangue, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) destaca a importância de ser doador e buscar informação no hemocentro ou hospital mais próximo. Também ressalta que a Lei 8.112/90 garante que o(a) servidor(a) se ausente do trabalho por um dia para doação de sangue.
 
A doação é um ato de amor a quem precisa. Seja doador de sangue! Doe vida! ❤️

Conheça os cuidados que você deve ter com sua saúde na estação mais fria do ano.

➡ Hoje, dia 21 de junho, entramos oficialmente no inverno. A estação é caracterizada por frios intensos, chuvas e infelizmente, fragilidade do sistema imunológico quando deixamos de lado cuidados essenciais para manutenção de uma vida saudável.

🔖 A estação da sopa e do chocolate quente, das meias quentinhas e dos casacos bem apeluciados também traz consigo maior possibilidade de alergias, resfriados e doenças respiratórias e cardiovasculares.

Como forma de auxiliar o(a) servidor(a) a enfrentar a estação mais gelada do ano de forma agradável e saudável, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz algumas dicas importantes para preservar sua saúde. Pratique os cuidados abaixo e, não hesite, caso seja necessário buscar avaliação profissional por quaisquer alterações que possam sinalizar riscos e/ ou danos à saúde.

❄️ Fique atento aos seus hábitos alimentares: as células de defesa do organismo estão relacionadas ao que consumimos. Embora o desejo nessa época do ano seja por pratos mais calóricos e que nos aqueçam, é necessário manter o equilíbrio e consumir alguns alimentos de forma moderada. O ideal é consumir frutas, legumes e verduras que sejam aliados do sistema imunológico.

❄️ Não descuide da hidratação: abandonar o hábito de beber água nesse período é prejudicial à saúde. No frio, os líquidos são ainda mais essenciais para que o nosso metabolismo mantenha seu funcionamento de forma plena e previna o ressecamento da pele, comum durante o inverno.

❄️ Não deixe de usar protetor solar: além de hidratar, ele é primordial para proteção da pele. Até em dias nublados, ele segue recomendado!

❄️ Mantenha os ambientes ventilados e permita a entrada da luz solar e do ar fresco: manter os ambientes fechados para evitar a entrada do ar gelado é um grande problema porque ao tomar essa atitude corta-se a circulação do ar e, se houver aglomerações, facilita-se o surgimentos de doenças típicas como gripes, resfriados, coronavírus, entre outras.

❄️ Não abandone a realização de exercícios físicos: eles são primordiais para a imunidade. Busque ânimo e mantenha a determinação. Estar em movimento melhora o humor, estimula a hidratação e aquece a musculatura.

❄️ Agasalhe-se bem: nada de colocar sua saúde em risco usando somente um casaquinho para determinados eventos ou espaços. Em casa, procure dormir bem coberto e com roupas longas. Isso manterá a temperatura corporal e evitará alterações bruscas que enfraquecem as proteções do organismo e ocasionam dores de cabeça e mal-estar. O conforto térmico traz boas sensações e mais aconchego à rotina.

❄️ Mantenha exames, consultas e vacinas em dia: lembre-se que vacinas como a da Influenza e da Covid-19 ajudam no combate a doenças que podem ser graves.

✅ Converse com seu médico sobre algum cuidado mais específico necessário, caso possua alguma patologia. Faça os exames de rotina, eles ajudam na detecção precoce e tratamento adequado de determinadas doenças que não fazem pausa no inverno.

Aproveite a estação com cuidados, cautela e muita saúde. O inverno pode ser agradável, se você não se descuidar da saúde. ❄️🧤🧣

DASST lança Cartilha “Dia do Orgulho Autista: Como incluir de fato colegas autistas no trabalho?”

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. O objetivo é desfazer o mito de que autismo é uma doença, valorizando o conceito de diferença, que se aplica de forma mais adequada às peculiaridades relacionadas ao espectro. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência dessa data.
 
Como forma de empenho em prol dos direitos das pessoas com autismo em nossa instituição, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – através da parceria da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP) -, elaborou uma cartilha super interessante e necessária. Nela, foram abordadas características do autismo, focando, principalmente, a respeito de como podemos incluir autistas no ambiente de trabalho.
 
Na cartilha “Como incluir de fato colegas autistas no trabalho?” (aqui), você lerá:
  • Algumas nomenclaturas importantes
  • Como os autistas estão inseridos no mundo do trabalho?
  • Como incluir pessoas autistas no ambiente de trabalho?
  • 10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam sobre elas
  • Você conhece seus direitos como servidor da Unipampa?
Não deixe de ler, compartilhar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Todos e todas por uma Unipampa cada vez mais humana, inclusiva e diversa!