Na festa, sempre cabe mais um. Na UTI, não!

Infelizmente, a pandemia ainda não acabou e estamos vivenciando um momento muito delicado, no qual os casos aumentaram consideravelmente e  os leitos das  Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão lotados e com profissionais sobrecarregados na linha de frente. Todo o Rio Grande do Sul está em bandeira preta, com risco altíssimo de contaminação do vírus. Já estão circulando no país outras variantes do coronavírus, na capital do Estado (Porto Alegre),  já foi confirmada a variante P1 que é mais transmissível e grave.


Diante dessa situação crítica, a conscientização e a colaboração de todos é essencial! Não devemos flexibilizar os cuidados: o uso de máscara, distanciamento de 1,5 a 2 metros entre os demais e lavagem frequentemente das mãos com água e sabão ou higienização das mesmas com álcool em gel 70%. Festas, eventos, viagens ou quaisquer outras atividades que gerem aglomerações devem ser evitadas. Abraçar, beijar ou apertar as mãos  também devem ser evitados, pois elevam as chances de contaminação e de transmissão do vírus.


O ideal é permanecer em casa, seguro e protegendo quem você ama. Se for inevitável sair, pratique as medidas preventivas de forma correta. Sua máscara deve cobrir o nariz e a boca, deve ser trocada a cada 2 horas ou quando estiver úmida e deve ser usada constantemente, principalmente em locais com pouca ventilação e não- arejados. Evite permanecer em lugares fechados! Não esqueça de manter seu cabelo preso e evitar o uso de acessórios como brincos ou pulseiras que possam servir como via fácil de contaminação.


Não compartilhe objetos de uso pessoal e, ao chegar em casa, higienize seu celular, suas mãos, suas compras e, se for possível, tome um banho e troque de roupa e calçados. Não esqueça de lavar sua máscara para deixá-la pronta para o próximo uso, se for necessário. Se a máscara for descartável não deve ser utilizada novamente. São dicas que parecem banais, mas são fundamentais para combater o vírus.


Apesar de estarmos no início da vacinação contra a COVID-19, ainda não temos vacinas para imunizar toda a população. Então, o melhor aliado é a informação e a execução de medidas preventivas. Se você se enquadra no grupo prioritário para receber a vacina, fique atento(a) ao calendário e quando chegar sua vez, vacine-se! 

Vale lembrar que se você estiver com febre, tosse, perda recente do olfato e paladar, náuseas, vômitos, dor de cabeça ou cansaço deve ir ao serviço de saúde para avaliação. Se você estiver com coronavírus, cumpra os 14 dias de isolamento recomendado. Proteja os demais!


Entendemos que muitos estão saturados e assustados com as notícias. No entanto, todos devem seguir fazendo sua parte e colaborando para que consigamos vencer o coronavírus. Um descuido, infelizmente, pode trazer danos graves relacionados à pandemia, inclusive a morte. Lembre-se: na festa ou em outros locais, sempre cabe mais um! Mas na UTI, não!

Empatia, responsabilidade e colaboração são primordiais nessa luta! 

Proteja a si e a todos ao seu redor! 

#Carnaval2021 | Troque a diversão pela prevenção!

No dia 16 de fevereiro, será comemorado mais um feriado de carnaval, seguindo a tradição da folia no Brasil e em alguns países do mundo. Mas esse ano deve ser diferente, pois além de se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Hepatite B e Sífilis) e outras doenças como a Doença do Beijo (mononucleose), você também deve praticar todas as medidas de prevenção ao coronavírus. 

A pandemia não faz pausa! E é exatamente por isso que diversos estados, municípios e países que mantém a tradição do carnaval optaram pelo cancelamento de desfiles e qualquer outro formato de comemoração que possa reunir muitas pessoas, gerando aglomeração e, consequentemente, aumentando consideravelmente o risco de propagação do novo coronavírus.

Como deve ser comemorado, então? 

Mesmo que ocorra a flexibilização de alguns setores ou a liberação e retomada de algumas atividades, o recomendado é que você permaneça em casa, evite viagens e evite qualquer tipo de aglomeração, porque isso eleva muito o risco de contágio e a disseminação do vírus. 

Faça sua folia com que você convive diariamente, brinque, se fantasie e curta o momento. Se quiser reunir mais gente, faça uma festa virtual ou uma videochamada.

Se eu optar por viajar ou por ter outra programação nesta data?

Caso você decida viajar, escolha um local tranquilo e que siga os protocolos de segurança recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado ou do município. 

Não esqueça de colaborar de forma consciente e responsável: 

  • use máscara;
  • lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
  • mantenha a distância recomendada entre você e as outras pessoas;
  • não se aglomere. 

Siga todas as precauções para evitar contaminação e transmissão do coronavírus. 

Se eu optar por ter um contato mais íntimo com outra pessoa nesse período?


Recomenda-se evitar abraços, beijos ou qualquer outra forma de contato que possa expor você e os demais ao vírus. Se isso ocorrer e, principalmente, se a pessoa estiver com algum sintoma da COVID-19 (tosse, febre, perda recente do paladar ou olfato, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta), você deve manter o isolamento de 14 dias recomendado pelo Ministério da Saúde. Se você apresentar sintomas do coronavírus, vá a uma unidade de saúde imediatamente. 

Se o contato físico ficar mais “quente”, não esqueça do uso do preservativo. Ele protege você e seu(sua) parceiro(a). E assim, como as medidas de prevenção ao coronavírus, o seu uso também deve se tornar um hábito e ser praticado em qualquer data ou momento de intimidade.


O que a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) recomenda? 

A DASST mantém a recomendação de todos os órgãos oficiais. Curta o carnaval em casa, no seu ambiente seguro. Evite expor a si e aos demais. Se for sair, pratique todas as medidas de prevenção ao coronavírus. 

Lembre-se que o vírus é invisível e pode causar graves danos à sua saúde, inclusive a morte. Zele pela sociedade, por seus familiares e por você mesmo. 

Em 2021, o melhor jeito de curtir a folia é permanecer em casa e se manter saudável. 

O coronavírus não faz recesso, nem tira férias.

A partir do dia 21 de dezembro, a Unipampa entrará em recesso de natal e fim de ano, retomando as atividades no início de janeiro. Por isso, reforçamos a todos a importância dos cuidados e da prática das medidas de prevenção durante a pandemia do coronavírus também neste período. 

Lembre-se: o vírus não faz recesso, nem tira férias. Por isso, continue usando sua máscara, lavando as mãos com água e sabão ou higienizando as mãos com álcool em gel 70%, evitando aglomerações e mantendo distanciamento social. 

Nesse fim de ano, recomenda-se que os abraços sejam virtuais, que os encontros sejam por meio de videochamadas, que as viagens sejam evitadas e que o maior desejo para 2021 seja o fim da pandemia. 

Lembramos que aquelas atividades consideradas essenciais pela universidade, serão mantidas. Portanto, não estarão em recesso! No entanto, independente de estar em recesso ou em atividade, ressaltamos que as medidas de prevenção devem ser executadas por todos em todos os momentos.

A todos e todas, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) deseja um natal repleto de paz e esperança e também que o próximo ano seja otalmente diferente de 2020, para que em breve estejamos mais próximos novamente. Para que isso ocorra, é fundamental ter conscientização e colaboração de todos para evitar a propagação do vírus. 

Se proteja e proteja a todos a sua volta. Juntos venceremos o coronavírus!