Credenciamento EAD aprovado para a Universidade e polo do Campus Jaguarão

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu os relatórios com os pareceres de aprovação do credenciamento institucional e do Polo Jaguarão para oferta de cursos através de Educação a Distância (EAD) na última sexta-feira, 7 de fevereiro. O credenciamento institucional obteve do Ministério da Educação (MEC) o conceito final 4 após a avaliação presencial de três dimensões: instalações físicas, corpo social e organização institucional para educação a distância. O Polo EAD do Campus Jaguarão recebeu conceito final 5 após avaliação das dimensões do Projeto do Polo, Informações sobre o Polo e Instalações Físicas.

Contudo, antes de poder ofertar o primeiro curso de graduação a distância, a Universidade ainda passará por mais três visitas de avaliadores. O processo de credenciamento prossegue com a visita de comissão examinadora para avaliar o credenciamento do Polo EAD em Alegrete, nos dias 17 e 18 de março. Ainda estão previstas as avaliações dos credenciamentos do Polo EAD Santana do Livramento e do curso de Letras – Português, que será a primeira graduação que a UNIPAMPA irá ofertar nessa modalidade, com base presencial nos três polos em fase de credenciamento, cada um com 50 vagas, totalizando 150 vagas. Essas duas visitas de avaliação ainda estão sem agenda definida.

Segundo a secretária executiva da Coordenadoria de Educação a Distância, Maria Cristina Graeff Wernz, a meta é qualificar os outros sete campi para sediar polos EAD. Com o credenciamento institucional e dos pólos iniciais, a Universidade poderá se preparar para ofertar também cursos de pós-graduação a distância. A contribuição da professora Camila Furlan da Costa, coordenadora do Polo EAD Santana do Livramento, no Planejamento e Gestão para EAD também foi destacada dentre os preparativos para a fase de credenciamento. A coordenadora da CEAD, professora Isaphi Marlene Jardim Alvarez, diz que as avaliações recebidas servirão para dar sequência a novas ações:

— Fomos avaliados muito positivamente e temos condições de continuarmos com as próximas etapas de trabalho. Uma ação planejada na sequência do credenciamento de todos os campi é a adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e procurarmos fontes de fomento externas, buscando mais aportes e recursos para a instituição.

Para o vice-reitor da Universidade, professor Almir Barros da Silva Santos Neto, a novidade irá aproximar a UNIPAMPA dos grandes centros:

— É uma oportunidade de atendermos, além dos servidores e estudantes, a comunidade externa — afirma.

O diretor do Campus Jaguarão, professor Maurício Aires Vieira, destaca o esforço da comunidade acadêmica do Campus desde 2010, em que técnicos e docentes ajudaram a pensar e a estruturar o polo, apoiando o plano institucional de consolidar a modalidade a distância e torná-la mais uma ação em prol do desenvolvimento da região de fronteira. Além disso, o diretor afirma que a criação do primeiro curso de graduação EAD da Universidade oportuniza a candidatura a editais e órgãos de fomentos na modalidade EaD, área que recebe incentivos do Ministério da Educação (MEC).

– Sediar um pólo EAD é uma grande conquista para o Campus e para a Universidade como um todo. Cursos na modalidade EAD vem suprir a demanda a carência de várias cidades/regiões ao entorno dos Campus da UNIPAMPA, em que se torna difícil o acesso e para os trabalhadores, que buscam na Universidade, um estudo público e de qualidade.

A preparação de outros polos nos demais campi permitirá a implantação de iniciativas já avaliadas dentro da Universidade. Segundo a CEAD, já existe aprovação do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) para dois cursos de pós-graduação: a Especialização em Gestão Pública Municipal, modalidade a distância, com 30 vagas em cada um dos três polos (campi Alegrete, Bagé e Santana do Livramento), somando 90 vagas no total; e o curso de Especialização Interdisciplinar a Distância em Ciências Agrárias e de Alimentos com ênfase em Produção Integrada Agroalimentar: Interação Alimento-Ambiente-Sociedade (PIA) – EICAA-PIA, que prevê 25 vagas em cada um dos quatro polos previstos (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito e Itaqui), totalizando 100 vagas.

Notícia ACS – Link Portal UNIPAMPA