UNIPAMPA recebe visitas para credenciamento EaD em fevereiro

O início do mês de fevereiro na UNIPAMPA deverá ser marcado pelas visitas que fazem parte do processo de credenciamento da Universidade para oferta da modalidade de educação a distância. São duas visitas, à reitoria e ao Campus Jaguarão, de 2 a 5 de fevereiro, que compreendem tanto o credenciamento da Instituição como um todo, quanto o credenciamento de polo de apoio presencial para EaD.
            Duas comissões de avaliação encaminhadas pela Coordenação de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior da DAES/INEP se reunirão com os representantes da Universidade para a avaliação in loco, em Bagé e Jaguarão, sendo que uma comissão irá avaliar a unidade administrativa (Reitoria/Bagé) e outra, o polo (Campus/polo Jaguarão). Nestas reuniões os membros da comissão irão verificar a documentação comprobatória do referido processo de credenciamento institucional, a partir das dimensões “Organização Institucional para a EaD”, “Corpo Social” e “Instalações Físicas”. Tais visitas fazem parte das diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, Lei 10.861/2004) com vista a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD.
           Conforme explica a Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD), a UNIPAMPA tem a implantação desta modalidade como uma das estratégias para a efetivação do seu projeto institucional. “O projeto institucional da UNIPAMPA, no objetivo 6, anuncia a consolidação do ensino na modalidade a distância, por meio da criação de cursos nesta modalidade, bem como dotar a Instituição com a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal necessária para a execução do planejamento e implantação da EaD”.Neste sentido, o planejamento da Educação a Distância na UNIPAMPA prevê uma primeira etapa, que objetiva o credenciamento para oferta de cursos. Tal etapa está associada ao curso de Letras – Português na modalidade a distância proposto pelo Campus Jaguarão, com polos presenciais em Jaguarão, Alegrete e Santana do Livramento, disponibilizando 50 vagas para cada um, totalizando 150 vagas.
          A segunda etapa prevê a implantação de polos de apoio presencial nos outros sete campi da Instituição. “Já está aprovado pelo Conselho Superior da UNIPAMPA o curso de especialização em Gestão Pública Municipal, modalidade a distância, para o qual estão previstos três polos (campi Alegrete, Bagé e Santana do Livramento) com 30 vagas em cada polo (90 vagas no total) e o curso de Especialização Interdisciplinar a Distância em Ciências Agrárias e de Alimentos com ênfase em Produção Integrada Agroalimentar: Interação Alimento-Ambiente-Sociedade (PIA) – EICAA-PIA, que prevê quatro polos (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito e Itaqui) com 25 vagas em cada polo, sendo 100 vagas ao total”, explica a CEaD.
Notícia ACS – Link Portal UNIPAMPA