CEaD reabre o edital para Processos de Educação a Distância e Fomento ao Uso de TIC na Educação 01/2013

Quadro negro, giz branco, mesas alinhadas, livros em mãos e discursos monótonos. A imagem comum que se mantém no imaginário de uma sala de aula já não é mais a realidade de muitas instituições de ensino. E na UNIPAMPA os aspectos e metodologias das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Educação a Distância (EaD) são vivenciadas desde sua implantação, a partir de uma realidade inclusiva, com mais tecnologia e recursos informatizados.

“A característica multicampi da Universidade é propícia para o fomento da transmissão e arquivamento de aulas, palestras e outros eventos e atividades”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD), Maria Cristina Graeff Wernz. Buscando estimular novos métodos, ofertas, cursos e programas que favoreçam para uma Educação a Distância funcional e de qualidade, a CEaD abre o EditalProcessos de Educação a Distância e Fomento ao Uso de TIC na Educação n° 01/2013.

O Edital, que apresenta três áreas distintas dentro das possibilidades da metodologia de ensino não presencial, é abrangente e oferece recursos aos servidores da Instituição que tenham interesse em oferecer e compartilhar conhecimentos na modalidade. Além de recursos financeiros para elaboração e execução das propostas, o documento ainda apresenta a possibilidade de bolsas de Iniciação ao Ensino e à Extensão para estudantes da graduação. As bolsas poderão ter duração de 1 até 4 meses e carga horária de 12 ou 20 horas, com o valor de R$ 240 e R$ 400/mensais respectivamente, dependendo da área e linha de atuação pretendidas.

As áreas são a de Formação Inicial Semipresencial (área A), a de Formação Continuada EaD por meio da Extensão Universitária (área B) e a de Apoio a Cursos Superiores EaD (área C). na área de propostas A, são encontradas quatro linhas diferentes que possibilitam desde a criação e desenvolvimento de disciplinas a serem oferecidas para cursos que já preveem no currículo componentes curriculares semipresenciais, como a oferta de disciplinas ou atividades complementares para qualquer um dos cursos de graduação da UNIPAMPA. Nesta área também pode ser encontrado o favorecimento ao uso intensivo de TIC como mediadora do processo de ensino e aprendizagem.

A área B do Edital busca incentivar a formação continuada a partir de cursos de extensão universitária. A Coordenadoria de EaD da UNIPAMPA fomenta, nesta área, tanto cursos de curta duração como também o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, desde a utilização de software, jogos empresariais, simuladores digitais, recursos audiovisuais, sonoros, até outras formas que favoreçam os processos de ensino. Na área C são encontradas as possibilidades de apoio a cursos superiores em oferta EaD: produções de materiais para cursos de graduação e pós-graduação e iniciativas que contribuam de forma pragmática para a estrutura dos atuais ou novos cursos.

Os docentes ou demais servidores de todos os campi da UNIPAMPA podem submeter propostas que atendam uma das linhas de trabalho entre as três áreas de abrangência do Edital n° 01/2013. Para concorrer é preciso submeter o projeto no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) até o dia 17 de julho. Cada servidor pode encaminhar apenas uma proposta por linha, sendo cada uma em um formulário específico.

O cronograma e o edital completo podem ser conferidos aqui: PDF ou DOC (incluindo os anexos A, B, C e D).

Rafael Junckes para Assessoria de Comunicação Social