CEaD divulga edital de Processos de Educação a Distância

O Edital 01/2013, que estabelece os temos do edital de Processos de Educação a Distância e Fomento ao uso de TICs na Educação, visa o desenvolvimento de projetos em três áreas: Formação Inicial Semipresencial; Formação Continuada em EaD por meio da Extensão Universitária; e Apoio a Cursos Superiores EaD. Publicado nesta terça-feira, 7 de maio, o edital prevê a inscrição de propostas para o dia 24 de maio via Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa Ensino e Extensão (SIPPEE).

A intenção é estimular o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas atividades pedagógicas, a criação de materiais educacionais digitais e a formação de propostas de Componentes Curriculares de Graduação (CCG) na modalidade EaD, bem como a formação inicial semipresencial. Conforme a coordenadora de Educação a Distância, Maria Cristina Graeff Wernz, o edital foi elaborado pelo professor Ariel Behr, do Campus Santana do Livramento, com apoio da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD)

Cada uma das três áreas possui linhas de propostas específicas às quais os projetos dos candidatos deverão se adequar. Dentre as atividades que o edital quer incentivar estão ações de fomento ao uso do serviço de webconferência para transmissão de eventos, a criação de objetos de aprendizagem, a oferta de cursos de extensão de curta duração e o fomento ao planejamento de cursos de graduação na modalidade EAD, dentre outras.

Todos os servidores docentes e técnicos administrativos em Educação podem apresentar propostas, contanto que atendam aos requisitos do edital. Cada proponente será responsável pela implementação, acompanhamento e relato de sua proposta, caso esta seja selecionada. Os bolsistas deverão ser discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da UNIPAMPA. Os discentes selecionados receberão bolsas nos mesmos parâmetros estabelecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários no último edital PBDA.

Os coordenadores das propostas apoiadas pelo edital deverão obrigatoriamente emitir o relatório final, além de participar de eventos/atividades a serem organizados para divulgar ou discutir assuntos referentes às atividades desenvolvidas. O edital está apoiado na Ação Orçamentária 6328 – Universidade Aberta a Distância, cuja finalidade é ampliar, democratizar e efetivar a oferta de cursos e programas na modalidade de educação a distância, oportunizando o acesso à educação superior inicial e continuada.

Confira o cronograma, os requisitos das propostas e mais detalhes sobre o edital clicando aqui. Para dúvidas, é possível pedir orientações para a CEAD pelo fone (55) 3421-8416 e pelo e-mail ead.coord@unipampa.edu.br.

Notícia divulgado no Site da UNIPAMPA (07/05/2013) por João Ricardo Ribeiro para Assessoria de Comunicação Social