Inclusão e Acessibilidade, site do Núcleo de PPC/PROGRAD
Subsídios:
- Manual de acessibilidade em Documentos Digitais IFRS: Sensibilizar e mostrar a importância da acessibilidade digital. Foi com este objetivo que surgiu a ideia de o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) produzir o Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. Um material que, de forma didática, explica como fazer documentos de textos, apresentações de slides, planilhas, PDFs acessíveis e também contempla conceitos como deficiência, barreira, inclusão, acessibilidade, desenho universal e tecnologia assistiva; trata sobre a utilização do meio digital por pessoas com deficiência ou outras especificidades e apresenta uma série de ferramentas e recursos que podem auxiliar na implantação da acessibilidade digital. Arquivo PDF: Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais
- Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS – Manual Rápido do NVDA (NVDA – acrônimo para Non Visual Desktop Access é um leitor de telas livre e gratuito)
- Acessibilidade e Inclusão Digital em Contexto Educacional, Prof ª Amanda Meincke Melo.
- I Workshop em TIC na Educação e 1ª Etapa Virtual do VI Fórum EaD UNIPAMPA – (vídeo) Palestra Acessibilidade (slide) Acessibilidade. Profª Amanda Meincke Melo.
- Mini Dicionário de Libras – Profº André Daniel Paixão, NINA/ACS.
- Libras em cena – NINA/ACS
- MELO, A. M. Acessibilidade em EaD mediada pela web: um convite à ação. In: MACIEL, C. (Org.) Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 199-220.
- eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico
- Acessibilidade na Educação a Distância
Amanda Meincke Melo – 11.10.2018 – VIII Fórum EaD – Bagé/RS - Manual de Apresentação Acessível, produzido pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA), sobre acessibilidade comunicacional para o ensino remoto.
- Orientações aos docentes e colegas: Deficiência Auditiva – Fonte: Portal EduCapes, vídeo disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553626, acesso em 03/11/2020. (Abre nova página)